Vindas são as Bodas do Cordeiro



Texto :  Ap 19.7
Tema : Vindas são as Bodas do Cordeiro

(Atos 14:2) - Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.

Minha preocupação como pastor:

(II Corintios 11:2) - Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.

(II Tessalonicenses 2:1) -  ORA, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele,

Existem 7 promessas em Apocalipse para os vencedores

  1. (Apocalipse 2:7) - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.

  1. (Apocalipse 2:11) - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.

  1. (Apocalipse 2:17) - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.

  1. (Apocalipse 2:26) - E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, (Apocalipse 2:27) - E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. (Apocalipse 2:28) - E dar-lhe-ei a estrela da manhã. (Apocalipse 2:29) - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

  1. (Apocalipse 3:5) -  O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. (Apocalipse 3:6) - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

  1. (Apocalipse 3:11) - Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. (Apocalipse 3:12) - A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. (Apocalipse 3:13) - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

  1. (Apocalipse 3:121) - Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. (Apocalipse 3:122) - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Quando será as Bodas do Cordeiro?

1º - Após o arrebatamento, parousia, o rapto da igreja

2º - Depois que a igreja passar pelo Tribunal de Cristo – onde receberemos o nosso galardão pela fidelidade e pelos serviços prestados para Deus.

3º - Após o arrebatamento e o tribunal de Cristo nós passaremos pelas Bodas do Cordeiro


O que é as Bodas do Cordeiro

1.     É o casamento de Jesus com a igreja
2.     Deus iniciou a História do mundo com o casamento de Adão e Eva
3.     Terminará com o casamento de Cristo com a Igreja

1.     A figura do casamento é usada freqüentemente nas Escrituras para representar a relação entre Deus e seu povo.  (Cantares de Salomão)

2.     No Velho Testamento, Deus é o marido e o povo de Israel, a mulher.

3.     No Novo Testamento, Cristo é o noivo e a igreja, a noiva.

O desposado começou com uma cerimônia entre as duas famílias quando o valor do pagamento, chamado o "dote", foi combinado e pago pelo homem aos pais da moça.

1º - Quem era esta noiva? Como ela é cega, manca, pobre, nua, ferida,

(Romanos 3:10) - Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. (Romanos 3:11) - Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. (Romanos 3:12) - Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. (Romanos 3:13) - A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; (Romanos 3:14) - Cuja boca está cheia de maldição e amargura. (Romanos 3:15) - Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. (Romanos 3:16) - Em seus caminhos há destruição e miséria; (Romanos 3:17) - E não conheceram o caminho da paz. (Romanos 3:18) - Não há temor de Deus diante de seus olhos. (Romanos 3:19) - Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.(Romanos 3:20) - Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. (Romanos 3:21) - Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; (Romanos 3:22) - Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. (Romanos 3:23) - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Romanos 3:24) - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

2º- O que o noivo fez por ela ?

(Ezequiel 16:8) - E, passando eu junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; e estendi sobre ti a aba do meu manto, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei em aliança contigo, diz o Senhor DEUS, e tu ficaste sendo minha. (Ezequiel 16:9) - Então te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo.(Ezequiel 16:10) - E te vesti com roupas bordadas, e te calcei com pele de texugo, e te cingi com linho fino, e te cobri de seda.  (Ezequiel 16:11) - E te enfeitei com adornos, e te pus braceletes nas mãos e um colar ao redor do teu pescoço. (Ezequiel 16:12) - E te pus um pendente na testa, e brincos nas orelhas, e uma coroa de glória na cabeça. (Ezequiel 16:13) - E assim foste ornada de ouro e prata, e o teu vestido foi de linho fino, e de seda e de bordados; nutriste-te de flor de farinha, e mel e azeite; e foste formosa em extremo, e foste próspera, até chegares a realeza. (Ezequiel 16:14) - E correu de ti a tua fama entre os gentios, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o Senhor DEUS.

“A beleza da noiva depende do noivo”. A glória é do noivo

3º - O noivo a amou e desposou-se dela na cruz

(Efésios 5:25) - Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, (Efésios 5:26) - Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, (Efésios 5:27) - Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

Nos costumes Judaicos

1º - O noivo desposava da noiva - Primeiro passo oficial ao casamento era um compromisso assumido pelo casal onde se prometiam um ao outro.  Assim Maria foi desposada com José

(Mateus 1:18) - Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
(Deuteronômio 20:7) - E qual é o homem que está desposado com alguma mulher e ainda não a recebeu? Vá, e torne-se à sua casa, para que porventura não morra na peleja e algum outro homem a receba.

2º - Havia um Intervalo de Espera - o desposório. ( a igreja vive o desposório)

1.     A noiva se preparava para o seu noivo no desposório.

2.     Durante este tempo a noiva era importantíssimo manter a pureza, e a fidelidade.

(Mateus 1:19) - Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. (Mateus 1:20) - E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; (Mateus 1:21) - E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

3.     Não deixando o amor se acabar pela distância, ou pelas dificuldades

(Cânticos 8:6)- Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas. (Cânticos 8:7) - As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.

Cuidado para não perder o amor pelo Noivo

Ap 2. 4 –  Éfeso - Tenho contra ti que deixaste o primeiro amor

I Tes 5. 19 – Não extinguais o Espírito Santo  - (apagueis o fogo)

4.     A noiva não via mais o noivo no desposório

Ele ia cuidar das coisas para o casamento, dos preparativos para a festa, da casa

Como a noiva sabia sobre o noivo?  Pelo amigo do noivo

O noivo deixava um amigo para cuidar da noiva, para levar a ele notícias:

1.     Do noivo para a noiva
2.     Da noiva para o noivo

O noivo não marcava a data do casamento vinha sem avisar

1.     “A noiva que queria saber do noivo tinha que conversar com o amigo do noivo”
       Como ele está ? Quando ele vem ?

Tinha muita gente dizendo:

 “O noivo não vem, não vai chegar, deixa ele para lá, sai com outro”
  1. O noivo vinha a noite para buscar a noiva, que tinha que estar preparada, pronta
  2. O noivo vinha sem avisar
  3. A noiva tinha que se preparar todo dia
  4. A noiva sabia das informações do noivo pelo amigo do noivo
  5. O noivo levava a noiva para a casa que havia preparado

E o convite para o casamento

1º - Para todos

(Mateus 22:2) - O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho; (Mateus 22:3) - E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir.

(Lucas 14:22) - E disse o servo: SENHOR, feito está como mandaste; e ainda há lugar.
(Lucas 14:23)-   E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.

Vestes para o casamento

(Mateus 22:11) - E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. (Mateus 22:12) - E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. (Mateus 22:13) - Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. (Mateus 22:14) - Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

(Cânticos 6:10) - Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército com bandeiras?

1.     Aparece como a Alva do dia
2.     Formosa como a lua
3.     Brilhante como o sol
4.     Exército de Bandeira

Durante a Grande Tribulação ( Haverá 7 anos de sofrimento na terra para os que ficarem )

Nas Bodas do Cordeiro 7 anos de alegria para os que subirem ( judeus as bodas duravam 7 dias )

Quem serão Participantes :

Você, Você , Eu  A igreja ( Noiva ) ;  Jesus ( o Noivo )

– anjos, serafins, arcanjos, querubins – Os amigos do noivo ( os santos do antigo testamento )

Entrada do Noivo e da  Noiva no palácio celestial

A entrada do noivo ( Jesus)

(Apocalipse 19:4) - E os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia! (Apocalipse 19:5) - E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes. (Apocalipse 19:6) - E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.

A entrada da noiva ao entrar pelos portais celestiais os anjos cantarão ( A igreja)

(Apocalipse 19:7) - Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. (Apocalipse 19:8) - E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.
Aos convidados ( Os santos do velho testamento e os que morrerão antes do arrebatamento)
(Apocalipse 19:9) - E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.

Jesus diz para a igreja

(Cânticos 2:11) - Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi; (Cânticos 2:12) - Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. (Cânticos 2:13) - A figueira já deu os seus figos verdes, e as vides em flor exalam o seu aroma;
levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem.

 - Regozijemo-nos   
2º - Alegremos-nos 
3º - Demos-lhe glória

·         Este grande dia está chegando.  Aleluia !!!
·         E os salvos em Cristo serão chamados para entrarem na sala do banquete

(Cantares 2:4) - Levou-me à casa do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor.

Mestre de cerimônia diz

Sobre o noivo

(Salmos 45:1) - O MEU coração ferve com palavras boas, falo do que tenho feito no tocante ao Rei. A minha língua é a pena de um destro escritor. (Salmos 45:2) - Tu és mais formoso do que os filhos dos homens; a graça se derramou em teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre. (Salmos 45:3) - Cinge a tua espada à coxa, ó valente, com a tua glória e a tua majestade. (Salmos 45:4) - E neste teu esplendor cavalga prosperamente, por causa da verdade, da mansidão e da justiça; e a tua destra te ensinará coisas terríveis. (Salmos 45:5) - As tuas flechas são agudas no coração dos inimigos do rei, e por elas os povos caíram debaixo de ti.(Salmos 45:6) - O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade.  (Salmos 45:7) - Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.(Salmos 45:8) - Todas as tuas vestes cheiram a mirra e aloés e cássia, desde os palácios de marfim de onde te alegram. (Salmos 45:9) - As filhas dos reis estavam entre as tuas ilustres mulheres; à tua direita estava a rainha ornada de finíssimo ouro de Ofir. 

Sobre a noiva

(Salmos 45:10) - Ouve, filha, e olha, e inclina os teus ouvidos; esquece-te do teu povo e da casa do teu pai. (Salmos 45:11) - Então o rei se afeiçoará da tua formosura, pois ele é teu Senhor; adora-o. (Salmos 45:12) - E a filha de Tiro estará ali com presentes; os ricos do povo suplicarão o teu favor. (Salmos 45:13) - A filha do rei é toda ilustre lá dentro; o seu vestido é entretecido de ouro. (Salmos 45:14) - Levá-la-ão ao rei com vestidos bordados; as virgens que a acompanham a trarão a ti. (Salmos 45:15) - Com alegria e regozijo as trarão; elas entrarão no palácio do rei. (Salmos 45:16) - Em lugar de teus pais estarão teus filhos; deles farás príncipes sobre toda a terra. (Salmos 45:17) - Farei lembrado o teu nome de geração em geração; por isso os povos te louvarão eternamente.
Este amor é profundo e inseparável

(Romanos 8:35) - Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? (Romanos 8:36) - Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. (Romanos 8:37) - Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. (Romanos 8:38) - Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, (Romanos 8:39) - Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Após Cristo apresentará a sua noiva a todos os convidados

  1. As bodas duravam 7 dias  - Jz 14.17

(Juízes 14:17) - E chorou diante dele os sete dias em que celebravam as bodas; sucedeu, pois, que ao sétimo dia lho declarou, porquanto o importunava; então ela declarou o enigma aos filhos do seu povo.

  1. A lua de mel durava 1 ano – A lua de Mel será no Milênio 1000 anos

(Deuteronômio 24:5)- Quando um homem for recém-casado não sairá à guerra, nem se lhe imporá encargo algum; por um ano inteiro ficará livre na sua casa para alegrar a mulher que tomou.

Comeremos com ele na mesa

(Lucas 22:27) - Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve. (Lucas 22:28) - E vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações. (Lucas 22:29) - E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou, (Lucas 22:30) - Para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel.

Comeremos com os santos do Antigo Testamento na mesa

Vamos relembrar a lista dos convidados e das convidadas ( Diga um nome)

Abraão, José, Davi, Josué...Daniel, Débora, Ester...

(Mateus 8:11) - Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;

O próprio Jesus nos servirá

(Lucas 12:37)-   Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.

Esta será a maior reunião dos salvos

(Romanos 14:17) - Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

(Efésios 5:18) - E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;

////

(II Tessalonicenses 2:1) -  ORA, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele,

1.     Você gosta de festa? Deus também gosta! Nosso Deus é um Deus festeiro.
  1. Deus ordenou que Israel fizesse algumas festas para Ele.
3.     No livro de Levítico, no capítulo 23,  o Senhor fala das Festas que Ele queria

Em Levítico 23:2, Ele diz a Moisés: “fala aos filhos de Israel e dize-lhes: As solenidades do Senhor, que convocareis, serão santas convocações...”

O que é uma Convocação? É um chamado, um convite especial. Então, as Festas Bíblicas são um convite santo para nos alegrarmos com o Senhor.

NOSSO DEUS GOSTA DE FESTA  E DO Nº 7  Você já vai entender

AS 7 FESTAS DO SENHOR / O inimigo quer criar 7 dias de Carnaval, na Bahia e Pernambuco já é
a) Deus estabeleceu exatamente 7 Festas para serem comemoradas anualmente por Israel:

Páscoa, Pentecostes , Pães Asmos , Primícias,  Trombetas, Dia da Expiação e Tabernáculos

b) As duas primeiras festas

Páscoa e Pães Asmos duravam  7 dias e a última dos Tabernáculos também durava 7 dias.

c) Na festa da Páscoa e Pães Asmos

eram sacrificados 14 cordeiros (7 + 7) diariamente.

d) 7 semanas após a festa da Páscoa, havia a festa de Pentecostes

 7 semanas após a Páscoa. Na festa de Pentecostes 7 cordeiros eram sacrificados.

e) O 7.º mês do Calendário Judaico é especialmente sagrado,

Tem 3 festas,

f) Na 7.ª festa (= dos Tabernáculos),

eram sacrificados 98 cordeiros (7 + 7 x 7); além de 70 novilhos (10 x 7);
com 14 carneiros (7 + 7); e também 7 bodes.

Agora de todas estas festas nada será comparável à festa das Bodas do Cordeiro

E ele quer que todos participem desta festa

(Mateus 22:2) - O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho; (Mateus 22:3) - E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir.

(Lucas 14:22) - E disse o servo: SENHOR, feito está como mandaste; e ainda há lugar.
(Lucas 14:23)-   E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.

O desejo de Deus é realizar uma grande festa NO CÉU - AS BODAS DO CORDEIRO
(Apocalipse 19:9) - E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro.

(Mateus 22:4) - Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas.

Eis que já preparei o meu banquete: os meus bois e cevados já foram abatidos, e tudo está pronto; vinde para a FESTA .

1º - Vários fatores devem ser levados em conta para a relização de uma festa.

·         Aqui Na terra o mais importante é saber o quanto vai gastar,
·         Mas Deus não vai economizar ele é dono de tudo.

1.     A mesa para os convidados
2.     O que será servido
3.     Louça que será usada , toalha celestial, talheres especiais  e guardanapos.
4.     Cada detalhe é muito importante para o sucesso da recepção ou da festa
5.     Serviço estilo francês, americano ou inglês

No céu Deus não vai economizar no requinte, na beleza, no esplendor, na glória, na majestade

Será algo divino, celestial,

(I Corintios 2:9) - Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.

(I Corintios 2:14) - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

(II Corintios 4:16) - Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. (II Corintios 4:17) - Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; (II Corintios 4:18) - Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

Olha o nº 7 de Novo
  1. A festa era feita na casa do pai

(Juízes 14:10) - Descendo, pois, seu pai àquela mulher, fez Sansão ali um banquete; porque assim os moços costumavam fazer.

Por isso Jesus diz :

(João 14:1) - NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. (João 14:2) - Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. (João 14:3) - E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
  1. As festas de casamento em Israel também duravam 7 dias 
  2. Por isso acabou o vinho em Caná da Galiléia – 7 dias comendo e bebendo

A festa de Sansão durou 7 dias

(Juízes 14:12) - Disse-lhes, pois, Sansão: Eu vos darei um enigma para decifrar; e, se nos sete dias das bodas o decifrardes e descobrirdes, eu vos darei trinta lençóis e trinta mudas de roupas.

(Juízes 14:17) – E chorou diante dele os sete dias em que celebravam as bodas;

  1. A festa do Casamento da Igreja com o Cordeiro durará 7 anos

  1. 7 dias de festa e A lua de mel que durava 1 ano ?

(Deuteronômio 24:5)- Quando um homem for recém-casado não sairá à guerra, nem se lhe imporá encargo algum; por um ano inteiro ficará livre na sua casa para alegrar a mulher que tomou.

A nossa lua de Mel será no Milênio 1000 anos

Agora ela não é mais a noiva é a esposa do Cordeiro

(Apocalipse 21:9) - E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.

No final vamos falar disto,  a esposa é o todo, são todos que moram na nova Jerusalém


  1. Era costume o noivo celebrar com a noiva e depois apresentar a noiva ao pai e para os convidados

  1. Cristo apresentará a sua noiva ao seu pai

(Mateus 10:32) - Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.

  1. Cristo apresentará a sua noiva a todos os convidados

(Lucas 12:8) - E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.

(Apocalipse 3:5) -  O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. (Apocalipse 3:6) - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

E Jesus fará isso com alegria

(Judas 1:24) - Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, (Judas 1:25) - Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.

Jesus dirá este é o meu tesouro

(Malaquias 3:17) - E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. (Malaquias 3:18) - Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.

Se cumprirá o texto do profeta Isaías

(Isaías 53:11) - Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito;
(Isaías 53:12) - Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo;
Os anjos cantando e adorando ao Cordeiro

(Apocalipse 5:9) - E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;

Promessa de Jesus na terra :

(Mateus 26:29) - E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai.

(Cânticos 2:4) - Levou-me à sala do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor.

O texto apocalíptico fala de festa , bodas

1.     Como será a mesa para os convidados ?

Os reis antigamente tinham mesas grandes , 200 m, 300m

A maior mesa de almoço do mundo — medida por representantes do Guiness — tem 600 metros de comprimento e foi armada no Brasil.

2.     Os grandes banquetes – lá na ponta não dá para ver o outro.
3.     O que será servido nesta mesa ?
4.     Louça que será usada , toalha celestial, talheres especiais

NÃO SERÁ UM Serviço estilo francês, OU americano ou inglês

Será um serviço angelical, divino, especial

Comeremos com ele na mesa

(Lucas 22:27) - Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve. (Lucas 22:28) - E vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações. (Lucas 22:29) - E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou, (Lucas 22:30) - Para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel.

  1. Comeremos com os santos do Antigo Testamento na mesa

(Mateus 8:11) - Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;

Vamos relembrar a lista dos convidados e das convidadas (Pense em um nome)
Vamos dizer todos juntos o nome que você pensou.

Abraão, Isaque , Jacó, José, Davi, Josué...Daniel, Débora, Ester...

  1. Milhares de salvos, de todas as tribos , raças, línguas e nações

  1. O próprio Jesus nos servirá

(Lucas 12:37)-   Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando!
Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.

A paz do Senhor Pedro, Paulo, João

Esta será a maior reunião dos salvos

(Romanos 14:17) - Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

(Apocalipse 19:7) - Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.

(Cânticos 8:7) - As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.

(Apocalipse 7:11) - E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, (Apocalipse 7:12) - Dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém. (Apocalipse 7:13) - E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? (Apocalipse 7:14) - E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. (Apocalipse 7:15) - Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra. (Apocalipse 7:16) - Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles. (Apocalipse 7:17) - Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.

Pr. Ezequiel Barbosa (Rio Claro/SP)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas