DEVERES DA ESPOSA PARA COM O ESPOSO



Leiamos Efésios 5:22-25 / I Pedro 3:1-7

Vejamos os deveres básicos da mulher :  Submissão & Respeito ( obedecer o marido e respeita-lo)

1º - Submissão

A idéia de submissão não é aceita por muitas mulheres. Algumas até se revoltam com isso pois pensam que ser submisso é ser capacho, inerte e sem valor.

Submissão não é isso, esta atitude de estar debaixo das minhas ordens é chamada de subserviência.

Satanás quer demonstrar para as mulheres que ser submisso é algo degradante para que não possa vir a se concluir o projeto de Deus para o casal.

Este mal ocorre por não saberem o significado correto de submissão e alguns homens que não conhecem a palavra de Deus, abusarem do texto como sendo algo que reprima e humilhe a a mulher. Este nunca foi o desejo de Deus. O desejo de Deus é ver o casal feliz.

Ser submisso, é estar debaixo de uma missão, de uma vocação.
E Deus comissionou a mulher para ser adjutora do homem, ajudadora, companheira, auxiliadora, etc.

Sub – estar debaixo de . Isto significa que a mulher está debaixo de uma missão divina.

Exercer missão de apoio, missão de auxílio, missão de ajuda AO SEU ESPOSO.

1)     Quando ela é submissa ela tem um profundo sentimento de confiança arraigado no seu coração respeitando assim o projeto de Deus para a vida do seu marido. Isto significa que antes da mulher ser submissa ao marido, ela deve dar prova de submissão ao Senhor.
2)     Quando, porém, uma decisão tem de ser tomada e existe uma diferença de opinião, a esposa deve reagir com uma atitude de cooperação aceitando a palavra final do marido, mas sempre colocando o problema e a decisão nas “mãos do Senhor”, para que Ele possa confirmar ou direcionar melhor esta decisão.
3)     Quando ela é submissa ela é compreensiva e entende a situação em que estão passando e age com prudência.
4)     Submissão também é ser romântica, e surpreender o marido com atitudes de romantismo.
5)     Submissão também é ser boa dona de casa cuidando com alegria da casa e dos filhos.
Existem mulheres que querem roubar a autoridade de seus esposos
Por favor!!! Não roube a autoridade do seu esposo, você vai destruir o seu casamento e a sua família.
Como pode ser isto pastor?

·         Mentindo : “Eu estou doente por sua causa”
·         Falsa Espiritualidade : “Mas Deus falou comigo”
·         Silêncio :  “Se não for do jeito que eu quero eu não falo mais com você”
·         Gastos Excessivos : “ Eu vou gastar mesmo ele não manda em mim”
·         Ameaças : “ Eu vou me matar, eu vou embora, eu nunca te amei”

Nunca se esqueça não deve ser do seu jeito, mas do modo de Deus.

Há casos de homens que são totalmente descabeçados, porque a cabeça é Cristo. E um homem descabeçado não pede a orientação divina.

A mulher deve ajudá-lo com cuidado, amor e carinho para que não haja acontecimentos ruins que prejudiquem a família.
           
A mulher que exerce o papel de submissão passa a ser sócia do seu marido. E a empresa chamada FAMÍLIA irá bem em nome de Jesus.


2º - Respeito

Prov. I-1: I "Toda a mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba-a com as suas mãos."
O respeito no relacionamento do casal, implica obediência e sujeição. A esposa deve respeitar o marido o honrando.

Como pode ser feito isso?
Você quer que seu marido passe um tempo especial com você?

1)     Ela deve respeitá-lo, apoiá-lo e prestigiá-lo com todas as forças, com interesse e com tempo.

  • Começe a pedir opiniões, conselhos a seu marido com respeito a decisões a serem tomadas. (mobília, roupas, opção de alimentos)
  • Procure oportunidades para chamar atenção para as qualidades positivas de seu marido quando estiverem com outras pessoas.
  • Aprecie a profissão de seu marido. Dê importância, valor para as atividades no seu trabalho. Converse com ele sobre dificuldades que ele enfrenta lá no seu trabalho.
  • Não deixe passar 2 dias sem expressar admiração por algo que ele tenha feito ou dito. Lembre: - se é muito melhor você estar com pessoas que fazem você sentir-se especial do que com aquelas que não lhes transmitem esse sentimento.
  • Dê apoio nos alvos pessoais de seu marido (melhor emprego, maior renda, no ministério)
  • Respeitar é não desafiá-lo, nem fazer-lhe concorrência; comunicar-lhe a opinião sobre o que for necessário, dar sugestões, mas deixar que ele tome as decisões.
·         Respeitar é também valorizar as boas qualidades do marido e também perdoar suas falhas e erros.
·         Respeitar é ser fiel e leal ao seu marido, nos seus sentimentos e nas suas afeições.

2)     Ela deve promover descanso para ele no lar; recebê-lo melhor do que outras mulheres (secretária, colegas de trabalho, vizinhas).

Quando ele chegar em casa receba ele sempre com carinho, amor, e afeto. Isto é respeito, é valorizar quem você ama.

- Casa arrumada
- Pareça o mais atraente possível quando ele chega em casa. ( perfumada, a melhor roupa, cabelo penteado.)
- Louça lavada
- Roupa guardada
- Prepare refeições apetitosas que ele gosta. (conforme o orçamento da casa, não precisa exagerar),
- Ouça-o com atenção.
- Através do tom de voz. Seja meiga, fale baixo, macio.
- Não permita que ele tenha que competir com a TV, louça e até mesmo as crianças.

