A cura da sogra de Pedro - parte 1


Milagre : A cura da sogra de Pedro
Tema : Servindo ao Reino de Deus com alegria

Textos : Mateus 8.14,15; Marcos 1.29-31; Lucas 4.38,39

A história dessa cura é narrada com poucos detalhes pelos três evangelistas sinóticos. Com certeza a ação milagrosa deve ter causado uma profunda marca em todos os três. O que me chama a atenção nestes textos são alguns detalhes que cada autor dos Evangelhos sinóticos apresenta para nós.

A narrativa do texto vai nos evidenciar informações valiosas, pois são de suma importância estes detalhes para entendermos a beleza das narrativas deste milagre tão peculiar de Jesus.

Este milagre é muito próximo a Pedro, faz parte da sua história de vida, pois era um milagre que envolvia a cura da sua sogra. A sogra de Pedro era uma mulher muito especial para Jesus, pois ela era uma mulher que sempre estava pronta e disposta a servir ao reino de Deus com alegria.

Para compreendermos este milagre é necessário entendermos alguns princípios:

1ª – Jesus estava ensinando em uma sinagoga

Veja o que diz o irmão Marcos que com certeza trazia em si todas as informações petrinas por ser discípulo de Pedro, muitas coisas do que ele escreveu são informações de seu amigo e tutor Pedro que é um dos personagens atuantes desta narrativa.

Mc 1. 29 - E logo, (saindo da sinagoga), foram à casa de Simão e de André, com Tiago e João.

O médico Lucas confirma esta narrativa dizendo:

Luc 4. 38. Ora, (levantando-se Jesus da sinagoga), entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita febre; e rogaram-lhe por ela.

Era um dia de sábado, pois os judeus geralmente se reuniam no dia de sábado para irem à sinagoga adorarem a Deus.

Segundo Edward Reese, Larry Richards, Champlim e outros teólogos e estudiosos Jesus havia saído de uma grande batalha espiritual.

Este dia é um dia muito intenso para Jesus, batalhas espirituais constantes com os demônios, com as enfermidades e consigo próprio.

Jesus inicia o dia em um culto na sinagoga e finaliza pela manhã com a sua partida da cidade.

A narrativa de Marcos apresenta o início do dia de Jesus neste sábado, como se desenrolou o culto na sinagoga em que ele estava e a expulsão de um homem endemoninhado (possuído por demônios).

Este homem estava lá disfarçado de adorador, mas possuído por demônios, ele não suporta a graça, a autoridade e a unção nas palavras de Jesus e se apresenta. Preste atenção no texto.

Se você quiser mais informações sobre este milagre procure em marcadores – Endemoninhado de Cafarnaum.


1.     Jesus ensinava com autoridade

Marcos 1:21-28 – 21. Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava. 22. E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas.

2.     Não há forças de demônios que suportem a unção da palavra de Deus

23. E estava na sinagoga deles um homem com um espírito imundo, o qual exclamou, Dizendo: 24. Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus. 25. E repreendeu-o Jesus, dizendo: Cala-te, e sai dele. 26. Então o espírito imundo, convulsionando-o, e clamando com grande voz, saiu dele.

3.     Todos tem que reconhecer que só Jesus é o Senhor

27. E todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem! 28. E logo correu a sua fama por toda a província da Galiléia.

Jesus havia acabado de ensinar nesta sinagoga em Cafarnaum, expulsado um demônio, atendeu algumas pessoas e provavelmente já se passavam das 15hs.


2º - Jesus esta saindo da sinagoga para ir para casa

Mc 1.  29. E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André, com Tiago e João.

Jesus estava cansado, o sol quente da tarde na cabeça, e juntamente com seus quatro amigos: Pedro, André, João e Tiago estão indo em direção a casa de Pedro para poder descansar.

3º -  Jesus morava nesta casa

Jesus precisa morar na sua casa.

De quem era a casa?

No texto a casa é identificada como residência de Pedro, apesar de ele ser de Betsaida.

João 1:44 - E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.

Alguns estudiosos acreditam que seja provável que a sogra de Pedro (provavelmente viúva) estava morando com eles.
Por outro lado concluem outros estudiosos da Bíblia que Pedro mudou para a casa dos sogros, em Cafarnaum, depois de se casar. E foi morar consequentemente na casa da sogra.

A maioria alega que a casa era da sogra de Pedro. Mas independente de quem seja a casa o texto apesar de pequeno é muito rico exegeticamente e nos trás detalhes importantíssimos sobre a vida do apóstolo Pedro.

·         Só por curiosidade e de passagem também ficamos sabendo que Pedro era casado, pois o texto vai dizer que ele tinha uma sogra.  E Paulo também faz esta afirmação em 1 Coríntios 9:5 - Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas (ou seja Pedro)?

·         Clemente de Alexandria também tem informações sobre os filhos de Pedro. Já nos documentos de Nereu e Aquilau é citada nominalmente uma filha de Pedro: a irmã Petronila. E isto faz parte da história da igreja apostólica.


Mas vamos voltar para nossa história de milagres. A nossa narrativa de fé e esperança.

Esta é uma narrativa extraordinária nunca na história da humanidade, se ouviu falar de uma cura tão cheia de sucesso e de curiosidades. 

1.     Nunca nenhuma cura que alcançou um recorde tão grande de público.
2.     Nunca se ouviu falar de uma cura tão curiosa e tão extraordinária no ministério de Jesus. Ainda mais de uma sogra. A sogra do irmão Pedro.
3.     Pelo menos em nosso país, este personagem, a sogra, é alvo de muitas críticas e piadas. Tanto é que dizem as más línguas que Pedro negou Jesus por que Jesus curou a sua sogra.

Mas o interessante deste milagre é que Jesus vai morar nesta casa

Imagina um dia o Pedrão conversando com alguns amigos e discípulos de Jesus , contando algumas vantagens a eles sobre como sua sogra o tratava.

- Olha, pessoal eu nunca vi minha sogra tão boazinha e tão delicada comigo, vocês acreditam que ela me faz pão, frita peixe e ainda me lava os pés?

Os amigos e os discípulos ficaram impressionados com aquela façanha tão fantástica, e de repente eles não aguentaram e perguntaram:

- O Pedro, mas nos ensina o seu segredo o que você fez para ter todas essas regalias da sua sogra?

- Eu simplesmente levei Jesus para morar em casa. Quando eu falei que Jesus ia morar conosco ela ficou toda alegre deste então ela mudou é outra pessoa, faz de tudo lá em casa.

Jesus precisa morar na sua casa.

Imagine irmãos Jesus era o principal morador desta casa, ele andava pelos corredores desta casa, circulava pelos cômodos, sentava na mesa junto com eles, conversava com eles, imagine ter Jesus presente na minha casa, ia dormir Jesus estava na casa, acordava Jesus estava na casa, vamos para a mesa Jesus esta sentado na mesa.

Que coisa extraordinária Jesus em casa com certeza é sinal de milagres.

Se Jesus esta na sua casa tenha certeza milagres vão acontecer em sua casa, na sua vida, no seu ministério.

Se Jesus ainda não esta na sua casa hoje é dia de convidar Jesus para ele entrar na sua vida e fazer morada em seu coração.


Em Cristo seu amigo


Pr. Ezequiel Barbosa


http://www.ezequielbarbosa.com/

Comentários

  1. QUE JESUS PELA SUA MISERICÓRDIA, VENHA VOS ABENÇOAR GRANDEMENTE PARA A GLÓRIA DE DEUS! JESUS ESTÁ VINDO VAMOS GUARDAR O QUE NÓS TEMOS PARA QUE NINGUÉM TOME NOSSA COROA!APOCALIPSE3.11

    ResponderExcluir
  2. A paz de Jesus Cristo, amado Pr. Ezequiel Barbosa, gostaria de saber qual a referência exata que afirma que Jesus Cristo morava na casa da sogra de Pedro?
    Grato!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas