AS 7 TROMBETAS DO APOCALIPSE

 



7º SELO: SILÊNCIO NO CÉU, Houve silêncio no céu cerca de meia hora: este selo abre com silêncio.

1.     Após a descrição da Visão do Livro e dos Selos, estudados na lição anterior, o Apóstolo João, exilado na ilha de Patmos, assiste a uma visão dramática, formada por uma seqüência de atos ou cenas.
2.     O Capítulo 8, se inicia com o Cordeiro abrindo o sétimo e último selo, que lacrava um livro (um rolo). Quando isso ocorre, há um grande silêncio e surgem sete anjos com sete trombetas.
3.     Um outro anjo lança uma mistura de incenso, orações e fogo, que se espalha pela terra.
4.     Este momento parece-nos dizer que Deus ouve as ferventes orações do seu povo em luta e aflição, e exercitará o seu juízo contra os seus inimigos.
5.      "Então, os sete anjos, que tinham as sete trombetas prepararam-se para tocar".

(Apocalipse 8:1) -  E, HAVENDO aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora.

1.     SILÊNCIO DE REVERÊNCIA, EXPECTATIVA E ORAÇÃO
2.     AGUARDANDO O QUE AINDA ESTÁ POR VIR.

Nenhum ser vivente fala. Não se ouve o clamor das almas dos mártires. Não há nenhum terremoto

Moisés, em um de seus discursos finais a Israel, disse:

(Deuteronômio 27:9-10).  “Guarda silêncio e ouve, ó Israel! Hoje, vieste a ser povo do SENHOR, teu Deus. Portanto, obedecerás à voz do SENHOR, teu Deus, e lhe cumprirás os mandamentos e os estatutos que hoje te ordeno”

O silêncio diante de sofrimento reflete a confiança em Deus:

“Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso, em silêncio” (Lamentações 3:26).

As trombetas

As trombetas são instrumentos musicais que tinham o cunho de serem usadas em ocasiões marciais (guerras) e espirituais (festas sagradas). Sempre marcavam eventos, momentos de guerra e atitudes de combate – Jz 3:27

  1. No capítulo 8 quando Jesus abriu o último selo (revelação de fatos que se sucederiam), foram dadas 07 trombetas para que marcassem o início de eventos que viriam afligir as pessoas na terra.
  2. Junto com o incenso, subiram as orações dos santos para que as trombetas tocassem.
  3. Nesta campanha nossas orações e palavras subirão ao altar de Deus e os anjos tocarão as trombetas.

As sete trombetas vão anunciar guerras divinas contra os ímpios.

(Apocalipse 8:1) - E, HAVENDO aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora. (Apocalipse 8:2) - E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas. (Apocalipse 8:3) - E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono. (Apocalipse 8:4) - E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus. (Apocalipse 8:5) - E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos. (Apocalipse 8:6) - E os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam-se para tocá-las. (Apocalipse 8:7) - E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada.

AS SETE TROMBETAS

(Apocalipse 8:2) - E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas.
8:3 – Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono;

Outro anjo ... ficou de pé junto ao altar: O altar de incenso, que ficava diante do trono de Deus.

Incensário de ouro, ... muito incenso ... orações de todos os santos:

Este anjo age como se fosse um sacerdote levando o incenso e as orações ao trono do Senhor.

Foi uma das responsabilidades importantes dos sacerdotes levitas no Velho Testamento (Êxodo 30:7-9).

8:4 – e da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos.
Subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos:

Davi falou para o Senhor: “Suba à tua presença a minha oração, como incenso” (Salmo 141:2).

As taças de incenso representam as orações dos santos (5:8).

O anjo entrega as orações, que sobem à presença de Deus.

8:5 – E o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou à terra. E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto.

O anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou à terra:

O incensário servia para levar as petições dos santos ao Senhor. Agora, serve também para trazer uma resposta divina! Porque?os santos pedem Justiça .

Se os santos pedem justiça (6:10), é justiça que verão!

(Apocalipse 6:10) - E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

O anjo enche o incensário do fogo do altar e o atira à terra.

Encontramos uma cena semelhante em Isaías 6, onde um serafim tira uma brasa do altar para purificar o profeta (Isaías 6:6-7).

A purificação que segue no Apocalipse vem por meio do castigo dos ímpios.

E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto:

Os servos aguardam em silêncio, e Deus responde com trovões, vozes, relâmpagos e terremoto! Asafe escreveu:

(Salmos 50:3) - Virá o nosso Deus, e não se calará; um fogo se irá consumindo diante dele, e haverá grande tormenta ao redor dele. (Salmos 50:4) - Chamará os céus lá do alto, e a terra, para julgar o seu povo. (Salmos 50:5) - Ajuntai-me os meus santos, aqueles que fizeram comigo uma aliança com sacrifícios. (Salmos 50:6) - E os céus anunciarão a sua justiça; pois Deus mesmo é o Juiz. (Selá.) (Salmos 50:7) - Ouve, povo meu, e eu falarei; ó Israel, e eu protestarei contra ti: Sou Deus, sou o teu Deus.

(Apocalipse 8:6) - E os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam-se para tocá-las.

O soar de cada uma das quatro primeiras trombetas está associado a um flagelo ligado à devastação da Natureza

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas