Marcas de um Jovem Triunfante



Texto: I Jo 2. 14

Este texto nos ensina sobre três níveis de maturidade espiritual: filhinhos, jovens e pais.

1.     Grande parte da primeira carta de João é direcionada aos filhinhos, com o objetivo de lhes fortalecer a fé, exortar a respeito do mundo e de seus prazeres, e lhes estimular a respeito da fé e do amor.
2.     Há também uma declaração sobre os pais, eles conhecem a Deus, não só de ouvir falar, mas de andar com Ele. São maduros espiritual e emocionalmente.
3.     Mas há também uma forte declaração sobre os jovens, os adolescentes e a juventude. E Estas são as marcas de um jovem triunfante

A premissa de João aos jovens é muito especial, pois ele qualifica atributos poderosos que garantirão a vitória de nossos jovens e adolescentes sobre as investidas do maligno.

Atributos que João qualificou: São fortes, a palavra de Deus esta em vós e já venceram o maligno.

Que atributos poderosos e espetaculares para marcar a vida de um jovem , de um adolescente triunfante.

1º - Você é forte, acredite nisso

O Jovem e o adolescente é a melhor representação da força humana, no jovem está o ápice da motivação, da ousadia, da alegria, do vigor, do entusiasmo e da alegria. Então vamos imaginar alguns momentos que você precisa ser forte :

Vida Sentimental: Alguns estão casados, outros estão solteiros procurando alguém, outros estão enrolando e não se decidem se casam. Mas cuidado com isso este tal de ficar, isto é um perigo e é prejudicial para ambas as partes, no começo parece ser prazeroso depois alguns terminam até em tragédias. A Bíblia garante que você é forte então passa por esta tentação, não faça bobeira, se esquive, cai fora. Ele pode ser um pão mas pão fica bolorento, ela pode ser uma gata mas gata arranha, então cuidado...o prejudicado será você , e todos que estão a sua volta. Não brinque com o pecado, caia fora. Ou então, pare de abrasar e case de uma vez com a pessoa que você ama.

Vida relacional: Ser forte não é se envolver com tudo e com todos, nas rodas de amigos que não vão te levar a lugar nenhum. Você precisa andar com pessoas que sejam melhores do que você, mais crentes que você, mais espirituais que você, porque se não o barco afunda, e a fortaleza cai com todas as suas muralhas. Cuidado com o tipo de amigo que você escolhe, um amigo especial te leva para presença de Deus e não para se aproximar do pecado. Já disse a você  tudo que se relaciona ao pecado no começo é prazeroso, delicioso, depois é trágico e amargo.

Vida profissional: Você é forte? Então por favor, se você é forte trabalhe, se dedique, seja um profissional competente, se aprimore, se aperfeiçoe, não fique para trás, não seja preguiçoso... Não seja mais um no mercado de trabalho supere as suas expectativas e as expectativas de quem te contrataram. Não se esqueça que você é testemunha de Cristo na terra. Jesus era o melhor carpinteiro da sua época e sempre superou as expectativas. E ainda é o melhor carpinteiro para tirar as nossas arestas, e nos moldar segundo o seu propósito, e sempre supera as nossas expectativas.

Vida acadêmica: Não é fácil decidirmos o que vamos ser ou que faculdade cursar, é um momento difícil na vida de qualquer um, mas o tempo passa rapidamente, ligeiro e apressado. Pra muitos é um momento até de frustração. A decisão esta com você, seja forte, tenha coragem e humildade, pede auxilio, opiniões, converse com seus pais , seu pastor, um amigo chegado que possa te ajudar. Mas nunca se esqueça seu melhor amigo Jesus, esta sempre perto de você fale com ele.

Vida Espiritual: Eu sei que as vezes você pode até querer desistir de tudo, mas não desista Deus conta com você. Sempre um jovem ou adolescente me dizia : “Pastor eu sou tão fraco, tem hora que eu penso em parar”. Mas olha que interessante ...O diabo conhece este texto e sabe que você é forte. Não só na força física, mas no poder da decisão – As suas decisões decidirão o seu destino.
Ele não suporta ver você forte, animado, alegre, disposto, entusiasmado indo a igreja, participando dos trabalhos, integrado com o Reino de Deus. E quer te ver pra baixo, arrebentado, sem rumo, sem saber o que fazer. Mas medite nestes trechos da palavra de Deus.

II Cor 4. 8 - Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. 9 Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; 

(Salmos 20:7) - Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus. (Salmos 20:8) - Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.

(Tiago 1:12) - Bem-aventurado o varão que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

Eu sou um jovem triunfante ....

Se você é forte diga : Em nome de Jesus eu posso vencer as lutas, as tentações, porque Jesus esta comigo.

1.     Sinta a alegria de Deus na sua vida – você é forte

(Isaías 61:3) - A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.

( Neemias 8:10) - Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto não vos entristeçais, pois a [alegria do Senhor] é a vossa força.

2.     Se apodere da ousadia , força, coragem – “Deus tem um futuro de vitórias para você”

Porque Deus não nos deu o espírito de [covardia], mas de poder, de amor e de moderação. (II Timóteo 1:7).  

