DEVERES DO CASAL PARA COM DEUS E PARA COM OS FILHOS


Creio que uma das situações que mais orgulha um pai ou uma mãe é quando um filho tenta imitá-los. Um pai pega martelo e pregos, e o filho faz a mesma coisa, ele tenta até imitar a profissão do pai e o pai fica todo orgulhoso. Uma mãe troca a fralda do neném, e a filha troca a fralda da boneca. A mãe observa com carinho a sua filhinha e lembra até mesmo de quantas bonecas ela mesmo trocou.

Neste processo, de vez em quando os filhos também envergonham os pais, como aconteceu quando uma mãe pediu que sua filhinha orasse antes de uma refeição com várias visitas em casa.

"Mas não sei o que orar, mamãe!" Sua mãe disse: "Diga o que você ouve mamãe falando para o Papai do Céu." Então a filha orou: "Meu Deus, por que eu convidei tanta gente para almoçar aqui em casa hoje?"

Apesar da vergonha que às vezes passamos, pais cristãos realmente têm a responsabilidade de formar seus filhos à imagem de Cristo Jesus (Romanos 8.29). Assim como o apóstolo Paulo declarou em I Coríntios 11.1: "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo." O pai deve ser um modelo de Cristo para o filho, para que ele siga seus passos.

Preste atenção nesta frase: ”O maior fracasso dos filhos são os pais”

Como pais temos deveres para com os nossos filhos:

1º - Ensinar, Deus ordena a ensinar e até intimar os nossos filhos em todo o tempo e lugar que tivermos a oportunidade (Deut. 6:7 e Prov. 226)

2º - Não provocar a ira aos filhos (Efésios 6:4), muitos pensam que provocar a ira aos filhos é somente discutir e brigar com eles, mas é também trazer para casa o que aconteceu com irmão fulano ou com Beltrano ou se foi machucado com palavras ou calunias por alguém, ou o fracasso de alguém na fé, e despeja encima dos filhos que muitas vezes não tem estrutura espiritual e acaba se revoltando contra a Igreja, o Pastor, a esposa do Pastor, a liderança da igreja e etc...

 3º - Neste mesmo versículo nos exorta a criá-los na disciplina. Aos obreiros Paulo escreveu (I Timoteo 3:4), para governar com disciplina e respeito (v.12). Devemos corrigir enquanto há esperança (Prov. 19:18).

Como tem sido a nossa influência para com nossos filhos?

A Bíblia nos diz que uma filha influenciada pela sua mãe pediu ao rei, depois de tê-lo seduzido a morte de um profeta (Mateus 14: 1 a 12).

Temos também o relato de uma boa influência da avó e da mãe que foi substancial na vida de Timóteo e também no seu ministério.

Temos ainda também o exemplo de amor materno da mulher que preferiu perder o filho a vê-lo morto. O exemplo de amor paterno (Lucas 15:20) O pai que recebeu o filho ainda que estivesse sujo e sem nenhum bem.
Dedicar mais amor a um filho do que ao outro pode causar ciúmes (Gênesis 37:3 e 4). Foi o que aconteceu, pois Jacó amou mais a José do que aos seus irmãos.

Agora, pois eu pergunto como está o relacionamento com seus filhos?

A sua convivência é cordial, você para, para ouvir seu filho ou filha, ou você não tem tempo, tem deixado que os outros ou o mundo instrua a herança que Deus lhe deu, você tem tirado um tempo para dar atenção à sua família.

Temos acompanhado que as drogas, a prostituição, roubos e etc. têm feito parte da vida de muitos jovens, e muitas vezes é por falta da aproximação dos pais para com os filhos.

Não deixe que tais coisas aconteçam na sua casa, chame a atenção do seu filho quando for necessário, mas o elogie por suas qualidades; sobre tudo não tenha o zelo demasiado a ponto de achar que somente os outros erram, seus filhos não. Pois assim fazendo estará estragando e não estará edificando.

Transmita os seus valores aos seus filhos

1. Valores espirituais – Deus, sentido da vida e da sua fé, importância da igreja
2. Valores humanos – dignidade da pessoa, respeito a vida, a família, o matrimônio, o trabalho, o caráter
3. Valores materiais – bens materiais, educação, a formação

Na Bíblia lemos: "Herança do Senhor, são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão." Salmo 127:3. Mas o que significa: Os filhos são a herança do Senhor?

O significado da palavra herança é “algo entregue para descendentes esperando que eles administrem, com o mesmo empenho dos antepassados”.

Os Filhos são a herança do Senhor. Vieram das mãos do Senhor e são confiados aos cuidados dos pais. E Deus, espera receber os filhos das mãos de seus pais, na volta de Cristo.
Os filhos são entregues aos seus pais como um precioso depósito, o qual Deus requererá um dia de suas mãos.
Devemos dedicar à sua educação mais tempo, mais cuidado e mais oração.

1º - Intercessão / Oração

Levanta e clama de noite no principio das vigias pela vida dos teus filhos que desfalecem (Lamentações 2:19).

Uma das primeiras grandes responsabilidades de um casal cristão é a oração.

O grande patriarca Jó no primeiro capítulo do livro, Jó é descrito como um homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava ndo mal (1.1).

A Bíblia destaca a maneira como Jó demonstrava sua piedade: ele intercedia por seus dez filhos. Ele ficava preocupado com o bem-estar espiritual deles, especialmente depois das festas e banquetes que realizavam.

Lemos o seguinte: "Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos, e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente"(Jó 1.4,5).

