quarta-feira, 28 de março de 2012

A PESCA MARAVILHOSA - 3ª PARTE



3º - A palavra de Deus esta acima de qualquer situação

v. 4 –  E quando ele terminou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto , e lançai as vossas redes para pescar “ .

Era o próprio Deus que estava ensinando do barco de pesca de Pedro. O barco improdutivo agora era púlpito para anunciar a palavra do reino.

Com certeza este barco saiu da dimensão da terra apenas um pouco, apenas um pequeno espaço de distância ele foi empurrado para que Jesus pudesse ver a multidão e a sua palavra ser alcançada por todos.

Jesus termina de ensinar a multidãoa vai se afastando daquele barco que já não era mais improdutivo pois serviu de púlpito para pregar a palavara do reino de Deus. Este agora era um barco privilegiado porque Jesus estava nele.

De repente Jesus faz um desafio a Simão Pedro

Não era um simples desafio, era o desafio de um carpinteiro que tinha autoridade no céu, na terra, sobre os animais, sobre as aves dos céus, no mar , e sobre os peixes contra a experiência, o conhecimento e as habilidades de um grande pescador.

1.     Jesus que era carpinteiro vai ensinar a Pedro que era pescador como pescar.

2.     Jesus vai dar a ele  a localização geográfica de onde estariam os peixes.

3.     Jesus vai falar a ele a hora certa de pescar.


O que eles poderiam ter pensado?

1.     Será que é brincadeira de mau gosto de Jesus ? Jesus esta zombando, mangando, caçoando, tirando uma onda de nós?
2.     Este não é um dia bom para pescar. Nós não pescamos nada a noite toda e agora já é de manhã. E de manhã não se pesca, a hora é imprópria qualquer pescador sabe disto.
3.     Jesus não entende nada de pescaria ele entende de madeira ele é carpinteiro.
4.     Nós entendemos de pesca, todo bom pescador sabe que os peixes buscam alimento na superfície à noite e de dia eles descem para o fundo do mar , para não serem pegos.
5.     Isso é uma incoerência de Jesus, pois se durante a noite, o horário correto para pescar, nós não pegamos nada, pela manhã é impossível pegar alguma coisa, é perda de tempo.

Se Jesus mandou fazer é porque um milagre vai acontecer.  Há uns três anos atrás nós estavamos em casa com o nosso filho Isaque que não melhorava de uma dor no ouvido terrível, ele gemia de dor. E eu disse a Guga minha esposa que ia continuar orando por ele na igreja. A Guga ficou com o Isaque em casa e eu fui para o culto com o coração partido, cheguei na igreja subi para o altar e dobrei os meus joelhos. Quando eu estava orando na igreja os irmãos foram chegando, e de repente eu começei a falar em outras línguas que eu nunca havia falado, senti uma presença de Deus muito forte no ambiente. Eu perguntei para Deus o que estava acontecendo, e o Espírito Santo falou comigo que estava falando com Deus a meu respeito. Eu senti algo sobrenatural aquela noite, e o Espírito Santo comunicou-me que ao chegasse em casa eu coloca-se o dedo indicador dentro do ouvido do Isaque e falasse Efata – Abre-te. Foi um culto glorioso, mas eu não via a hora de chegar em casa para orar por meu menino, sai correndo da igreja e ao chegar ele gemia de dor. Coloquei o dedo dentro do ouvido e dise Efata – Abre-te. E ele foi curado na hora, não sentia mais dor, logo já estava brincando novamente e mais uma vez Deus provou que a palavra de Deus esta acima de qualquer situação.

Todos podem dizer que é parede, que a parede esta fechada, se Deus disse que é porta é porta e é porta aberta...

Com Deus não existe...será? pode ser? Acho que vai dar certo. Se ele falou esta falado.

O que ele fala pode até ser absurdo , ilógico, mas se ele falou ele se encarrega de honrar a sua palavra.

4º - Toda oportunidade apresenta uma dificuldade e toda dificuldade uma oportunidade

v. 4 –  E quando ele terminou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto , e lançai as vossas redes para pescar “ .

Jesus vai colocar diante de Pedro um desafio ,mas ao mesmo tempo uma oportunidade.

