PARTE VI – 1º MILAGRE DE JESUS – BODAS DE CANÁ – ELE TEM A HORA CERTA DE AGIR





PARTE VI – 1º MILAGRE DE JESUS – BODAS DE CANÁ – ELE TEM A HORA CERTA DE AGIR


5º - Ele tem a hora certa de agir

(João 2:4) – Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.

Nesta festa de casamento Jesus estava presente com os seus discípulos, ele era um dos convidados, juntamente com sua mãe a irmã Maria. Segundo os historiadores seu pai não se encontra presente nas atuações do ministério de Jesus, pois José o carpinteiro já havia morrido. Jesus estava ali como mais um dos convidados e não como o Filho de Deus, pois até então ele não havia se revelado a ninguém como tal, somente sua mãe sabia que ele era o próprio Deus encarnado na terra. Mas sua mãe guardava todas as palavras e profecias no seu coração (Lc 1.35,43). Ela sabia quem ele era e que somente ele tinha respostas para todas as coisas.

Maria nota que algo está errado e o procura. Imagine comigo quanto tempo Maria foi fruto de  murmurações, sussurros, olhares acusadores, calúnias, desconfianças, ofensas sobre uma suposta gravidez concebida pelo Espírito Santo. Maria conviveu e convivia com essa situação até ali no momento daquele cenário. Era a hora de revelar ao mundo que seu Deus era fiel e verdadeiro e que o fruto que ela carregava no ventre não era mais um era o Filho de Deus, o Messias prometido, o Cristo vivo.


Posso imaginar as expectativas das pessoas, procurando vinho e o vinho ter acabado. Mas Maria sabia esta aqui quem pode resolver esta situação. Ela talvez pensa que havia chegado a hora em que toda aquela multidão reconheceria Jesus como o Messias de Israel.

Maria se aproxima de Jesus toda feliz e cheia de projetos, de sonhos a serem revelados, e diz a Jesus: Não tem vinho.

Já haviam se passado trinta anos seria a hora certa exata da revelação messiânica e simplesmente Jesus diz: Mulher, ainda não é chegada a minha hora.

Segundo David Stern, fazendo uma exegese minuciosa deste texto em apreço, as palavras são flexíveis podendo se traduzir como: Porque você quer que eu me envolva? ; Você não deve me dizer o que fazer; por que te diriges a mim? ; seu problema não me diz respeito.

A expressão “MULHER” não seria desrespeito mas chamar alguém “Gunê’ no grego mostra distanciamento, e não proximidade. Jesus esta mostrando a Maria que a fase de transição estava chegando. Jesus estava ensinando Maria a deixá-lo de ver como filho dela mas começar a vê-lo como Senhor de todas as coisas. Ele era Senhor e como Senhor ele tem a hora certa de agir.

“QUE TENHO EU CONTIGO MULHER? NÃO É CHEGADA AINDA A MINHA HORA.”

Jesus não esta a maltratando publicamente, nem está rompendo com Maria sua vida de homem comum, mas esta declarando não ser apenas o filho de José o carpinteiro e de Maria, mas esta dizendo ser o Deus encarnado, o que controla todas as coisas , aquele que esta totalmente comprometido com os propósitos de Deus Pai. Agora era Ele, Deus Filho, com Ele, Deus Pai.

Jesus estava dizendo a ela o meu tempo ainda não chegou, eu estou no controle de tudo, na hora certa eu vou agir.


1.     Caro leitor aprenda que Deus tem um tempo certo para todas as coisas
2.     O tempo de Deus não é o nosso
3.     O homem trabalha com o Cronos : anos; meses; semanas; dia; hora; minutos; segundos; milésimo de segundos etc..
4.     Deus trabalha com o  Kairós – o tempo de Deus ; a hora certa; o momento exato de Deus agir.
5.     Deus não se precipita Deus age na hora certa.
6.     Na hora certa Deus vai agir em favor da sua causa


A criança tem o tempo certo para nascer, pode até nascer antes mas vai nascer prematuro, o bolo tem o tempo certo para tirar do forno se não ele murcha, ou fica cru ou ele queima. A pesar que tem gosto para tudo e tem gente que até gosta de bolo queimadinho...Eu prefiro no tempo certo . A marcha do carro tem o tempo certo para trocar, se trocar errado arranha a marcha e o desempenho do carro não é o ideal.

Deus tem um tempo certo para todas a s coisas, aguarde o tempo de Deus para você.

Não se precipite, a sua hora vai chegar.

(Isaías 64:4) - Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.

Deus vai agir em favor da sua vida... 2012 será um ano de milagres para você acredite.

Continua depois...

Pr. Ezequiel Barbosa

WWW.ezequielbarbosa.com

Comentários

Postagens mais visitadas