Cada vez que leio este texto, lembro-me da minha avó materna. Uma das minhas primeiras lembranças é da  vovó ajoelhada ao lado do sofá, intercedendo pela família.

Aquilo deixou uma profunda marca em minha vida, e certamente explica uma das razões por que vários de seus netos são hoje ativos na obra de Deus e estão bem sucedidos.

  1. Os pais que oram por seus filhos devem interceder para que eles não sejam enredados pelas armadilhas do pecado.
  2. Os pais intercessores erguem paredes de proteção ao redor de seus filhos, preocupando-se com seu bem-estar e com seu relacionamento com o Senhor.
  3. Assim como uma vítima da Aids não tem defesa imunológica contra doenças, o pai que não intercede por seus filhos os expõe aos perigos do pecado. Não creio que isto seja uma defesa mística, muito menos uma fórmula mágica, mas uma expressão paterna de dependência de Deus e clamor por sua graça.
  4. O pai que ora continuamente por seus filhos certamente também agirá para protegê-los contra o pecado.

Mas como orar pelos filhos?  Tenho dois filhos o Isaque e o Kaleb e oro constantemente por eles.

• Pela vida espiritual :  esta que começa a se formar no ventre da mãe, eles precisam de ouvir o som da mãe e do pai orando, ouvir textos da bíblia. Ore para que seus filhos sejam uma benção

• Pelo caráter dos filhos: que o fruto do Espírito desenvolva-se neles (Galatas 5.22) junto com a compreensão de sua identidade pessoal como filhos de Deus, em Cristo (Efésios 1.15-23; 3.14-21);

• Pela carreira que deverão escolher: que os filhos sejam usados para expandir o Reino de Deus no mundo, na profissão que abraçarem (Lucas 10.2);

• Pelo casamento deles: que Deus direcione os filhos aos cônjuges com quem compartilharão a chamada que receberam, pelo resto de suas vidas.

2º - Instrução  / Ensino da palavra de Deus

A  mesma responsabilidade que temos em orar também temos em se preocupar com o ensino de nossos filhos.

  1. Os pais estão sempre ensinando seus filhos através de palavras, ações e atitudes.
  2. É impossível escapar do olhar destas pequenas doçuras que admiram tanto seus pais.
  3. Sempre estamos transmitindo o que somos para elas.
  4. Com o tempo, os filhos tornam-se o que os pais são.

Reconheça que você  também é um pai-professor, que sempre deve estar  instruindo seus filhos e vacinando-os contra a amnésia espiritual.

  1. Aminésia espiritual é a doença que aflige os filhos cujos pais não se esforçam em transmitir sua fé para a próxima geração.
  2. A memória de Deus pode ser apagada da vida de um filho pela negligência dos pais.
  3. Esta doença atingiu uma geração inteira do povo de Israel depois do Êxodo, quando "outra geração se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tão pouco as obras que fizera a Israel" (Juizes 2.10).

Isto porque os pais que haviam experimentado tantos milagres e a presença do Senhor não levaram a sério o conselho dado por Moisés.

Deuteronômio 6.6-9: "Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua
casa, e nas tuas portas."

Aproveite toda oportunidade para ensinar a seus filhos os valores e os princípios bíblicos transmitidos pela palavra de Deus.

A Palavra deve ser ensinada pelo pai-professor formalmente e informalmente, propositadamente e espontaneamente, em todo lugar e em qualquer lugar, em todo tempo e o tempo todo.

"O pai que ama a Deus de todo coração transmite sua fé à outra geração!"

Alguém, certa vez, comentou acertadamente sobre a responsabilidade de se criar filhos: "Qualquer um pode gerar um filho; mas, para ser pai, é necessário ser especial.”

Que Deus nos dê a graça para, apesar das nossas muitas falhas, sermos pais para nossos filhos!
Os nossos filhos são um precioso tesouro que o céu nos confiou.

No Salmo 127:3, A Bíblia diz que os filhos são a herança do Senhor.

Uma grande educadora escreveu o seguinte: "Os pais devem ser a mão humana de Deus, preparando a si mesmos e aos filhos para a vida sem fim. É como se Deus nos dissesse: Eduquem esta criança para mim, a fim de que ela possa um dia brincar nas cortes eternas."
Poderia citar vários exemplos de crianças que foram educadas dentro dos padrões da orientação de Deus. Vamos citar apenas dois exemplos:
a) Moisés - Tornou-se o líder do povo de Deus. Como historiador, poeta, filósofo legislador e líder - excedeu todos o homens da antiguidade.

b) Samuel - Dedicado a Deus desde a concepção. Serviu a Deus nos dias dos primeiros reis de Israel. Tornou-se um grande profeta do Senhor.

Ilustração: Certa vez numa igreja, o irmão chegou ao pastor e propôs um severo castigo para dois meninos que estavam estragando um tapete do templo.

- Deixe os meninos disse o pastor: Uma polegada de meninos vale mais que quilômetros de tapetes.
Mas por favor, cuidemos de nossos filhos para que eles preservem as coisas da casa de Deus.
Amados pais: Nosso filhos são preciosos presentes de Deus. São a herança do Senhor.

Como pais, devemos saber que um dia Deus vai perguntar:

"Onde está o rebanho que te foi confiado, o teu lindo rebanho?" Jeremias 13:20. Ou em outras palavras: Onde estão os filhos que eu te dei?

Pr. Ezequiel Barbosa

Comentários

Postagens mais visitadas