Se pararmos para pensar não é apenas um desafio é a maior oportunidade que Pedro já teve, é realizar uma pescaria pela manhã fora de horário, distante dos padrões lógicos. É ir contra todas as possibilidades de sucesso, remar contra a maré, é acreditar no impossível, é obedecer a palavra de um carpinteiro, que entende de madeira e não de pesca. Pois obediência é muito mais que cumprir algumas determinações é a capacidade de fazer algo mesmo quando somos contrariados.


Muitas vezes no percurso da nossa história somos impactados com situações emergentes que nos levam a decidir se acreditamos nas possibilidades divinas ou não. São situações que nos impulsionam para uma pescaria ampla ou nos engessa e nos neutraliza em uma vida pacata e medíocre de improdutividade e frustrações. O poder e autoridade da palavra de Jesus contraria a lógica humana, pois ela não se fundamenta no que você sabe ou fez, mas no que ela diz que você pode fazer.

Quantas vezes deixamos de obedecer a Deus por não entendermos o seu propósito para as nossas vidas?

Deus trabalha de forma diferenciada, com um estilo peculiar dele e com uma visão ampla e aguçada enxergando aquilo que nós não vemos. Para Deus não existe impossibilidades, terra que não produz fonte inativa, território inóspito, caminho desconhecido, existe a presença e a benção de Deus ou a ausência da presença e da benção divina.

Qual a diferença entre o Obstáculo e a Oportunidade – A minha atitude

AS MINHAS ATITUDES DECIDIRÃO O MEU DESTINO, O MEU FUTURO

Tem que ter atitude, iniciativa, postura de vencedor, sair da normalidade, sair da mediocridade, acreditar, crer no impossível.

Lembre-se de Davi  e Golias – Enquanto todos soldados em Israel diziam que aquele gigante era tão grande e tão poderoso que nunca o mataremos. Davi falava dentro de si : Ele é tão grande que com o meu Deus me ajudando eu não erro nunca a testa deste gigante.

São as minhas atitudes apresentadas diante dos desafios propostos e apresentados pela vida que revelarão como será o meu futuro.

“Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez”.

“Se você encontrar um caminho sem obstáculos, ele provavelmente não leva a lugar nenhum”.

Como eu encaro os desafios ? Como oportunidades ou como obstáculos intransponíveis.

  1. Faze-te ao mar alto
  2. Lance a rede para pescar
A proposta de Jesus para Pedro era para que ele avançasse para as águas mais profundas e lançasse a sua rede no mar alto isto significa em águas profundas e não rasas. Ele teria que sair do natural para entrar no sobrenatural, ele teria que se distanciar um pouco da terra para adentrar no domínio da autoridade e do poder divino. Parece algo arriscado e não seguro, mas é a palavra de Jesus para ele.

Precisamos estar atentos a voz de Deus. As formas de Deus agir muitas vezes são loucura,como exemplo a cruz que é loucura para os que perecem, mas é o instrumento de salvação para os que creem.

Se quisermos ter sucesso com os absurdos de Deus é melhor ouvi-lo e obedece-lo,

Seu amigo em Cristo

Pr. Ezequiel Barbosa

segunda-feira, 26 de março de 2012

A PESCA MARAVILHOSA - 2ª PARTE




2º - Jesus esta vendo o cenário da sua história

(Lucas 5:2) - E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.

Jesus vê o cenário da história de Simão Pedro. O que Jesus viu, Pedro e os pescadores lavando as redes.

Jesus identificou um homem com um potencial extraordinário encurvados sobre as redes, que naquele exato momento era o seu obejeto de fracasso. Pedro e seus amigos lavavam as redes, pois precisavam tirar as sujeiras da noite amarga, observar quadrado por quadrado das malhas da rede para lançarem novamente nas águas. Isto significa que eles não haviam desistido de pescar.

Lavando as redes pode até significar desistindo de pescar, de lutar, de vencer. Mas também significa  que amanhã é um outro dia, amnhã tem nova pescaria.


  1. Jesus sabe que você tentou, que você se esforçou e não deu certo
  2. Jesus sabe que você tem tentado a vida toda e até agora nada você conseguiu
  3. Jesus sabe que você tentou, mas você esta fracassando na sua vida: financeira, sentimental, matrimonial, profissional,empresarial, ministerial e espiritual.

  • Jesus não esta alheio, distante da sua situação, deixando você de lado
  • Jesus tem contemplado a sua situação
  • O que Pedro não sabia é que a partir daquele dia as coisas logo iam começar a mudar
  • Eu tenho uma boa notícia para você

As coisas vão começar a mudar

Deus vai marcar a sua vida agora, ele vai tomar você para algo sobrenatural, o inferno queira ou não, Deus vai te levantar com unção, com autoridade, se prepare para viver as grandezas de Deus para sua vida.

E não adianta os invejosos, os seus inimigos se levantarem ....é o tempo de Deus te exaltar

Talvez você esteja se sentindo como Pedro:

     A – Cansado   – Mt 11. 28-30 – “ braços doendo – noite toda trabalhando “
     B – Frustrado     Lavando as redes –  Imagine Pedro pensando: Hoje vai ser um
            daqueles dias -  não  apanhamos nada, que noite arrasadora.“
     C – Improdutivo  -  “ Nada apanhamos “

Esta era a visão de Pedro e a de Jesus?

Jesus olha você e nutre expectativas de triunfo através da sua vida, ele não te vê como um pescador derrotado ele te vê como um pescador cheio de potencialidades. Barco cheio, rede farta e o nome dele sendo exaltado através da sua vida.

3º - Jesus quer fazer parte do seu negócio

Lucas 5:3 - E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.

O controle absoluto tem que ser dele, se ele não fizer parte nada vai dar certo.

(Salmos 127:1) - SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam;

(Salmos 124:1) - SE não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel;
(Salmos 124:2) - Se não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, (Salmos 124:3) - Eles então nos teriam engulido vivos,

Os seus inimigos podem até zombar de você ..Cadê o peixe? Não tem peixe hoje? A pescaria foi ruim esta noite? Cadê os pescadores? Rede vazia?

A noite toda pescando e nada....

Mas hoje você precisa entender que para ter uma pescaria de sucesso, com grandeza, Jesus precisa estar no controle absoluto do seu barco, da sua vida, dos seus sonhos , dos seus projetos e dos seus negócios.

Pedro havia decidido lavar as redes e parar, Jesus estava dizendo é apenas o começo de uma nova história, de um novo tempo.

Quem sabe hoje você não tomou uma decisão de parar? Quem sabe esta semana você não entrou em uma crise desesperadora? Quem sabe tudo que você deseja é desistir de seus sonhos?

Você está pronto para alcançar a maior pescaria e a maior colheita da sua vida?

O que você precisa fazer é impedir satanás de parar o seu avanço. Como?

Deixe Jesus tomar o controle absoluto da sua embarcação. Empresta o barco para ele.

Existem atitudes que mudam o nosso destino, a nossa história e a qualidade da nossa pescaria

Jesus escolhe o  barco de Simão Pedro - Se Jesus está no barco é sinal de milagres

(Lucas 5:2) - E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.(Lucas 5:3) - E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.

Jesus escolhe o barco de Simão Pedro. Ele sabe como você está por dentro, quebrado, machucado, ferido, o homem interior se quebrou, se transformou em cacos. Mas o oleiro vai restaurar o seu vaso, a sua história.

Parece que eu vejo Jesus porque Jesus é educado ele pede para entrar:

- “Seu Simão posso entrar no seu barco”

E Pedro diz: – Entra Jesus pode entrar, o barco é todo seu.

Pedro sobe novamente no barco

  1. Jesus entra no barco de Simão Pedro
  2. Jesus improvisa um púlpito justamente no barco de Pedro
  3. Jesus começou a ensinar a multidão do barco de Pedro
  4. O barco que havia sido improdutivo aquela noite, que não tinha carregado peixes estava produzindo agora para o reino de Deus uma grande pescaria inigualável.
  5. Jesus agora pegou emprestado o negócio de Pedro e começou a utilizar para o seu reino
  6. Um barco improdutivo que agora esta produzindo para o reino de Deus.
  7. Um pescador chamado Pedro frustrado que esta sendo alimentado por palavras de fé , de ânimo de coragem de ousadia.

Seus ensinamentos sobre a Palavra de Deus são diferentes dos ensinos pregados pelos escribas e fariseus. Jesus ensinava Palavras de fé , de ânimo, de entusiasmo, falando a respeito do reino de Deus. E agora entre a multidão esta o nosso amigo Pedro. Este que a instantes passados estava desanimado, com as costas doendo e as mãos enfraquecidas de tanto lançar e puxar a rede, agora estava novamente animado, alegre o semblante já havia mudado, parecia outro Pedro, cheio de sonhos de expectativas. Porque a palavra que Jesus havia ministrado entrou em seu coração e na sua mente. Pedro absorvia como esponja cada palavra do meigo nazareno. Pedro dimensionava cada palavra e crescia dentro de si uma coragem extraordinária.

Eu aprendo 2 coisas aqui :

1.     Jesus quer entrar no seu barco – deixe ele entrar
2.     Jesus quer falar no seu barco, deixe ele falar – ouça o que ele diz
3.     Jesus sempre tem uma palavra para você – absorva tudo o que ele diz

Tudo aquilo que era improdutivo quando Jesus estiver no controle vai passar a produzir.

Acredite Jesus tem um novo amanhã para você

Sucesso em Cristo

Seu amigo

Pr. Ezequiel Barbosa

sábado, 24 de março de 2012

A PESCA MARAVILHOSA - 1ª PARTE






Texto : Lc 5. 1-11

Tema :  Atitudes que mudam destinos


1.     Nossa vida é um constante desafio; é um lançar diário de redes.
2.     A todo instante estamos lançando as nossas redes para alcançarmos uma grande pescaria
3.     Temos : Sonhos, projetos , desejos, metas que propomos alcançar
4.     E muitas vezes lançamos a rede, e nada apanhamos, e consequentemente nos frustramos
5.     Muitas pessoas acabam ficando doentes e 60% das enfermidades geradas hoje são causadas pelo estresse, pela depressão, e pela ansiedade.
6.     As pessoas por não alcançarem suas metas tornam-se frustradas , fracasadas e sem perspectivas porque lançam  a rede e nada apanham.
7.     Muitas das enfermidades geradas em milhares de pessoas são de causas psicossomáticas, são causadas por uma fé negativa, de tanto ele acreditar que esta doente a doença é gerada dentro dele. De tanto as pessoas acreditarem que são fracassados o fracasso os acompanha
8.     80% dos enfermos que procuram os consultórios médicos hoje são depressivos, dependentes de remédios e não possuem força suficiente para suportarem as pressões da vida.
9.     As pessoas se chocam com a fúria dos ventos uivantes da vida, que em nada nos ajuda somente sugam as nossas energias, e inibem a nossa fé.
10.  Lançamos a rede e nada apanhamos, e quantas vezes ficamos assim como os discípulos  cansados, decepcionados, e tristes .
11.  Sentimo-nos verdadeiros fracassados .
12.  As forças das trevas, os demônios, começam a nos olhar e a dizer que agora eles conseguiram o que queriam , nos ver para baixo, tristes e angustiados. Há momentos em que chegamos a dizer: “Onde irei encontrar forças para poder continuar?”.

Mas eu tenho uma palavra de Deus para sua vida

(Salmos 119:49) - Lembra-te da palavra dada ao teu servo, na qual me fizeste esperar. (Salmos 119:50)  Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou.

A palavra de Deus é quem nos consola e nos vivifica e nos faz continuar a lançar a rede

Aprenda com este milagre que a palavra de Deus esta acima de qualquer coisa

Era uma noite linda e Pedro animado, empolgado, chama a sua equipe e diz : Vamos pescar

Estes pescadores haviam trabalhado a noite toda, e nada haviam apanhado, mãos calejadas, usaram técnicas, conhecimentos e todas as habilidades. Toda noite pescando e nada. Uma noite de pescaria fracassada, amarga eles estavam cansados e desanimados.
Imagine a cena, a anoite se vai e pela manhã o sol brilhando, era uma linda manhã, a multidão aguardando  a resposta da pescaria a praia tomada de gente, e eles vão chegando com o barco até a praia.

A multidão se aproxima dos pescadores e perguntam : Tem peixe ? Tem peixe?

Talvez o barco de Pedro fosse o mais procurado por saberem da sua habilidade nas águas, mas a resposta é dada com um sorriso amarelo no rosto - “Nós não pescamos nada”.

(Sem peixe, sem o produto de venda não tem dinheiro, sem dinheiro não tem providência para sustentar a casa). Que noite frustrante. A manhã já começa triste , sem graça, sem perspectiva , teria que passar todo aquele dia e esperar a noite para pescarem novamente.

Ali, quietos, em silêncio, lavavam as suas redes, por dentro sentimento de fracasso, de derrota, pois nada haviam apanhado.

O que eles não sabiam é que : A noite tinha terminado, mas o dia estava apenas começando.

Jesus estava chegando, e com Jesus o findar da noite é o início de uma linda manhã

As coisas não vão ficar assim para você, elas não vão terminar assim -   Deus tem um novo dia para você

Sl 30. 5 – O choro pode durar uma noite, mas a alegria ela vem pela manhã

A um novo dia chegando, de mudanças, de coisas novas. Reprime a tua voz de choro, coloque um sorriso de alegria nos teus lábios, por que assim diz a palavra de Deus o teu amanhã será melhor que hoje.

No meio dos pescadores havia um pescador chamado Pedro, homem valente, destemido, e impetuoso.

Vejamos um breve relato sobre PEDRO

1º - Nascido em Betsaida, nordestino por natureza
2º - Era filho do irmão Jonas, era casado, e muito feliz  porque morava com a sogra , segundo os estudiosos ele tinha entre 30 a 40 anos
3º - Conheceu Jesus através de seu irmão André  - ( Jo 1. 41, 42 ; Mt 16.17)
4º - Morava em Cafarnaum , na Galiléia , sua profissão era pescador - ( dizem que ele era o melhor )
5º - Trabalhava no Mar da Galiléia (Mt 4.18) também conhecido como  Lago de Genezaré, Mar de Tiberíades ( Jo 21.1), Mar de Quinerete (Num 34.11) –  ( 12 Km largura / 21 Km  comprimento )
6º - Pedro conhecia o mar como ninguém

Mas este dia não havia dado nada certo

Tem muita gente assim parece que nada da certo: jjoga a rede de um lado, joga de outro e nada da certo, joga tarô, joga búzios, carta, consulta os astros, faz mandinga, se benze, faz despacho e nada da certo.

 Mas eu quero lhe apresentar o Criador Jesus

Jesus chegou tudo começa a mudar...De o recado para a Dona Tristeza, para a  depressão, angustia, frustração, melancolia, perturbação, opressão diabólica, e os demônios juntarem as malas, PORQUE Jesus chegou.

1º - Quando tudo parece perdido Jesus sempre tem um recomeço

A Bíblia nos informa que Jesus havia chegado, na praia da Galiléia - Luc 5.1 - Certo dia Jesus estava na praia do lago de Genesaré. Havia muita gente se apertando em volta dele para ouvir a palavra de Deus.

A multidão o compelia, o apertava e Jesus com sua visão extraordinária vai se identificar com um homem guerreiro, lutador, mas marcado pelo sentimento do fracasso. Um homem exausto pela noite  toda improdutiva de trabalho. Para quem olhasse aquele contexto infeliz, sem perspectiva, não muito propício para novos desafios. Jamais escolhera o barco de Pedro.

Mas Jesus vê diferente, Jesus vê em você potencialidades, talentos a serem extraídos para dimensionar coisas extraordinárias.

  1. Esteja pronto para as novas oportunidades que vão surgir
  2. Maximize , dimensione todas as oportunidades que Deus lhe der
  3. Cada oportunidade bem aproveitada significa que estamos crescendo
Só pode alcançar milagres quem acredita na sua palavra. Acredite hoje Jesus vai em direção ao seu barco.

Seu irmão em Cristo

Pr. Ezequiel Barbosa

sábado, 17 de março de 2012

A CURA DO PARALÍTICO DE BETESDA - 5ª PARTE




3º - Ele creu nas palavras daquele homem – Ele creu no profeta que falava com ele

(João 5:8) - Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. (João 5:9) – Logo (Imediatamente,  no mesmo instante) aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.

O que chama a minha atenção é que aquele homem não conhecia, e não sabia quem era Jesus. Jesus não se identificou para ele, ele creu na palavra do homem que lhe falara.

Aquele homem não sabia quem era Jesus

(João 5:11) - Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda.

(João 5:12) - Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda? (João 5:13) - E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.

Ele creu na palavra profética daquele homem – Levanta-te ... e imediatamente 3 coisas acontecem

v. 8 - aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava

1.     O homem ficou são
2.     O homem tomou o seu leito
3.     O homem andava


(II Crônicas 20:20) -  E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;

Aquele homem acreditava no poder do seu Deus, ele cria nos profetas que Deus havia levantado. Eu quero que você entenda que com certeza ele descobriu e entendeu que foi Jesus quem operou aquele milagre extraordinário, porém naquele momento ele creu em um homem de Deus, que tinha poder de Deus e autoridade de Deus para conceder o milagre que há 38 anos ele esperava.

A unção não está somente na vida do pastor, dos presbíteros, dos líderes, esta no homem e na mulher de Deus que tem uma palavra profética para entregar ao povo e as pessoas necessitadas. Esta palavra profética não é somente ministrada dos púlpitos mas em qualquer lugar que você estiver , alguém esta deitado em um leito de dor e de angústias precisando ouvir uma palavra de ânimo e de esperança, quantas e quantas pessoas que precisam ouvir : Levanta-te e anda.


Você é profeta, não porque “profetiza”, mas porque tem uma palavra de Deus para as pessoas...


4º - Esteja sempre disposto e pronto para as críticas, para as pedradas

(João 5:9) - Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.

(João 5:10) - Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito.

Sábado, era o dia sagrado dos judeus,

Você consegue imaginar as pessoas começam a criticá-lo: Por que você está carregando seu leito?

Foi exatamente isso o que aconteceu àquele homem no tanque.

Quando presenciaram aquele homem, indo pra casa , com sua cama, nas costas, não fixaram os olhos no milagre, de ver um homem que há 38 anos , jazia no leito de enfermidade, fixaram os olhos na tradição, que estava sendo quebrada.

(João 5:10) - Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito.

1.     Os líderes judeus ficaram profundamente ofendidos, porque achavam que o sábado havia sido violado em dois atos. Primeiro, eles ficaram ofendidos por ver o homem carregando sua maca no sábado e depois ficaram ofendidos por saber que Jesus havia curado aquele homem no sábado.

2.     Eles deveriam vibrar com o fato do homem ser curado após trinta e oito anos de sofrimento! Mas estavam tão presos à tradição que só pensavam nas possíveis violações do sábado cometidas pelo homem e por quem o havia curado.

A lei do sábado no Antigo Testamento era direta e simples; no sétimo dia nenhum trabalho devia ser executado

Nos dias de Jesus, os rabinos haviam criado um enorme conjunto de regras sobre o que era e o que não era permitido se fazer no sábado. O Mishnah, que registrava muitos dos ensinos correntes no primeiro século, dedica uma seção inteira ao sábado.

Ao todo, trinta e nove categorias de trabalho eram proibidas no sábado: tarefas como semear, carregar alguma coisa, moer, peneirar, cozer, tecer, caçar, escrever cartas, acender o fogo e martelar.

Penso eu que o sábado era o dia favorito de Jesus para testar as tradições dos rabinos.

(Marcos 2:27) - E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.

(Marcos 2:28) - Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.

1.     Muitos outros milagres poderiam Ter sido relatados naquele momento, se não fosse à tradição, que roubou a visão daqueles homens.
2.     Muitos hoje estão assim com a vida e o  ministério paralisado, atrofiado, porque se mantêm presos às tradições, aos costumes, e não conseguem ver os milagres, que o Senhor, tem realizado, no meio do seu povo.
3.     Vivemos como verdadeiros e meros religiosos, sem desfrutarmos das grandezas de Deus para nossas vidas.
4.     Para os líderes judeus era uma violação do Sábado, para Jesus era o dia da liberdade daquele homem

(João 5:16) - E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.

Se Jesus fosse se preocupar com os críticos ele não faria nada, seu ministério seria uma inércia, e seu projeto de salvação não seria concluído.

(João 5:17) - E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. (João 5:18) - Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. (João 5:19) - Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. (João 5:20) - Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis. (João 5:21) - Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer. (João 5:22) - E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; (João 5:23) - Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.

Deus quer abençoar a sua vida, prosperar o seu caminho, te dar a visão do extraordinário, mas aprenda uma coisa deixe os críticos pra lá , não ligue para os críticos, não se esmoreça por causa de críticos e de críticas.
“Para evitar críticas, não faça nada, não diga nada, não seja nada.”  Elbert Hubbard
Se você não quiser ser criticado então simplesmente não queira nada do que Deus tem para você.

1.     Sempre aparece gente que quer colocar você pra trás , ou para baixo de novo.
2.     Tem sempre gente insatisfeita com o que Deus está fazendo com você

Mas se você quer o que Deus tem para sua vida...

Não se prostre, não desista, levanta-te, e honre a Jesus adore a Jesus e ele honrará você.


Em Cristo

Seu amigo Pr. Ezequiel Barbosa




domingo, 11 de março de 2012

A CURA DO PARALÍTICO DE BETESDA - 4ª PARTE





5º - Seja perseverante não desista daquilo que Deus tem para você

(João 5:5) - E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. (João 5:6) - E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?

No meio de toda esta miséria, pecado, maldição, ódio, inveja, tem um homem... Quem era este homem ?

1º - Nome desconhecido, paralítico há 38 anos.
2º - Já havia experimentado todos os meios: remédios; médicos;
3º - Agora ele vai para a “Fonte Milagrosa” – Betesda – A fonte nada faz por ele
4º - Outros foram ajudados ele não
5º - Homem frustrado, decepcionado, amargurado, ferido, mas esperançoso porque não desiste, há 38 anos

1.     Este homem não nasceu assim, ele era normal ,
2.     Um pecado, uma fatalidade na sua juventude o deixou coxo

(João 5:14) - Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.

3.     Por isso vai para Betesda – Casa da Misericórdia


Este homem tipifica a humanidade : impotente diante das situações, enfermos, fustrados, desesperados, procurando de tudo para aliviar as suas dores, para tentar sanar os problemas.

 “galho de arruda não resolve, espada de São Jorge, pé de coelho não resolve, colocar ferradura na porta não resolve, patuá, mandigas, rosa ungida, sal ungido, sabonete ungido

Agora eu conheço um que resolve : Jesus resolve, tem jeito, tem a solução

Veja o cenário - Jesus contempla esta situação deplorável, uma romaria, e vê a situação das pessoas

No meio daquele cenário Havia um homem...

(João 5:5) - E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. (João 5:6) - E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?

1.     Jesus conhecia aquele homem ? Seu caráter ; seu pecado ?
2.     Jesus vai até ele ; O cego de Jericó foi até Jesus ; a mulher do fluxo de sangue; Jairo ; e outros
3.     Olha o privilégio deste homem, Jesus vai até ele

Jesus estava em  Betesda -  Casa da Misericórdia  / Chegou a Misericórdia ; o dono da  Misericórdia

Misericórdia no hebraico – bondade, amor extremo, extrema compaixão

Misericórdia tem sua raiz, sua origem, no latim, e é formada por duas palavras:

1.     misere = pobre, miserável;
2.     cárdia = coração.

Portanto, a palavra misericórdia significa "aquele que sente a miséria dos outros com o coração".

(Provérbios 28:13) - O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

(Tiago 2:13) -; a misericórdia triunfa sobre o juízo.

Quando eu digo : Deus tenha misericórdia de mim – Deus sinta a minha miséria com o seu coração

Quando eu digo : Me alcance com a sua misericórdia – Me alcance com o seu amor extremo,

Vejamos alguns textos:

(Números 14:18) -  O SENHOR é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração.

(Deuteronômio 7:9) -  Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.

(Salmos 4:1) -  OUVE-ME quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.

(Salmos 6:2) -  Tem misericórdia de mim, SENHOR, porque sou fraco; sara-me, SENHOR, porque os meus ossos estão perturbados.

(Salmos 23:6) -  Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

(Salmos 31:16) -  Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo; salva-me por tuas misericórdias.

(Salmos 44:26) -  Levanta-te em nosso auxílio, e resgata-nos por amor das tuas misericórdias.
(Salmos 51:1) -  TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

(Lamentações 3:22) -  As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;

(II Corintios 1:3) -  Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias (amor infinito, verdadeiro amor, compaixão, ) e o Deus de toda a consolação;

(Tito 3:5) -  Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,

(Hebreus 4:16) -  Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.

“Jesus tem misericórdia de mim, Jesus me alcance com a tua misericórdia”

1º -  Muitas vezes Jesus chega quando tudo parece perdido

“Quando tudo parece perdido, ele sempre tem um recomeço” – Novo tempo, nova fase, nova história

(João 5:5) - E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. (João 5:6) - E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?

Observe a riqueza dos verbos : Vendo, sabendo

1.     Jesus aproximou-se do paralítico e perguntou: “Você quer ser curado”?
2.     Jesus não perguntou “por que você ainda não foi curado ?”

Ao invés dele dizer ; Sim quero... Ele foi se justificar – Foi desculpar-se pelo seu fracasso

É igual fazer uma entrevista e o Entrevistador perguntar : Você quer a vaga ?

Você disser : Ah eu não tenho um cunha, um peixe para me colocar lá  ... eu estou aqui ninguém me vê, me nota , sempre tem alguém, tem outro que entra no meu lugar.

Jesus perguntou : Você quer a vaga? Ah... Jesus quando eu vou chegar , vem outro e toma o meu lugar, eu não teno ninguém que me ajude a olhar se vou caber no espaço.

Porque nós vivemos dando desculpas para os nossos fracassos, e nunca assumimos os nossos erros. Que precisamos melhorar, que precisamos mudar, ser tratados em algumas áreas, é muito mais fácil desculpar-se ? Assumir os erros , reconhecer onde erramos para crescermos como seres humanos e como cristãos.

(João 5:7) - O enfermo respondeu-lhe: Senhor  não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.

2  Desculpas para o fracasso neste texto

Olha o que o paralítico (impedido de movimentar as pernas) disse:

1.     Eu não tenho ninguém por mim (sou pobre,Falta cunha, peixe, padrinho, alguém para me colocar)
2.     Sempre tem outro no meu lugar ( tem dinheiro, mais preparado, filho de fulano, branco, negro)

A oportunidade vem para todos, sua chance vai chegar, mas esteja preparado, aprenda com Timóteo

(I Timóteo 1:18) – Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia; (I Timóteo 1:19) – Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé. (I Timóteo 1:20) – E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.

1.     Milite boa milícia – Combata, lute, aprenda, desenvolva, cresça
2.     Conserve a fé
3.     Boa consciência (Não seja pessimista, negativo, Seja surdo para algumas coisas na vida)

A história do sapo surdo


Todos os anos, na floresta das águas, havia uma grande festa sempre quando chegava o inverno.

Todos iam para uma lagoa e lá faziam diversas competições.

Então veio a surpresa.

Quando todos os animais estavam presentes, perceberam no centro da lagoa uma enorme construção coberta. Então várias folhas foram puxadas e apareceu no meio da lagoa uma grande torre.

A multidão de animais aplaudiu.

Era a competição da subida dos sapos, uma novidade naquele ano. O primeiro sapo a chegar ao alto da grande torre seria o sapo vencedor.

Muitos sapos pularam na água, cem, duzentos, trezentos. Então começaram a saltar na torre para escalá-la.

Mas a torre era alta e lisa e a maioria dos sapos começaram a cansar e desistir.

A multidão que não queria nenhum vencedor passou a gritar :

- Vai cair, vai cair, vai cair !

E caíam de dez a vinte sapos de vez. A multidão ria.

E o tempo ia passando. Agora, a multidão gritava alegre fazendo espetáculo, bastava ver um sapo se destacar na subida e o coro ficava mais alto.

- Cai, cai, cai - e lá iam os sapos caírem. Muitos sapos cansados já nadavam para as margens e saíam da lagoa.

A multidão ainda gritava para os poucos que restavam, então um dos sapos começou a se aproximar do cume da alta torre.

A multidão percebeu e começou a gritar ainda mais alto:

- Vai cair, vai cair, vai cair !

Finalmente, o sapo chegou ao cume e se tornou campeão.

Raivosa e cheia de inveja daquela façanha, a multidão quis saber o mistério do campeão.
A resposta foi dada por seu primo que disse a uma garça repórter: ele é forte, corajoso, destemido e é surdo.
4.     Você não vai naufragar

2º - Jesus vai ordenar o milagre

(João 5:8) - Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. (João 5:9) – Logo (Imediatamente,  no mesmo instante) aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.

Imagine a loucura , o reboliço:

1.     Muitos presenciaram o milagre, pois o tanque de Betesda era um local cujo espaço cabia um número enorme de pessoas, que permaneciam ali por dias à espera da cura.
2.     Aquele paralítico foi curado, pegou sua cama e pôs-se a caminhar.
3.     Agora ele não precisava mais ser carregado, Jesus havia passado por ali e arrancado tudo o que o impedia de se movimentar, era o milagre, chegando na vida daquele homem.

“Não importa a quanto tempo você está no mesmo lugar, quando Jesus disser : Chegou a hora ..Levanta-te e ande , todos terão que contemplar você andando, e caminhando em rumo da vitória”

Jesus sempre passa, mas não deixe de estar em Betesda porque a própria Misericórdia vai de encontro a você na sua Betesda.

Fique firme, na rocha que é Cristo.

Em Cristo

Seu amigo Pr. Ezequiel Barbosa