A cura do paralítico da tanque de Betesda - 2ª parte



3º - Só pode se desenvolver, crescer e ter honra quem primeiro passa pelo aperto
João 5:2 Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões.
Toda a multidão de judeus se dirigem para entrar em Jerusalém, e ao chegarem às proximidades da cidade eles avistavam as belas muralhas, as multidões que iam chegando e a fumaça dos sacrifícios que eram oferecidos a Deus, que atravessavam e rasgavam os céus de Jerusalém. Quando se preparavam para entrar na cidade onde estava o Templo de adoração, os judeus deveriam entrar pela porta principal, conhecida por nós como a Porta Dourada; a Porta Oriental ou também chamada na Bíblia de Porta do Vale, ou pelos judeus de Porta da Misericórdia.
A porta oriental ou a porta da misericórdia foi a nona porta a ser restaurada nos muros de Jerusalém. Em Neemias capítulo 3, nos versos 29 e 30 diz: "...e depois dele reparou Semaías, filho de Secanias, guarda da porta oriental. Depois dele reparou Hananias, filho de Selemias, e Hanum, filho de Zalafe, o sexto, outra porção; depois dele reparou Mesulão, filho de Berequias, defronte da sua câmara".

Segundo os estudiosos quando Jerônimo traduziu o Novo Testamento do grego para o latim no século IV , depois de Cristo, ele mudou o termo grego Oraia = FORMOSA, para outro termo de escrita e som similar em latim: AUREA, que significa DOURADA. Acredita-se que esta mesma porta mencionada em Atos 3:2 como porta Formosa, é a PORTA ORIENTAL, chamada nos dias de SALOMÃO de Porta de SHUSHAN OR HARACHAMIM (misericórdia). Porta de Misericórdia.
A porta da Misericórdia tem sua coloração amarelada, e reflete com intensidade os raios do sol nascente, uma vez que ela se localiza no lado oriental, ou seja, frente ao leste. A porta da Misericórdia era a mais bela, a mais formosa, a mais larga de todas as doze portas que existiam nas muralhas de Jerusalém.
Esta porta tem para os judeu um significado profético muito forte e poderoso. De acordo com a Bíblia, o Messias, atravessará o Vale do Cedron e entrará no Templo através desta Porta Oriental, repetindo a sua ação como fez em sua primeira vinda, há dois mil anos atrás. Esta porta conduzia as pessoas direto ao pátio do Santuário e, posteriormente, ao Santíssimo lugar, o conhecido “Santos dos Santos”, onde somente o sumo sacerdote entrava uma vez por ano. O profeta Ezequiel proclamou que o Messias prometido entraria pela Porta Oriental, do terceiro templo que em breve será reconstruído (Ez 43:1-5). O profeta havia dito também que a Porta Oriental seria fechada no futuro, preservando-a para a gloriosa e triunfal entrada do Messias (Ez 44:1-2). Hoje esta porta se encontra fechada, porque os muçulmanos conhecem a Bíblia, e a tradição judaica que diz que um Judeu não tem contato com um morto sob pena de ficar impuro (Num 19:16). Então por ordem do rei Saladino eles fecharam a porta e ainda por cima depois outros colocaram um cemitério na frente da porta. Agora veja se o que eu vou te dizer não é motivo de júbilo. A Bíblia nos revela também que uma fenda se abrirá no Vale de Cedron na Batalha do Armagedom quando Jesus pisar no Monte das Oliveiras ( Zc 14:4), e ele triunfante e em glória entrará pela porta da Misericórdia.
·         A Porta da Misericórdia era a porta da honra. Então os Judeus vinham e se amontoavam junto à Porta da misericórdia para chegar até o Templo.  Na entrada havia escrito em latim, hebraico e aramaico um “Proibido Atravessar” porque um gentio não podia atravessar aquela porta sob pena de morte.
·         Imagine uma multidão se espremendo para passar por esta porta. 
Quem é que não gostaria de entrar por esta porta?  Entrar com honras e gloria! 
Jesus está no meio do aglomerado de multidões indo para a porta da misericórdia, mas, quando chega próximo dela, surpreendentemente muda a direção e vai direto para a Porta das Ovelhas. 
O que Jesus vai fazer na porta das ovelhas?
João 5:2 Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões.
Vejamos o que a Bíblia diz sobre a porta das Ovelhas:
Porta das ovelhas

(Neemias 3:1) - E LEVANTOU-SE Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes, e reedificaram a porta das ovelhas, a qual consagraram; e levantaram as suas portas, e até à torre de Meá consagraram, e até à torre de Hananel.

(Neemias 12:39) - E desde a porta de Efraim, passaram por cima da porta velha, e da porta do peixe, e pela torre de Hananeel e a torre de Meá, até à porta das ovelhas; e pararam à porta da prisão.

Jesus vai para a Porta das Ovelhas, entra pela porta dos fundos. 

1.     A primeira porta a ser restaurada no templo em Israel, destruído por Nabucodonozor, foi a porta das ovelhas (Neemias 3.1).
2.     Era na porta das ovelhas que passava a ovelha, o cordeiro o animal para o sacrifício da Páscoa
3.     Esta porta  não tinha ferrolhos e trancas, todas as outras falam da restauração de ferrolhos e trancas
4.     Jesus é a porta.
5.     Porta no hebraico é dal, délet, sa’ar, e no grego thyra, pyfê, pylõn. Para os judeus a porta é o lugar que permite entradas e saídas das pessoas que por ela passam. Porta falam de decisões, vontades e escolhas.
6.     Era a porta entrando pela porta. Jesus decidiu entrar pela porta das ovelhas.

"Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens" (João 10.9).

É complexo entendermos Jesus entrando pela Porta das Ovelhas porque esta não era uma porta de honras mas era a porta dos fundos. Era a menor porta de todas, era a mais baixa, mais estreita, mais feia.
Segundo estudiosos era chamada de Porta das Ovelhas porque na época da construção do Templo sobrou um terreno e os sacerdotes tiveram a idéia de fazer tanques para lavar as ovelhas que seriam sacrificadas no altar do holocausto. Era por essa porta que passavam as ovelhas para serem sacrificadas. 
A Porta das Ovelhas era a porta da desonra, da humilhação, da morte.
Todos nós temos uma porta de ovelhas por onde ninguém quer passar, ela é pequena, estreita, apertada, mas você consegue entrar por ela, não são momentos de honras, de holofotes ou de aplausos. São momentos de aperto, de solidão de matadouro.
Mas não se esqueça é necessário você passar pelo aperto desta porta para  você aprender crescer.
Este aperto que você esta passando é para você aprender crescer.
Sucesso em Cristo
Pr. Ezequiel Barbosa
WWW.ezequielbarbosa.com

Comentários

Postagens mais visitadas