segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cuidado com as suas escolhas elas podem ser fatais




Escolhendo certo: Cuidado com as suas escolhas

Existem 5 escolhas que são fatais para a nossa vida

1.     Com quem vou casar?
2.     Pra que profissão vou me formar?
3.     Como gastar o meu dinheiro?
4.     Como você vai criar e educar seus filhos?
5.     Onde você vai passar a eternidade?
Richard Bach escreveu um poema chamado

O PODER DE NOSSAS ESCOLHAS

Coisas ruins não são o pior que pode nos acontecer. O que de pior pode nos acontecer é NADA.

Uma vida fácil nada nos ensina. No fim, é o que aprendemos o que importa: o que aprendemos e como nos desenvolvemos.

Traçamos nossas vidas pelo poder de nossas escolhas. Quando nossas escolhas são feitas passivamente, quando não somos nós mesmos que traçamos nossas vidas, nos sentimos frustrados.

Uma pequena mudança hoje pode acarretar-nos um amanhã profundamente diferente. São grandes as recompensas para aqueles que têm a coragem de mudar, mas essas recompensas acham-se ocultas pelo tempo.

Geramos nossos próprios meios. Obtemos exatamente aquilo pelo que lutamos. Somos responsáveis pela vida que nó próprios criamos. Quem terá a culpa, a quem cabe o louvor, senão a nós mesmos? Quem pode mudar nossas vidas, a qualquer tempo, senão nós mesmos?

Deus sabe que isto é verdade.
Escolher é – Dar preferência , é selecionar o melhor, não é o que eu acho é o que é certo.

Tomas de Aquino diz :  “ A escolha errada é como a serra e o machado sem o carpinteiro” .

Algumas  decisões  do nosso dia-a-dia :

Nos negócios, na empresa, na igreja , se saio ou se aceita um emprego, se vendo ou se não vendo, se compro ou se não compro, se troco ou se não troco, se alugo ou se não alugo, se começo ou se não começo. Quando falamos de  família ( a escolha da namorada, do namorado, da formação e educação da família) . Quando nos referimos à vida profissional -  que curso fazer , que faculdade escolher .
Estas são apenas algumas das escolhas que temos desde quando levantamos da cama, levanto ou não levanto. Um escolha  simples mas que faz toda a diferença do meu dia a dia.

Vivemos todos os dias tomando decisões , e não podemos errar porque elas podem ser decisões fatais e aí nos levarem para frustração, para decepção e até mesmo para uma depressão crônica.

“A vida é a arte das escolhas, dos sonhos, dos desafios e da ação”. (J. A. Wanderley)

Então preste atenção:

1º - Que os caminhos da vida são feitos de decisões e escolhas você já sabe
2º - Que a  todo momento, queiramos ou não, conscientes ou inconscientes, por ação ou omissão, estamos sempre fazendo escolhas, você também já sabe
“E nunca é demais lembrar que não escolher já é uma escolha”;
O que cada um de nós somos hoje, seja na sua vida profissional, seja na sua vida pessoal, seja na vida sentimental, seja na vida espiritual, é conseqüência de nossas escolhas.

Agora o que talvez você saiba mas as vezes se esquece é que tudo pode mudar na sua vida por causa de uma escolha

“ O presente é o resultado das decisões que você tomou no passado , o futuro será o resultado das decisões que você tomar hoje” .

  • Cuidado com as suas escolhas
  • Não erre nas suas escolhas
  • Seja cauteloso nas suas escolhas

Pense nesta história - A coleta de lixo e os presentes embrulhados : Havia em uma certa cidade uma equipe que recolhia os lixos toda a semana , e em uma das semanas do mês o caminhão quebrou, um homem teve uma idéia para se livrar dos lixos. E pensou “Vou embrulhar todos os sacos de lixo em embrulhos de presente”. Logo os moradores do bairro curiosos começaram a levar todos os embrulhos para casa e a grande surpresa ao abrirem era apenas lixo embrulhado com papel de presente e com  um lacinho cor de rosa .

·         Não é porque está embrulhado para presente que será a melhor a escolha.

1.     Existem decisões que nos precipitamos nos equivocamos e erramos, e ainda conseguimos voltar.

2.     Mas existem decisões em nossas vidas que são fatais, que não tem mais volta

“Estas decisões definirão a minha vida financeira, profissional, sentimental, ministerial e espiritual.”
Deus tem o melhor para você

Não queira fazer as coisas se tornarem mais rápido, não se antecipe , não se aventure , não coloque os carros na frente dos bois – Espera em Deus , espera em Deus.

Jer 29. 11 - Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. 12 Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. 13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.


O Apóstolo Paulo trás um conforto para nossas escolhas : Rom 8. 14  - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.


Não se precipite nas suas decisões

“A melhor decisão é aquela tomada pela direção do Espírito Santo“.

1º) Não é tomada por muito pensarTrás insegurança na hora de tomar a decisão.
Faço isto , ou faço aquilo , o muito pensar gera o medo, a insegurança , e a incerteza

2º) Não é decidida por racionalização – Isto é melhor por causa disto, ou daquilo outro ( escolher pelo que é lógico , as vezes o que é lógico não é a melhor decisão )

3º) Não é deliberada por conselhos – “ Se conselho fosse bom ele seria vendido “ .

Apesar que sempre é bom nos aconselharmos : Prov 11. 14  - Não havendo sábios conselhos ( sábia direção ), o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.

1° - Nunca se esqueça que um conselho é apenas um conselho e a decisão é sua.
2º - Você terá que decidir, que escolher .
3º-  Escolha certo para triunfar

Espírito Santo ajuda-nos em nossas decisões , a escolhermos certo para triunfarmos .

“ Tem muito filho que apanha porque quer, ou porque gosta de apanhar” .

Havia uma tecelagem onde se fabricavam tecidos muito finos. Quando em dado momento os fios se embaraçavam, o operador devia tocar uma campainha, para ser atendido por um funcionário especializado, que punha as coisas em ordem novamente. Certa ocasião, entretanto, depois de um rapazinho ter pedido o auxílio do funcionário especializado e recebido assistência, um operário antigo na fábrica achou que ele próprio já sabia o suficiente, e podia passar sem o auxílio especializado. Então, quando novamente os fios se embaraçaram, ele mesmo tentou arrumar. Seus fios, porém, ficaram terrivelmente emaranhados e o estrago foi muito grande. Quando, enfim, ele chamou o especialista, disse-lhe: "Mas eu fiz o meu melhor!". O especialista replicou: "O seu melhor é chamar por mim."

Escolha certo para triunfar – Chame por ele , o especialista Espírito Santo  intercede por você.

Rom 8. 26 - E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir ( escolher, de decidir ) como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.


Pr. Ezequiel Barbosa (Rio Claro/SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário