Parte II - CURIOSIDADES SOBRE O CASAMENTO JUDAICO NO TEMPO DE JESUS




João 2:1-2  -  E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.


CURIOSIDADES SOBRE O CASAMENTO JUDAICO NO TEMPO DE JESUS

O casamento judaico é repleto de rituais significativos, dando sentido ao propósito e significado mais profundo do casamento. Esses rituais simbolizam a beleza do relacionamento entre marido e mulher, bem como suas obrigações de um para com outro, com as famílias e com o  seu povo.

Assim o casamento judaico torna-se santo através de todo o significado que permeia o ritual do contrato de casamento até a cerimônia final.

O Contrato de casamento

1. Os jovens geralmente não escolhiam com quem iam casar-se.


“Abraão era agora idoso e bem avançado em idade, e o Senhor o tinha abençoado em todas as áreas. Ele disse ao servente chefe de sua família, aquele que estava à frente de tudo o que ele tinha: Ponha sua mão sobre minha coxa. Quero que você jure pelo Senhor, o Deus dos céus e Deus da terra, que você não vai tomar uma esposa para o meu filho das filhas dos cananeus, entre os quais estou vivendo, mas você irá ao meu país e aos meus próprios parentes e tomará uma esposa para o meu filho Isaque” (Gn. 24:1-4).

2. Eram feitas negociações pelos pais.

3. Nestas negociações eram feitos os acertos sobre o valor do dote que o noivo iria pagar ao pai da moça. Por exemplo, o dote de Abraão pagou por Rebeca para ela se casar com Isaque.

“Quando o servo de Abraão ouviu o que eles disseram, ele se curvou ao chão perante seu senhor. Então, o servo trouxe jóias de ouro e prata e artigos para roupas e os deu a Rebeca; ele também deu presentes caros a seus irmãos e sua mãe” (Gn. 24:52-53).

4. Às vezes o rapaz deixava a sua casa e viajava até a casa da noiva escolhida, ou enviava um servo como Eliezer de inteira confiança para apresentar o dote ao pai da moça. Se fosse o moço pessoalmente , ele pedia a mão da filha ao pai, se houvesse consentimento, e era estabelecido o dote a ser pago pela noiva.

5. Caso o pretendente não pudesse pagar devido à pobreza, podia ser efetuado o dote também na forma de prestação de serviços (Gn 29:18) ou pela eliminação de inimigos (1 Sm 18:25).

6. Era o reconhecimento do valor econômico da filha. Para alguns pais ter uma filha mulher era ter dinheiro em caixa.

7. O pagamento do preço significa que a esposa era agora propriedade do marido, e ele não abria mão dela para nenhum outro pretendente. O dote estava pago.

8. Tão logo o noivo pagasse o dote, o casamento estava juridicamente selado, então os noivos bebiam junto o cálice de vinho, simbolizando o estabelecimento do acordo.

9. A partir deste momento, eram considerados casados, mas ainda sem vida a dois em comum, o noivo voltando ou não à casa paterna.

10. O casal se mantinha distantes intimamente um do outro até o casamento.

Obs: Nos dias de hoje após a leitura do documento, as mães dos noivos quebram um prato de porcelana. O prato de porcelana é quebrado para indicar que como a porcelana nunca pode ser consertada, um contrato de noivado quebrado é muito grave, não tem mais conserto.

Assinado o contrato demonstra que os noivos não vêem o casamento apenas como uma união sentimental e emocional, mas também como um compromisso legal e moral.

O Noivado

1. Uma vez feito o arranjo para o casamento, havia um noivado mais exigente do que os noivados na sociedade contemporânea.

2. O homem nessa situação, já ficava isento do serviço militar (Dt 20:7).

3. Maria e José estavam noivos quando foi descoberto que ela estava grávida. Por isso José quis fugir para não envergonhá-la. Pois eles jamais poderiam ter como explicar aquela situação vexatória. Maria estava grávida, isto era indiscutível, mas o filho não era dele, era uma obra do Espírito Santo. Neste período eles estavam na fase do desposório, que era o noivado.

4. O noivado durava aproximadamente 12 meses, nesse ínterim a casa era preparada pelo noivo e o enxoval preparado pela noiva.

5. A família da noiva fazia os preparativos para a festa do casamento.

O Casamento

O dia do casamento judaico para os noivos é como um Yom Kipur pessoal (Dia do perdão).

É passado em jejum, oração, atos de bondade e reflexão espiritual.

A tradição nos diz que neste dia Deus perdoa completamente ambos pelas transgressões cometidas em suas vidas, para que possam começar suas vidas de casados em um estado totalmente puro.

Uma antiga tradição aconselha a noiva e o noivo a jejuarem no dia de seu casamento, desde o nascer do sol até depois da cerimônia em baixo da chupá, pálio nupcial, comendo a sua primeira refeição juntos no fim da cerimônia nupcial.

Além do jejum, os noivos lêem salmos e oram pelo perdão de Deus.

Neste dia eles honram e louvam a noiva, e providenciam o que ela necessita para alegrá-la.

O casamento de Isaque com Rebeca marcou o começo da história do povo judeu. Imitando o gesto de Rebeca ela cobre o rosto, e os cabelos e espera que seja igualmente merecedora das bênçãos Divinas no seu casamento.

O Talmude designa-lhe um lugar de honra, é necessário ter um "trono de noiva".

A noiva neste dia é chamada de rainha e o noivo, de rei.

Durante a recepção nupcial, cercada por sua família, a noiva senta-se sobre o seu "trono" e é cumprimentada pelos convidados, enquanto parentes e amigas dançam em sua honra.

Ela aguarda ansiosa a chegada do noivo.

Após esse tempo de separação em uma bela noite, o noivo convidava seus padrinhos e o amigo da noiva que era o amigo do noivo, pois tudo o que ela queria saber sobre o noivo ela perguntava para o amigo do noivo. Como ele estava? Quando ele viria?. E o amigo da noiva era o seu porta voz.

Todos em um cortejo lindo e angelical se dirigiam à casa da noiva com tochas acesas nas mãos.

1.     Saindo de sua casa o noivo, ia à casa dos pais da noiva com sua melhor roupa, com grinalda na cabeça vestido como um rei (Ct. 3:11; Is 61:10), acompanhado de um cortejo ao som de músicas e cânticos.
2.     Era um momento de deslumbre nas ruas, pois na calada da noite, com o brilho do luar , tochas acesas e a multidão começava a cantar pelas ruas “Aí vem o noivo”. O som de alarido ia de casa em casa anunciando a chegada do noivo.
3.     O som dócil e meigo alcançava a casa da noiva que estava esperando na casa de seu pai.
4.     Para a noiva que já vinha se preparando, organizando os preparativos era dia de festa, ela estava pronta para este grande momento.
5.     Era a hora de ser levada pelo noivo e para o noivo.
6.     A noiva que estava aguardando pedia para avisar suas damas de honra para vesti-la e enfeitá-la, pois o noivo vinha buscá-la.
7.     O amigo do noivo entrava na casa da noiva para levá-la embora para a casa do noivo
8.     Coberta por um véu, pois para o judeu a beleza física passa, mas a espiritual continua para sempre, a presença de Deus irradiava o seu rosto , ela esta indo ao encontro do noivo.
9.     Eles vão para a casa do pai do noivo
10.  Lá já estavam outros convidados, junto às mesas postas no salão de festas.

Começava a festa....


Obs: A festa do casamento era uma parte de suma importância na celebração e poderia ser realizada e patrocinada pela família da noiva e na casa da noiva (Gn 29.22) , mas a família do noivo podera patrociná-la também (Jz 14.10).

  1. A festa do casamento (as bodas) duravam 7 dias  - Jz 14.17

(Juízes 14:17) - E chorou diante dele os sete dias em que celebravam as bodas; sucedeu, pois, que ao sétimo dia lho declarou, porquanto o importunava; então ela declarou o enigma aos filhos do seu povo.
  1. A lua de mel durava 1 ano
(Deuteronômio 24:5)- Quando um homem for recém-casado não sairá à guerra, nem se lhe imporá encargo algum; por um ano inteiro ficará livre na sua casa para alegrar a mulher que tomou.

1.     As virgens se casavam na quarta-feira.
2.     As viúvas às sexta-feira.

As Bodas / a Festa

Durante todo o período da festa eram servidos alimentos e vinho.

Quanto maior a fartura, mais abençoado se considerava o casal.

Na festa o elemento essencial que não podia faltar era o vinho....

Continua depois...

Pr. Ezequiel Barbosa

Comentários

  1. Desponsório, Condução e Bodas judaicas



    Como na época de Jesus o casamento judaico era constituído de três partes:

    O DESPONSÓRIO, que era o Noivado e onde era feito o “Contrato de Casamento” na presença de testemunhas, pois o Contrato podia ser tanto escrito ou oral.
    E se destinava combinar o dote da noiva...

    A CONDUÇÃO, que era o período intermediário entre o Noivado e o Casamento.

    E as BODAS, que era o Casamento propriamente dito.

    Já que pela Lei judaica, entre o Desponsório (Noivado) e a celebração das Núpcias, sempre decorria um intervalo de tempo, que podia chegar a anos.

    Em virtude de na época, a Lei judaica não prescrever a virgindade da noiva.
    A noiva poder precisar provar ao futuro marido que era fértil.

    Se acreditar que a infecundidade decorria exclusivamente da mulher.
    E não ter filhos ser interpretado como uma desonra ou mesmo algum castigo divino, veja (Gn 30; 23) e (1 Sm 1;5-).

    No período chamado CONDUÇÃO, embora os noivos vivessem separados, o futuro marido poderia usar do direito legal de saber se a sua futura esposa era ou não fértil, pois o “Contrato de Casamento” outorgava ao noivo a posse da noiva no sentido estrito, e por isso, era comum que na Condução se chegasse a ter filhos, sendo que a prole era considerada legítima.

    Lisandro Hubris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que imundice você publicou em seu comentário...

      Excluir
    2. Brother, você está querendo dizer que o noivo podia "experimentar" a noiva antes do casório para ver se ela era fertil? Se fosse assim, porque José se escondeu com Maria?

      Excluir
  2. Pastor Ezequiel a paz do bendito DEUS amém. Servo de Jesus me diz uma coisa quando Jesus se referiu em mateus 19 sobre o casamento ele permitiu carta de divórcio em casa de fornicação suponho antes do casamento no caso ainda noivos ou no caso de adultério depois de ter selado o matrimônio???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. antes porque se fosse casado era caso de adultério, não fornicação, assim que casados só a morte pode dar o divórcio, Romanos 7:2, 1 Coríntios 7:11

      Excluir
  3. PASTOR POR FAVORRRRRRRRRRR!!!!! me dá uma luz... onde vc consegui informações sobre o amigo do noivo e da noiva no rito de casamento judaico???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cortejo vem primeiro anunciando a chegada do noivo (será de ser as 2 testemunhas anunciando o noivo ou as trombetas?)

      Excluir
  4. Daria de vc explicar o casamento judeu a luz da parábola das 10 virgens? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As "dez virgens" não são "A Noiva", elas compõe o cortejo nupcial, isto é, elas são o "séquito da Noiva" o qual é o responsável por iluminar com suas lâmpadas o caminho do Noivo para a Noiva. Há grande simbolismo nesta alegoria para os últimos dias, pois a parte do cortejo (cristãos) que não tem o Azeite (Espírito Santo) em reserva não poderá ser condutor da Noiva (Igreja), portanto será reprovado pelo Noivo (Cristo) e não entrará nas festa de casamento (Bodas do Cordeiro).

      Excluir
    2. Isso mesmo...amei seu comentário e já até estudei sobre ISSO. As pessoas erram muito ao pre2gar sobre essa passagem.

      Excluir
    3. eu fiquei com uma duvida peco que me ajude se os cristao sao o cortejo como pode preparar a noiva que é a igreja se nos somos a igreja porque a igreja nao é templo paredes mas somos nos os cristaos

      Excluir
    4. Leandro Santana - Permita-me responder-lhe a sua pergunta que talvez seja esta: QUEM SÃO AS VIRGENS NÉSCIAS E AS VIRGENS PRUDENTES? E QUEM É A NOIVA?
      Sabemos que a Igreja de Cristo, a Noiva do Cordeiro, não é uma instituição física, mas espiritual (Leia Hebreus 12:22-24); ela é composta de todos os crentes do Antigo Testamento e do Novo testamento os quais dormem no Senhor, e também de nós que ainda estamos vivos para a Sua vinda (Hebreus 11:39,40), mas há também as igrejas locais, isto é, as denominações, ou seja, as instituições cristãs físicas neste mundo, das quais muitas estão corrompidas com o pecado e enlaçadas com o mundo. Estas igrejas locais, estas denominações cristãs se compõem das virgens loucas e das virgens prudentes às quais o Evangelho de Cristo foi confiado, isto é, a Palavra de Deus que é a "lâmpada" que alumia em lugar escuro até que o "dia amanheça" (2 Pedro 1:19). Porém, todas as denominações beberam do "vinho de Babilônia" e se embriagaram dele a ponto de "tosquenejarem e adormecerem" (Apocalipse 17:2), mas algumas delas, as prudentes, mesmo em meio às densas trevas, carregam o azeite consigo para as suas lâmpadas e assim, à "meia noite", ao ouvir a voz do noivo, elas poderão acender as suas lâmpadas e levar Jesus Cristo ao povo do Senhor o qual é a Sua Noiva (Tito 2:14). Cristo Jesus não é polígamo, Ele não tem duas ou mais noivas e por isso condenou tal ato (Leia Mateus 19:1-9); portanto dizer que Ele tem dez virgens para desposá-las é heresia porque há um só "Corpo de Cristo" e não muitos corpos (Leia Efésios 4:4). Jesus usou de alegorias de seu tempo para ensinar verdades eternas e é para estas coisas que temos que nos ater. Espero ter respondido sua questão.

      Excluir
  5. GENTE ISSO É MUITO LINDO E O COMENTÁRIO DO LEVI MATHEUS?MEU DEUS AMO TUDO ISSO.LAMPADA PARA OS MEUS PÉS É A SUA PALAVRA SENHOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia Rage - Fico feliz por meu comentário ter sido o motivo de sua edificação espiritual. Convido-a a acessar o meu blog neste link: igrejaapostolicacristamanancial.blogspot.com.br
      Nele você poderá ler vários estudos da Palavra do Senhor. E que a paz esteja contigo.

      Excluir
  6. Esse Lisandro está com a alma bagunçadona, vixe... Que heresia é essa aí kkkkkk...

    ResponderExcluir
  7. Eu entrei nesse comentários pra aprender não pra pecar sangue de Cristo tem poder tô fora

    ResponderExcluir
  8. Esse ritual judaico e muito importante pq esta se referindo a jesus e sua igreja e o amigo do noivo e o espirito santo de Deus que tras presente que e os dons espirituais e tras noticia do noivo dizendo guarda o que tem para que ninguem tome sua coroa espere um pouco mais o noivo vem o maranata jesus ele disse eis que nao vos deixarei orfao enviarei o consolador simbolicamente o noivo ai e jesus a noiva e a igreja e o amigo do noivo e o espirito santo de Deus os presentes enviado do noivo para noiva atraves do amigo São os dons espirituais muito lindo isso

    ResponderExcluir
  9. Queridos irmãos de fé li todos os comentário e vou deixar o meu, afirmando que a parábola das 10 virgens não tem nada a ver, com o arrebatamento da igreja, está é uma parábola escatológica para o povo judeu e a igreja de Cristo que é a noiva ,`não aparece nesta parábola. Este é um assunto que todos falam , mas poucos estudam cada item e significado escatológico das citações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A PAZ DO SENHOR!MAS QUEM SÃO AS VIRGENS? PORQUE ESTÁ DIZENDO: E AS QUE ESTAVAM PREPARADAS ENTRARAM COM ELE PARA AS BODAS! E JESUS USOU A COSTUME JUDAICO PARA DESENHAR COMO ELE VIRIA BUSCAR A NOIVA QUE TAMBÉM SE CHAMA IGREJA, NÃO?
      ME ENTENDA, NÃO ESTOU DISCUTINDO OU DEBATENDO COM HOSTILIDADE MAS SIM COMO UMA APRENDIZ LEIGA.

      Excluir
  10. Somente quem lê muito a Bíblia tem essa percepção de estudo. Gostei!

    ResponderExcluir
  11. Somente quem lê muito a Bíblia tem essa percepção de estudo. Gostei!

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus, quantos ensinamentos maravilhoso, amo tudo isso vocês estão de parabéns, confesso estou aprendendo cada vez mais, que o espírito santo continue usando cada um de vocês, para o reino de Deus. A paz a todos.

    ResponderExcluir
  13. A paz do SENHOR irmãos amei o isinamento ajudar a nos intender mais a palavra isto é coisa de Deus. Porém comentários sem nescto de crítico não mem interesa pois nem todos querem aprender pra viver e sim pra fazer discordância Deus nos guarde com o seu Poder

    ResponderExcluir
  14. Paz a todos,preciso dividir com vcs algo que Deus falou comigo,quando eu li (João 2 ,1 en diante).
    Vamos observar que havia 6 calhas de águas que era para purificação dos judeus,onde eles se levavam ,e
    Jesus não faz nada sem propósito.
    Vou ser bem direto, quando ele transforma a agua em vinho ele está mandando uma mensagem pra todos,dizendo que o vinho que representa o sangue do filho do homem que purifica do pecado

    Vamos lá depois que Cristo transforma a água em vinho,todos os convidados que chegasse depois ,se não fosse direcionada para se lavar em outro lugar ele lavaria nas calhas com vinho que representa o sangue.
    A vez vi uma pregação do bispo Macedo que dizia que esse milagre de Cristo não tinha nenhuma valia,mais Cristo não fazia nada sem propósito.
    Ele nos confirma dizendo ,,comei do meu corpo e bebei do meu sangue..

    ResponderExcluir
  15. Meus irmãos a Paz seja convosco vejo a Grande dificuldade de muitos não entender a revelação da parábola da das virgens somente com a ajuda do Espírito Santo vos será possível; entendam isso a analogia que Jesus está mostrando se da refere ao Dia de triunfo para a Igreja ou Seja o arrebatamento; o Senhor ensina aqui dois tipo de noiva que aguarda o arrebatamento; a primeira noiva é a que está preparada e se preocupa em viver de acordo com a palavra de Deus morrendo para o mundo mas vivendo para Deus; valorizando a Presença do Espírito Santo. A segunda noiva é a despreparada ou seja esta ja conformada com o sistema desse mundo não se importa mas com a Presença de Deus^ observamos que todas as dez são pura ou seja todas são crentes; as dez esperam pelo um mesmo noivo mas a um porém no encontro com o noivo somente a s preparadas entram para as bodas; ou seja a muitos crentes mas poucos são salvos e serão arrebatados.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia pastor, a paz do Senhor Jesus, gostaria de saber qual a fonte do ensinamento que o senhor nos compartilhou aqui?

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo site meu irmão Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  18. Gostei do comentário do Levi Matheus, bem explicado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas