Namoro, Noivado e Casamento


Meu namoro é de Deus? Como deve ser meu namoro? Com quem casar? Posso namorar alguém que não é evangélico? Eu vou ser feliz?
Vou ficar noiva (o) e agora? O que é o casamento?
Como resolver os conflitos no casamento?


Trabalhei muito tempo com jovens e adolescentes e perguntas como estas são comuns no meio deles. Até mesmo entre os pais preocupados com seus filhos. É salutar e imprescindível esta preocupação, parabéns aos jovens que pensam nisso e aos pais e líderes preocupados com a nossa juventude. Porém antes de adentrarmos nestes pontos vamos entender alguns princípios básicos.

1º - Deus nos criou e nos chamou para termos uma vida de relacionamento profundo com Ele. Alcançamos esta graça por intermédio de Jesus Cristo. Satanás sempre fez de tudo para impedir o relacionamento do homem com Deus. Alguns não entendem, outros não acreditam, mas o maior desejo de Deus é te ver feliz. Talvez você possa até dizer “Mas como pastor olhe todas as dificuldades e lutas que eu enfrento. Como Deus quer me ver feliz? Tudo só dá errado na minha vida? Amado creia o melhor de Deus está por vir, creia nesta palavra em Jeremias 29:11 - Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Deus tem reservado coisas inefáveis e especiais para você, porém entenda que o nosso inimigo veio para matar, para roubar e para destruir.Mas Jesus veio para te dar vida e vida com abundância, em Cristo passamos a ser novas criaturas, e aquilo que era velho em nossas vidas ficam para trás e tudo se torna novo em Cristo. Passamos a viver uma novidade de vida, uma vida em que teremos aflições e lutas, sim, mas também de abundância, de vitórias e de conquistas.

2º - Se cumprirmos a palavra de Deus e obedecermos a sua voz, ele sempre têm o melhor para nós.. Assim, nos diz a Bíblia Sagrada "aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" ; em Hebreus 10.36: "Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa".

3º - Devemos entender que precisamos cumprir a vontade de Deus. Estamos debaixo da soberana vontade de Deus, do Seu querer. E debaixo desta soberana vontade, Deus nos deu o chamado livre-arbítrio. Eu escolho, ou deixo que Deus me oriente o pai sempre tem o melhor para os seus filhos. Quando sou orientado pelo Espírito Santo a não tomar aquela decisão ele tem algo melhor para minha vida, e é justamente isto que muitas pessoas não entendem durante a vida inteira, e sofrem constantemente por teimosia. Se aceitasse o que Deus tinha proposto o sofrimento seria bem menos.

4º - Trazendo para a vida a dois eu preciso saber que quando o Senhor me diz que uma determinada pessoa não é de sua vontade para namorar e casar comigo, é porque aquela pessoa:

1.     Não dará certo comigo, incompatibilidade de gêneros.
2.     Está usando de engano na igreja (Gato e gata arranham)
3.     Não tem compromisso com Deus e vai brincar com meus sentimentos.
4.     Tem até boas intenções comigo, mas não tem compromisso com a palavra de Deus.
5.     Não tem firmeza espiritual, e amanhã me trará sérios prejuízos (Hoje um santo amanhã um lobo)
6.     Deus sabe que ele não gosta de trabalhar e que vou sofrer toda a minha vida
7.     Deus sabe que ela é relaxada e só vai me tirar do sério

5º - Se você conseguiu entender estes princípios você já passou a dar um grande passo para o seu sucesso, em sua vida sentimental e vai viver o melhor de Deus para você.

Gênesis 2:18)- E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. (Gênesis 2:19) - Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. (Gênesis 2:20) - E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. (Gênesis 2:21) - Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; (Gênesis 2:22) - E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. (Gênesis 2:23) - E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. (Gênesis 2:24) - Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

Deus olhou para a terra e viu todos os animais bem acompanhados e olhou para o homem e o viu só. Adão estava triste e olhando para os outros animais, cada um com a sua companheira. Adão estava bem espiritualmente era amigo íntimo de Deus. Estava bem geograficamente, morava bem, uma linda casa, estava bem financeiramente, tinha de tudo que queria, mas emocionalmente ele estava carente. Precisava de uma companheira, e Deus o fez dormir em um sono profundo e Adão sonhou com uma linda mulher, e da costela de Adão, o Senhor Deus criou a Eva. Quando Adão a viu fez a mais linda declaração de amor “Esta será osso dos meus ossos e carne da minha carne”.

O homem e a mulher se completam um ao outro. Dizem os grandes hermeneutas e poetas que Deus não criou a mulher dos pés para o homem não pisar nela, que Deus não criou a mulher do pescoço para que ela fosse submissa e não mandona, mas Deus criou da costela para que ela fosse amada, abraçada e amparada pelo homem.

O relacionamento do ser humano a dois é composto de três fases:

1º - Namoro - O namoro

  • O namoro é o estágio do conhecimento, onde vamos passar a descobrir um pouco mais sobre a pessoa com quem estamos nos relacionando.
  • Você passa a se despertar para conhecer tudo sobre aquela pessoa: o que ela gosta de fazer, de comer, de vestir, etc. Os projetos e sonhos, da pessoa. E onde você se enquadra na vida dela.
  • É onde começam a brotar algumas qualidades e defeitos da pessoa, uns escondem os defeitos, e só mostram as qualidades, depois ...
  • Também é um período de amizade, pois o relacionamento só dará certo se houver uma amizade entre o casal
  • Mas também é um momento espiritual de começarmos a orar juntos, estudar a Palavra de Deus e jejuar um pelo outro.
2º - Noivado - O noivado

  • É um passo mais sério, onde para se noivar o casal já deve estar preparando as coisas para o casamento.
  • É a etapa do planejamento da vida a dois no futuro, é a preparação para a compra de casa, terreno, móveis, onde vamos morar
  •  É um período muito delicado na vida do casal pois é o momento da reta final para o casamento.
  • Tudo deve ser muito criterioso, debaixo de muita oração e direção de Deus.

3º - Casamento - O casamento

  • O casamento é onde os dois se completam
  • Passa a ser um envolvimento espiritual, mental e físico.
  • O homem e a mulher só passam há ser uma só carne por meio do casamento, assim relacionamento sexual fora do casamento é totalmente contra os propósitos de Deus para com o homem.

Assim o Amor do casal:
·         Começa no namoro - no plano espiritual.
·         Continua no noivado - no plano social.
·         Realizar-se-á no casamento - no plano físico.

Ore, não se precipite  e espere o tempo certo de Deus ...continua depois

Pr. Ezequiel Barbosa

Comentários

Postagens mais visitadas