Quando seu marido chega em casa, a pior coisa que você pode fazer é recebê-o com um comentário negativo sobre algo que ele se esqueceu ou algum desastre ocorrido durante o dia.
Não que você não deva falar sobre estas coisas, apenas existe um modo correto hora certa para abordá-las.

Espere até que ele tenha tido tempo de descansar ou até que a casa fique silenciosa.

A chegada do marido ao lar, a recepção deve ser tranqüila.
- As recepção negativas devem ser a exceção e não a regra.
Use sua sensibilidade para evitar assuntos, palavras ou maneirismo (gestos, mímicas) que possam levar a uma briga. Faça com que sua comunicação seja agradável. Discussão não é uma maneira de chamar atenção de seu marido. Quando seu marido lhe fizer alguma coisa que não lhe agrade, morda a língua (fique quieta a aplique o que aprendemos - Falar na hora certa).

Isso vai fazer com que seu marido fique ansioso por chegar ao lar.

Mostre que ele é precioso para você. Quando seu marido chegar perto de você, seu sorriso, suas expressões, seu brilho nos olhos, devem comunicar a ele como você está contente por vê-lo.

Ele se sentirá atraído por você como um imã.

Querida cheguei ...
4)    Procure a deseje obter o perdão do seu marido sempre que o ofender.

A melhor maneira de pedir perdão é olhar nos olhos e sem desculpas dizer a ele:- Eu estou errada, me perdoe.

Você admirando seu marido, fazendo com que ele se sinta bem querido e feliz no seu lar, ele vai começar a ser atraído cada dia mais a estar perto de você, junto de você. Ele vai ser atraído a passar um tempo especial com você todos os dias.
Que possam ter esposas de acordo com o coração do Senhor!
10 PERGUNTAS PARA AS MULHERES


1)Minha vida é controlada pelo Espírito Santo?
2) Aceito meu marido como ele é?
3) Estou seguindo a liderança do meu marido?
4) Estou vivendo debaixo da proteção de meu marido?
5) Meu marido é prioridade em minha vida?
6) Estou disposta a submeter-me e a obedecer meu marido?
7) Tento ser sexualmente atraente a meu marido?
8) Cuido de minha aparência?
9) Estou atolada em autocomiseração, medo ou depressão?
10) Creio que o coração do meu marido está nas mãos do Senhor?

Muitas mulheres reclamam do marido desatento, aquele que não presta atenção em nada (roupa, sapato, comida, etc...) a muitas delas já perderam as esperanças em relação a mudança de seu marido.

Mas, isso pode ser transformado.

Faça sua parte a peça sabedoria ao Senhor.
- Plante sementes de amor. A medida que você descobre as necessidades de seu marido e faz um esforço especial para satisfaze-los, ele irá eventualmente notar sua iniciativa a apreciar, admirar você e  procurar também satisfazer as suas necessidades.

Segundo os psicólogos existem 15 Tipos de Esposas:

1 - Malcriada: Briguenta e respondona.
2 - Opiniosa: Só dá opiniões fora de hora, só a dela está certo
3 - Punidora: Pune o marido e os filhos de várias maneiras. ( inclusive na relação sexual, e na alimentação)
4 - Fofoqueira: Fala mal te todo mundo, ninguém presta
5 - Irresponsável: Imatura.
6 - Gastona: Gasta demais sem poder, em coisas vãs
7 – Ciumenta : ( sem causa )
8 - Reclamadora: Insatisfeita, nada presta, melhor é o dos outros
9 - Nervosa: É agitada, grita na casa, fala alto, qualquer coisa é motivo para gritos
10 - Desiludida : frustrada com tudo e com todos
11 - Parcial com os filhos, o marido sempre está errado
13 – Santarrona – só ela é santa , o marido e os filhos são desviados
14 – Hipócrita- Fala bem da mulher e dos filhos na ausência, mas é hostil e briguento na presença.
15 - Ideal: Cuidadosa, piedosa, amorosa, caprichosa, trabalhadora, prudente, econômica

Minha irmã seja uma mulher virtuosa, Prov.31:10 - Prov.12:4. A mulher chamada virtuosa é aquela que tem uma disposição, firme a habitual para prática do bem. Ela tem um coração compassivo e mão sempre estendida para ajudar os necessitados..

Enfim esta mulher é capaz de satisfazer qualquer homem, mas a mais elevada de suas virtudes é que teme ao Senhor Prov 31 :30.
Qualidades da mulher virtuosa:

- Ela é laboriosa ou trabalhadora ( Pv. 31:13,19,24 )
. é ajuizada ( Pv. 31:16,18 )
. é forte e lutadora ( Pv. 31:17 )
. é boa dona de casa ( Pv. 31:15,21,27 )
. é sábia ( Pv. 31:26 )
. é boa mae ( Pv. 31:28 )
, é boa esposa ( Pv. 31:11,12,23,28 )
. é temente à Deus ( Pv. 31:30 )

Responda:

Você quer que seu marido passe um tempo especial com você?

Sabemos que é difícil, que há problemas seríssimos no casamento a serem vencidos, mesmo sendo nos crentes.

"Mas o Senhor Jesus é que é a fonte da felicidade." Graças a Deus!

Muitas vezes a mulher, esposa se sente frustrada e insatisfeita, mas o primeiro passo para ser curada é guardar a palavra de Deus no coração e pedir a Deus que a toque. "Toca-me, Senhor!"

Pr. Ezequiel Barbosa

Comentários

Postagens mais visitadas