O NAMORO CRISTÃO? O QUE É NAMORAR?


Existem 2 situações que poderão definir sua vida 

1.     Um Casamento Feliz e abençoado por Deus

Felicidade não quer dizer ausência de problemas. Duas pessoas que tem Cristo como Senhor no casamento, podem desfrutar de um casamento feliz.

2.     Um Casamento Infeliz

Quando Cristo não é o centro do casamento a tendência é a infelicidade conjugal.

A ESCOLHA É SUA, TUDO COMEÇA PELO NAMORO, DEPOIS O NOIVADO E ENTÃO O CASAMENTO.

1º - Namoro

Pregam hoje um namoro liberal, profano, gerado pela mídia tendenciosa. As novelas, e filmes ensinam que o envolvimento sexual do casal começa no namoro. Em algumas novelas e filmes, mostram os jovens no primeiro encontro se entregando um ao outro. Isto não é amor, isto é libertinagem. É uma grande mentira idealizada por Satanás para poder desfigurar a semelhança de Deus no homem e macular a igreja do Senhor Jesus na terra.

·         É um bombardeio contra os nossos adolescentes e os nossos jovens.
·         E o pior é que os nossos adolescentes estão desenvolvendo com muita agilidade, o desejo de querer namorar ou até mesmo de FICAR...
·         É nesta fase da adolescência que começam os olhares, os flertes, as paqueras e uma série de outros fatores que contribuem para o avanço das carícias no namoro, se não forem controladas pela obediência a palavra de Deus.

Segundo a enciclopédia Wikipédia, namoro é uma instituição de relacionamento interpessoal moderna, que tem como função a experimentação sentimental e/ou sexual entre duas pessoas através da troca de conhecimentos e uma vivência com um grau de comprometimento inferior à do matrimônio. A grande maioria utiliza o namoro como pré-condição para o estabelecimento de um noivado ou casamento. Com a evolução da tecnologia, já é comum encontrar casos de pessoas cujo namoro se dá através das modernas formas de telecomunicação, como o telefone ou a internet. Assim, sendo, casais podem namorar apesar de estarem em países ou continentes distintos.


Este é o conceito mundano do namoro e não o divino, preste atenção.
Alguns fatores que tem levado o crescimento do namoro liberal
a) Televisão ( Novelas, Filmes, Programas Indecentes )
b) Revistas ( Artistas de TV, Cantores, Modelos, Jogadores, etc. )
c) Internet ( Salas de Bate Papos, Programas Imorais)
d) Grupinhos em Escolas, Colégios, Faculdade, Trabalho
A Bíblia é clara: Sexo só depois do casamento.

Namorar é belo, salutar, e normal no meio de jovens solteiros, a Bíblia fala muito pouco sobre o namoro, mas fala muito sobre santidade, uma vida de pureza e de compromisso com Deus.
Nos períodos bíblicos os casamentos eram arranjados pelos pais, como ainda hoje permanece este costume em algumas famílias e países.
            Muitos acham que no período bíblico não havia romantismo, paixão e amor. Veja o caso de Isaque e Rebeca, e Jacó e Raquel e leia atentamente o livro de Cantares de Salomão. Há muito amor e romantismo.

O namoro de Isaque e Rebeca:

(Gênesis 24:63)- E Isaque saíra a orar no campo, à tarde; e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham. (Gênesis 24:64) - Rebeca também levantou seus olhos, e viu a Isaque, e desceu do camelo. (Gênesis 24:65) - E disse ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu SENHOR. Então tomou ela o véu e cobriu-se. (Gênesis 24:66) - E o servo contou a Isaque todas as coisas que fizera.

O namoro de Jacó e Raquel:

Gênesis 29:10)- E aconteceu que, vendo Jacó a Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, irmão de sua mãe, chegou Jacó, e revolveu a pedra de sobre a boca do poço e deu de beber às ovelhas de Labão, irmão de sua mãe.

            Infelizmente nossos jovens hoje estão despreparados e preferem os prazeres da carne a levar uma vida séria com Deus. Paulo disse a Timóteo em ( II Timóteo 2:22 ), “Foge dos desejos da mocidade”. Ele disse foge (ele não disse fica, brinca, aproveita).

Foge é uma expressão forte que indica que a nossa juventude está em perigo, então pare com esse negócio de FICAR, FOGE. 

( Provérbios 6:27-28 )  - "Tomará alguém fogo no seu seio sem que as suas vestes se queimem?" "Ou andará alguém sobre as brasas, sem que se queimem seus pés?"

Paulo queria o bem de seu discípulo Timóteo e diz “Foge dos desejos da mocidade”. O apóstolo sabia que os desejos carnais muitas vezes sobressaem. Na sua carta para a igreja de Roma, ele escreve dizendo:

(Romanos 7:14) - Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. (Romanos 7:15) - Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.

Muitos dos nossos jovens estão sendo levados por alguns momentos de prazer e se esquecendo que a fidelidade para com Deus é eterna. Plante para a eternidade.

Nunca se ache forte demais para vencer o inimigo, pois ele além de perspicaz é casamenteiro, gosta de arrumar namorado para os outros. Sim, e tem mais ele está com uma vontade tremenda de te arrumar uma pessoa do jeito que ele quer, ele é especialista em arrumar encrenca, namoros desiludidos e casamentos falidos.

Ouça a voz do Espírito que habita em você! Leia sempre a sua Bíblia e ore ao Senhor pedindo-Lhe proteção e ajuda para vencer Satanás! Foge dos desejos da mocidade...

A alguns anos atrás o namoro era algo levado a sério pelas famílias, com regras bem definidas e padrão comumente aceito por ambas as partes. O rapaz vinha na casa da moça falava com os seus pais, era todo aquele ritual belo e romântico. Em seguida não havia encontros às escuras sozinhos, eram com a família da moça. Havia diálogos sobre os dois, momentos de romance, troca de olhares, abraços e beijos limitados. Hoje é um abrasamento entre os dois. Não há mais diálogo é só beijos, e carícias íntimas e os atos pré-sexuais encontraram espaço livre. Como conseqüência, o número de jovens e adolescentes que se casaram grávidas ou ficaram  só aumentou vertiginosamente. Várias e várias mães solteiras.

Quais são as conseqüências disto? Várias famílias mal formadas, desestruturadas e que a maioria das vezes acaba em divórcio trazendo tristeza para ambas as famílias dele e dela. Mães solteiras, ou mesmo as que casaram com deficiências de estrutura para ter um casamento sólido, porque não ouviram os pais e nem o pastor. Vão ter filhos que crescem com traumas psicológicos, alguns sem um modelo paterno e materno verdadeiro dentro de casa.

Com isto teremos famílias totalmente sem estrutura na igreja, pois pecam e depois voltam pedindo a misericórdia de Deus. Eu conheço vários casos assim, e hoje estão tentando se recuperar. Quantos que eu já não aconselhei e orientei. Antes e depois de terem errado. Deus é misericordioso ele perdoa, ajuda, mas as cicatrizes e as marcas ficam. Por favor, cuidado com os pratos do inimigo para a sua vida.

Deus tem o melhor para você moço e moça.
                 
Espere em Deus
   
Muitos dizem assim “Pastor o tempo passa, e o meu amor não vem”. Conhece alguém assim?

Talvez você esteja dizendo “Deus esqueceu-se de mim. Todo mundo tem alguém, só eu que não” Algum dia já passou isso em sua cabeça?

            Para muitos estar solteiro é frustrante e desconfortante. Alguns, por não terem encontrado a pessoa certa, acabam desanimando, deixam de vir para a igreja e vão procurar a resposta lá fora. A vida cristã vai ficando vazia e sem motivação.


            Outros passam um pouco dos limites e chegam até a alegar que se "Se Deus não é capaz de me dar alguém, e cuidar da minha vida emocional, não posso entregar as outras áreas da minha vida à Ele",
Espere em Deus ele vai te mostrar que tem o melhor para você e com certeza vai cuidar de todas as áreas de sua vida.

Há vários tipos de pessoas difíceis na igreja veja se você é um destes:

  • Os que não se envolvem com as atividades da igreja, passeios, cultos, congressos, festas, eventos, etc. São aqueles que se trancam no seu mundo. Não participam,não se envolvem e ficam esperando que o "príncipe ou a princesa" caia do céu, num enorme pacote, com um lindo laço de fita rosa.

  • Os conformados com a situação, e ao mesmo tempo trágicos. "O Senhor Deus quer assim, esse é o meu destino, morrerei solteiro".

  • Os chatos e os murmuradores - Só se queixam e não fazem nada para mudar a situação. “Também não tem moço nesta igreja”.

  • Os desesperados. Morrem de medo de ficar "encalhados". “Vou casar com o primeiro que eu achar na minha frente”.


Ilustração : O jovem José falou com o pastor sobre seu amor pela a irmã Chiquinha e ficava orando sempre e insistindo com Deus.

- Senhor dá-me a Chiquinha, dá-me a Chiquinha, eu preciso da Chiquinha. Eu não quero outra.

O pastor o aconselhou, mas José insistia muito. De repente eles começaram a namorar e casaram

Casou alegre da vida. Na primeira semana do casamento ele foi para a igreja com o olho roxo.

O pastor perguntou: - O que foi isso meu filho? Ele respondeu: - A Chiquinha pastor ela é brava demais.

- Pastor eu não quero mais a Chiquinha

- Eu te avisei meu filho quem não espera come quente, e cru.


Também existem algumas questões psicológicas e emocionais que impedem um envolvimento saudável

·         Os tímidos não têm habilidade para se relacionar com as pessoas - não conseguem expor seus pensamentos e conversar com o sexo oposto. Alguns não conseguem falar de suas intimidades e sentimentos - São capazes de conversar sobre tudo, mas sentem grandes dificuldades de compartilhar seus sentimentos.

·         Pessoas que não se amam a si próprio – complexo de inferioridade, sentem-se inferiorizadas e acham que ninguém será capaz de amá-las.

·         Problemas pessoais que envolvam a família - enfermidade na família, problemas financeiros, impossibilidade dos pais sustentarem a casa, principalmente os que são filhos mais velhos, ou filho único acabam tendo que assumir estas responsabilidades e não encontram espaço para se dedicarem à sua vida e evitam até relacionamentos.

·         Traumas emocionais – pessoas que sofreram grandes perdas na vida, pai, mãe, irmão, etc. Os que sofrem abusos sexuais, adquirem bloqueios que os impedem de aprofundar seus relacionamentos afetivos.

·         A ausência do pai, por motivo de morte ou divórcio - Ou lares, onde os pais não desenvolveram um relacionamento de amizade e companheirismo, criam nos filhos inseguranças, dificultando o contato com pessoas do sexo oposto e uma sexualidade sadia.


Agora também tem o outro lado da moeda.

·         Moças e rapazes que se acham as beldades
·         Os “Dom Ruan” e as Mega mulheres da igreja
·         Os irresistíveis; os intocáveis os metidos.

Tem muita gente que escolhe, escolhe e acaba sendo escolhido. E uns chegam até a se frustrarem o resto da vida.

·         É bem melhor um moço equilibrado, crente, abençoado que vai te fazer feliz. Do que um Dom Ruan metido que vai te fazer sofrer..

·         É bem melhor uma moça direita, educada e crente, que vai te ajudar a construir um futuro de sucesso, do que uma Mega estrela que vai te trazer somente decepções.


Deve-se procurar caráter nas pessoas e não beleza física

Os jovens escolhem seus namorados na base da aparência física. Rapazes querem namorar mulheres com corpo bem feito e feições atraentes. As moças querem namorar homens com corpo forte e feições elegantes. Infelizmente, a atração física não é uma garantia de que um jovem será um bom esposo ou de que uma moça venha a ser uma boa esposa. A verdadeira beleza é a interior.

Não é errado, certamente, ser-se atraído pela beleza física, mas o homem e a mulher têm que ter caráter. O caráter revelará se esta pessoa será benção ou maldição para sua vida.

(I Pedro 3:1) -  SEMELHANTEMENTE, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; (I Pedro 3:2) - Considerando a vossa vida casta, em temor. (I Pedro 3:3) - O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; (I Pedro 3:4) - Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. (I Pedro 3:5) - Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; (I Pedro 3:6) - Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.

·         Um homem que tem caráter é provedor em casa, não trai, é fiel, é companheiro, é sincero, é atencioso, paga suas dívidas.
·         Uma mulher que tem caráter cuida da casa, dos filhos e do esposo. É carinhosa, atenciosa, não é fofoqueira e nem contendeira, respeita os pais.

Como namorar então ?

Vamos ter um namoro saudável

Quer um namoro que seja bom para você e para a outra pessoa?
Quer, acima de tudo, agradar a Deus no seu namoro e na sua vida?
Procure aplicar na prática os seguintes princípios:

·         Não namore porque a pessoa lhe atrai fisicamente, não namore se não houver amor verdadeiro, CUIDADO COM OS LAÇOS DO INIMIGO PARA SUA VIDA.
·         A prioridade no namoro deve ser a área espiritual, ou seja, a área espiritual vai controlar ou governar o relacionamento emocional e físico, controlando assim os desejos e pensamentos sexuais. Portanto todo jovem deve desenvolver a área espiritual, buscando a maturidade espiritual.
·         Valorize a família de quem você ama, não se esqueça que também será a sua família no futuro.
·         Não namore para passar tempo; o namoro sem propósito é o mesmo que ficar.
·         Não se descontrole por não poder ver seu amor. Tem pessoa que não pode ficar sem namorar um dia
§  Respeitem um ao outro como irmãos, criados pelo mesmo Pai celeste.
§  Não se isolem durante o namoro. Continuem a amizade com as pessoas. Sejam abertos para servir a outros e a obra de Deus. Procurem oportunidades para servir: a igreja, aos outros, sejam cordiais e prestativos.
§  Dêem prioridade para as coisas espirituais. O seu namoro será medido pela sua vida espiritual, se a sua vida espiritual regrediu este namoro não é de Deus.
§  Cultivem uma relação espiritual e saudável que incentive o crescimento espiritual dos dois
§  Orem juntos, pedindo que Deus abençoe seu namoro, e mais ainda seu futuro casamento!
§  Limitem e controlem o contato físico, evitando criar ou alimentar desejos sensuais.

Atenção Juventude ! Uma questão preocupante à Julgo desigual !!!

“Não vos ponhais em julgo desigual com os incrédulos; porquanto, que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? ou que comunhão da luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e o Maligno? ou que união do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus o os ídolos? (2 Co 6:14-16)

Tenha certeza que a pessoa com quem você vai casar-se é convertida. Muitos crentes usam estas desculpas para poderem namorar um descrente:

1º - Estamos simplesmente namorando. Não temos a intenção de casar.
2º - Não é crente, mas é legal.
3º - Nós temos muita coisa em comum.
4º - Eu disse que para namorar comigo deveria aceitar Jesus e aceitou.
5º - Disse que nossos filhos poderão freqüentar a Igreja.

Você pode sofrer sérias conseqüências do namoro com julgo desigual

·         Você está correndo perigo de escolher um incrédulo para se casar. Com isso você estará desobedecendo a  vontade de Deus. Desobediência da vontade de Deus é tratado de forma muito   séria na Bíblia. Você se tornará um rebelde. Um rebelde faz parte de uma rebelião. Para Deus rebelião é pecado de feitiçaria. Você se tornará um feiticeiro. Feiticeiro não tem parte com Deus.
·         O esfriamento espiritual virá sobre sua vida, até o desvio total dos caminhos do Senhor
     
Se você escolher um casamento misto se prepare para conhecer mais de perto o seu futuro sogro o Diabo!!!

Podem haver casos de pessoas que eram crentes mas na juventude se desviaram dos caminhos do Senhor. Depois se casaram com um não crente. E ao longo do casamento ele ou ela voltou para Jesus. Hoje um é crente e o outro não. Como também os dois podem estar firmes com Cristo.

Este é um caso bem diferente. Agora você ser crente e procurar um julgo desigual. É procurar sarna para se coçar.

Cuidado, ore e não se precipite.

Pr. Ezequiel Barbosa

Comentários

Postagens mais visitadas