Medite nesta ilustração, talvez você já a conheça

Um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades, possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda. Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de que um dos seus cavalos havia caído num velho poço abandonado. O fazendeiro foi rapidamente ao local do acidente, avaliou a situação, certificando-se de que o animal não se machucara, mas pela dificuldade e o alto custo de retirá-lo do fundo do poço, achou que não valeria a pena investir numa operação de resgate.

Tomou então a difícil decisão: Determinou ao capataz que sacrificasse o animal, jogando terra no poço até enterrá-lo ali mesmo.  E assim foi feito, os empregados, comandados pelo capataz começaram a jogar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo. Mas à medida que a terra caía em seu dorso, o animal sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando ao cavalo ir subindo.
Logo, os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas ao contrário, estava subindo à medida que a terra enchia o poço, até que enfim, conseguiu sair.

Sabendo do caso, o fazendeiro ficou muito satisfeito e o cavalo viveu ainda muitos anos servindo ao dono da fazenda.

Conclusão: Se você estiver "lá embaixo", sentindo-se fraco, desanimado, pouco valorizado, quando já jogaram terra em você , a terra da incompreensão, da falta de oportunidades, e acharem que é o teu fim,  lembre-se que Jesus está com você lá no fundo do poço e ele vai te erguer. Não aceite que a terra que cai sobre você te sucumba e te enterre e os teus sonhos sejam sepultados. Sacuda a e poeira se levante e creia que você é forte. E lembre-se que as lutas e adversidades são apenas oportunidades para o seu crescimento, quanto mais terra, mais você vai subindo... subindo... e você vai sair deste poço muito mais fortalecido do que entrou. Pode acreditar!!!


2º - A palavra de Deus esta em vós

Esta declaração me preocupa hoje. Pois estamos vivendo a época das gerações X, Y e a Z se desenvolvendo rapidamente. Temos tempo para tudo, menos para lermos a palavra de Deus.

O que eu acho interessante a criatividade desta geração. Eu estava pregando em uma Conferência de Avivamento no Rio Grande do Sul e a pedido da juventude pela manhã dei uma palestra sobre “Namoro, noivado e casamento”, a igreja estava repleta de jovens e adolescentes, e um jovem me perguntou bem baixinho no meu ouvido: Pastor se a palavra esta dentro de mim porque eu preciso ler?. Eu perguntei: Você ama seu pai? E ele disse: Sim é claro. E eu perguntei: Como você demonstra isso? Ele me disse: Obedecendo. Então eu lhe disse: Medite neste livro noite e dia, e Deus fará prosperar o seu caminho.

Eu encontrei esta reflexão e quero compartilhar com você:

É TANTA COISA PARA FAZER: estudar, trabalhar, cuidar da minha casa, cuidar da minha aparência física, me mostrar feliz para a sociedade atualizando meu perfil do Orkut, do Facebook,, atualizar meu twitter meu blog ou fotolog, enviar muitas mensagens e ler as que recebo que quando sobra um tempinho quero mesmo é assistir um filminho, passear no shopping, comer e comprar coisas boas! Ah como a vida é cheia de coisas, quase não dá tempo de fazer tudo! Mas, e a minha alma como fica? E o meu coração? Tudo isso realmente me traz alegria, passageira, mas é alegria né?! Eu sei que Jesus traz a alegria permanente, mas não tenho tempo pra me relacionar com Ele, pra ouvir o que Ele tem a me dizer, não dá! Talvez quando eu estiver velhinho, que a vida estará mais calma, aí dá pra eu seguir um caminho mais sério, mais estreito. Pensando bem, não sei se um dia serei velhinho, não sei nem se estarei por aqui amanhã, é melhor que eu divida mais o meu tempo e separe parte dele para Jesus.

Leia a Bíblia ela precisa estar dentro de você.

O CELULAR E A BÍBLIA - Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que tratamos o nosso celular?

E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na bolsa?
E se déssemos uma olhada nela várias vezes ao dia?
E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, no escritório...?
E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos?
E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?
E se a déssemos de presente às crianças?
E se a usássemos quando viajamos?
E se lançássemos mão dela em caso de emergência?
Mais uma coisa...

...Ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal. Ela "pega" em qualquer lugar....
...Não é preciso se preocupar com a falta de crédito porque Jesus já pagou a conta e os créditos não têm fim...
...E o melhor de tudo: não cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida.

"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto"! (Is 55:6)

Quantos querem ter vitória aqui ? Leia a Bíblia – Vamos folhear a palavra

Sl 1; Jos 1 ; Sl 119: 9, 11, 25,26, 28, 49,50, 73,81,92, 97, 105, 114, 129, 130, 161, 165, 173

Quer ter vitória se encha da palavra, a palavra vai te encher, vai te alegrar, vai te renovar

3º - Você é Vencedor – Já vencestes – Não diz vai vencer...

(Hebreus 12:1) - PORTANTO  nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço ( empecilho; impedimento) , e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência ( de passo em passo; de fé em fé ) a carreira que nos está proposta, ( céu ) (Hebreus 12:2) - Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

Sucesso Jovem e supere as suas expectativas, em Cristo você é mais que vencedor.

Pr. Ezequiel Barbosa

Comentários

Postagens mais visitadas