A IGREJA DE CRISTO NÃO PASSARÁ PELA GRANDE TRIBULAÇÃO



Dan 9.24-27 -  A Grande Tribulação

Não queira ficar na terra para passar pela Grande Tribulação

A grande tribulação é para Israel e para os Gentios que não aceitaram a Jesus

Ela é também chamada de:

1.     Última semana de Daniel  - Dn 9. 24-27
2.     Tempo da angustia de Jacó  - Jeremias. 30:7 Sofonias 1:15
3.     Ira futura -  I Tessalonicenses. 1:10 e 5: 9 - Apocalipse 6:16 e 17
4.     Tempo de destruição - I Tessalonicenses. 5:3
5.     Tempo de Eclipse ( escuridão) -  Isaías 24:20-23 Amos 5:18
6.     Tempo de castigo - Ezequiel 20:37-38
7.     Tempo de choro ( pranto ) -  Amos 5:16-17
8.     Tempo de aflição - Mateus 24: 21
9.     Dilúvio de açoites  - Isaías 28:15 e 18

Onde estará você durante a 70ª Semana de Daniel?

(II Tessalonocenses 2: 3) -  Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição,  (II Tessalonicenses 2:4) - o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus. (II Tessalonicenses 2:5) - Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco? (II Tessalonicenses 2:6) - E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. (II Tessalonicenses 2:7) - Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; (II Tessalonicenses 2:8) - E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; (II Tessalonicenses 2:9) - A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, (II Tessalonicenses 2:10) - E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. (II Tessalonicenses 2:11) - E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; (II Tessalonicenses 2:12) - Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade. (II Tessalonicenses 2:13) - Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do SENHOR, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; (II Tessalonicenses 2:14) - Para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso SENHOR Jesus Cristo. (II Tessalonicenses 2:15) - Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa. (II Tessalonicenses 2:16) - E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, (II Tessalonicenses 2:17) - Console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra.


Redução dos dias da Grande Tribulação
Jesus nos diz que os dias de tribulação serão abreviados:

"E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias." (Mateus 24:22)

Propósito da Tribulação
1º - O propósito principal da Tribulação é a preparação do povo de Israel para a segunda vinda de Cristo.

Esta preparação será feita através de castigo:

"Eis que o SENHOR esvazia a terra, e a desola, e transtorna a sua superfície, e dispersa os seus moradores. (3) De todo se esvaziará a terra, e de todo será saqueada, porque o SENHOR pronunciou esta palavra. (6) Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados; por isso são queimados os moradores da terra, e poucos homens restam. (Isaías 24:1,3,6)

E da conseqüente conversão que os trará a Cristo:

"E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro." (Daniel 12:1)

"Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante; e é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela." (Jeremias 30:7)

"Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus. (4) E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel." (Apocalipse 7:3-4)

2º - Imputar o juízo de Deus aos descrentes de todas as nações:
"Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra." (Apocalipse 3:10)

"E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;(17) porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?" (Apocalipse 6:16-17)

"E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra." (Apocalipse 11:18)

A GRANDE TRIBULAÇÃO IRA DURAR SETE ANOS

No estudo sobre as setentas semanas de Daniel, podemos  verificar que  a  última  semana que eqüivalem a sete anos ainda não se cumpriu, e este período que ainda não se cumpriu é exatamente a grande tribulação, que da mesma forma irá durar sete anos, divididas em duas partes de três anos e meio.

1.     Mil duzentos e sessenta dias

(Apocalipse 11:2) - E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses. (Apocalipse 11:3) - E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.

(Apocalipse 12:6) - E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.

2.     Quarenta e dois meses 

(Apocalipse 13:5) - E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.

3.     Tempo e tempos e metade de um tempo 

(Apocalipse 12:14) - E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.

A PRIMEIRA PARTE DA GRANDE TRIBULAÇÃO TRÊS ANOS E MEIO

Como vimos em Daniel 9:27, um fato marcante determina o início da 70ª semana de Daniel, este fato é a assinatura do tratado entre Israel e o Anticristo, o que se dará após o arrebatamento da Igreja de Jesus Cristo.

1.     Ela se inicia com uma ALIANÇA de 7 anos ( são os 7 anos restantes que completam os 490 anos).
2.     Quem fará esta aliança? O "príncipe que há de vir",
3.     Israel fará um acordo com o anticristo por sete anos - Daniel 9:27 - São João 5:43, Isaías 28:15-18
4.     Naturalmente esta aliança será com Israel, pois Deus está revelando a Daniel o que acontecerá ao seu povo e à Jerusalém.
5.     Quando esta aliança for firmada, terão começado os últimos 7 anos da profecia para Israel,
6.     Os últimos 7 anos que precedem a volta de Cristo à Terra para estabelecer o Seu Reino.
7.     Estes 7anos são chamados de tribulação.

João teve a visão do juízo e a descreveu em forma simbólica mostrando que um julgamento segue após o outro:

Selos - Trombetas - Taças

“Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu para abrir o livro e desatar os seus selos.” Apocalipse 5.5

O Cordeiro tomou o livro e começou a abrir os selos Ap 6. 1-8:

1º Selo: Cavalo Branco – o anti-cristo.
2º Selo: Cavalo Vermelho – guerra.
3º Selo: Cavalo Preto – fome (injustiça social).
4º Selo: Cavalo Amarelo – morte.
5º Selo: Visão dos mártires clamando por justiça.
6º Selo: Abalos cósmicos – a natureza é abalada.
7º Selo: Silêncio no céu – de reverência, expectativa e oração aguardando o que ainda está por vir).

Continua depois...

Pr. Ezequiel Barbosa


Comentários

Postagens mais visitadas