A cura de um leproso - Parte 6



12º - Jesus tocou o leproso

Jesus sabia que aquele homem tinha necessidade de se sentir amado, valorizado, e respeitado.

O toque de Jesus tinha uma necessidade ímpar de alcançar alguns objetivos. Não era apenas um toque, mas um toque com um sentido espiritual e um sentido terapêutico.

(Marcos 1:41) - E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo.

Este homem era todo problemático

1.     Ele havia perdido todos os seus bens, portanto um homem com problemas FINANCEIROS
2.     Ele havia perdido a sua família, portanto era um homem com problemas FAMILIARES
3.     Ele era um homem banido, considerado imundo, portanto tinha problemas RELACIONAIS.
4.     Ele era um homem com sua auto-imagem destruída, portanto com problemas EMOCIONAIS
5.     Ele estava longe de Deus, portanto sofria de problemas ESPIRITUAIS.

·         Jesus sabia de tudo isto: problemas financeiros, familiares, relacionais, emocionais, e principalmente espirituais

·         Jesus não precisava ter tocado aquele homem para curar o seu exterior

O toque não era necessário para a cura da lepra, pois mais tarde o Senhor curou dez leprosos apenas com uma palavra;   

(Lucas 17:11) - E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia; (Lucas 17:12) - E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; (Lucas 17:13) - E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. (Lucas 17:14) - E ele, vendo-os, (disse-lhes) : Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.

Mas, Jesus tocou o leproso... Por quê?

Preste atenção na determinação deste homem


1.     Vence a multidão

(Mateus 8:1) - E, DESCENDO ele (Jesus) do monte, seguiu-o uma grande multidão.

Ele deu um passo de coragem diante da multidão, pois os leprosos possuíam limites para se aproximar das pessoas, a ordem religiosa era de 60 a 100m de distância, ele vai até Jesus diante de uma multidão, era como se ele dissesse é hoje ou nunca mais.


2.     Ele chegou perto

Levítico 13: 45 - Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e a sua cabeça será descoberta, e cobrirá o lábio superior, e clamará: Imundo, imundo. 46 - Todos os dias em que a praga houver nele, será imundo; imundo está, habitará só; a sua habitação será fora do arraial.

(Marcos 1:40) - E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me.

3.     Ele adorou

(Marcos 1:40) - E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me.

Na religião judaica é um absurdo o que esta acontecendo, ele já quebrou todos os protocolos religiosos impostos pelos sacerdotes e até mesmo pela lei divina. Qualquer um teria corrido dele, gritado imundo ou apedrejado aquele homem. Imagine aquela figura grotesca chegando, mancando vindo até Cristo, cheirando mal, o odor da carne apodrecida, a multidão se alvoroça começam os murmurinhos: Leproso, Imundo... mas Jesus não sai do lugar, permanece no mesmo lugar. O leproso caiu aos pés de Jesus, se prostra aos pés de Jesus. Ele reconhece a soberania de Jesus e diz: Se quiseres o senhor pode limpar-me. Ele não duvidou ele, ele acreditou, ele disse : Eu sei que o senhor pode mas se o senhor quiser fazer eu estou aqui.

Com aquela atitude de reconhecimento Jesus se comoveu de íntima compaixão, Os homens viam aquele homem por fora, Jesus viu aquele homem por dentro. Para resolver o problema por fora bastava uma palavra, para resolver o problema por dentro aquele homem precisa de um toque de Jesus.

Jesus tinha uma necessidade transformadora de tocar no leproso para curá-lo de suas feridas interiores, era um tratamento espiritual e terapêutico.

Você tem idéia do que significa isto para aquele homem?

Aquele homem estava sem o calor da sua mulher, sem o carinho dos seus filhos, sem o aperto de mão de um amigo, sem a benção de um sacerdote. Aquele homem estava enfermo não apenas por fora, mas por dentro e Jesus sabia disso.

Perceba as atitudes de Jesus

(Marcos 1:41) - E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo.

1.     Jesus estende a mão àquele a quem todas as mãos se encolheram

2.     Tocou-lhe... Há quanto tempo esse homem não era tocado por ninguém?

Hoje você vai entender a importância de um toque

A pesquisadora americana Tiffany Field diz ter uma receita simples para diminuir a criminalidade, pelo menos nos Estados Unidos – e não se trata de mais um programa de desarmamento da população, nem de uma ação policial de tolerância zero. Para ela, a violência na sociedade diminuiria se as pessoas simplesmente se tocassem mais. Isso mesmo. Tiffany acredita que a falta de contato físico nos Estados Unidos é um dos responsáveis por eventos como o tiroteio no estado do Colorado – que resultou em 15 mortos em 1999, depois que dois jovens abriram fogo contra colegas e professores na escola Columbine. “Diferentemente dos brasileiros e dos outros latino-americanos, somos menos propensos ao contato físico”, diz Tiffany. “Se as pessoas se tocassem mais, esse tipo de violência diminuiria.”
Diretora do Instituto de Pesquisa do Tato, da Escola de Medicina da Universidade de Miami, e autora do livro Touch (Toque, inédito no Brasil), Tiffany diz que a diminuição da violência é apenas um dos inúmeros benefícios que o toque pode trazer às pessoas. Baseado em pesquisas sobre o assunto no mundo todo, seu livro revela que o contato físico tem um poder bem mais amplo que o de tratar lesões musculares, por exemplo, com um bom massagista. Além de aliviar o estresse e a ansiedade (e seus reflexos no comportamento e no metabolismo), o contato físico teria efeitos positivos no crescimento, na respiração, nas ondas cerebrais, na freqüência cardíaca e até no sistema imunológico, ajudando no combate às doenças.

O primeiro estímulo sensorial da vida humana vem da sensação de toque quando ainda estamos no útero.

1.     O toque é necessário para o desenvolvimento de um casamento saudável
2.     O toque é necessário para o desenvolvimento de uma família saudável
3.     O toque é necessário para o desenvolvimento de uma amizade saudável
4.     O toque é necessário para o desenvolvimento de uma igreja saudável
5.     É por isso que nós nos cumprimentamos, nos abraçamos

A sua pele depois do cérebro é o órgão mais importante do seu corpo (Regina Navarrro Lins, psicanalista)

1.     Tocamos muito mais o computador do que os filhos
2.     Tocamos muito mais o controle remoto do que as pessoas em torno de nós
3.     Tocamos muito mais os animais de estimação do que as pessoas que estão perto de nós

 "O ser humano pode passar a vida toda cego, surdo e completamente desprovido dos sentidos do olfato e do paladar, mas não sobrevive sem as  funções desempenhadas pela  pele."  (Regina Navarrro Lins, psicanalista)

O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas. Um contato terno e amoroso na pele produz a sensação de apoio, consolo, companhia e presença amiga; um contato rude e agressivo faz a pessoa sentir-se rejeitada, desprezada, invadida e provoca-lhe reação de defesa ou raiva”. (Dermatologista Azambuja, 2005).

Quem não é tocado só vive mau humorado

O contato físico  é, ao mesmo  tempo, significativo e poderoso, já que expõe emoções, mexe  com sentimentos. É por isso  que ele é tão assustador: revela muito de nós,  atinge-nos profundamente. ( psicóloga Phyllis K.  Davis) 

O toque revela quem você é ?

Sabe quantos toques nós precisamos por dia para nos sentirmos bem 12 toques significativos

Sabe quantos abraços nós precisamos por dia para nos sentirmos bem 12 abraços de 6 segundos

4 abraços por dia são necessários para a sobrevivência.
8  abraços por dia são necessários para manter a saúde física e emocional.
12  abraços por dia são necessários para progredir, e avançar em todas as áreas

Quantos toques , e quantos abraços você já recebeu hoje, e quantos você já deu hoje ?

Você já sentiu como é bom um abraço? Como é gostoso receber um beijo? Dar as mãos?

Você também toca o coração quando fala uma palavra agradável.

Você se sente tocado quando ouve uma expressão afetuosa.

A  capacidade de um ocidental se relacionar  com seus semelhantes está muito atrasada em comparação  com sua aptidão para se relacionar com bens de consumo  e com as pseudonecessidades que o mantêm em escravidão. (Ashley Montagu, um especialista norte-americano em fisiologia e anatomia humana)

Jesus é o maior de todos os psicólogos, e terapeutas . Amém .

Quem mais poderia saber sobre o poder curador do toque do que ele que criou a própria pele, o próprio toque?

Por isso , Jesus tocou em muitas pessoas várias vezes, na parábola do filho pródigo o Pai recebe o filho com abraço e beijo. ( Lc 15.20) – Sl 85. 10

(Mateus 9:29) - Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé.

(Mateus 17:7) - E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo.

(Mateus 20:34) - Então Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo viram; e eles o seguiram.

(Marcos 7:33) - E, tirando-o à parte, de entre a multidão, pôs-lhe os dedos nos ouvidos; e, cuspindo, tocou-lhe na língua.

(Lucas 7:14) - E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.

(Lucas 7:45) - Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.

(Lucas 22:51) - E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou.

Paulo fala sobre o toque

(Atos 20:10) - Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está.

(Atos 20:37) - E levantou-se um grande pranto entre todos e, lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam,

(Romanos 16:16) - Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam.

(I Corintios 16:20) - Todos os irmãos vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.

(II Corintios 13:12) - Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todos os santos vos saúdam.

(I Tessalonicenses 5:26) - Saudai a todos os irmãos com ósculo santo.

Pedro também falou

(I Pedro 5:14) - Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus. Amém.

Aprenda com Jesus toque mais, ame mais, abrace mais...

Por que você deve tocar mais nas pessoas que estão perto de você?

1.Por que segundo os médicos abraçar retarda o envelhecimento.

2.Segundo o departamento de psiquiatria da Universidade da Carolina do Norte (EUA), abraçar tem relação com o aumento da qualidade de vida. Durante o abraço, o hormônio do estresse (cortisol) despenca no organismo, o que libera substâncias para proporcionar conforto e alegria.

3.Até a obesidade pode estar relacionada com a falta de abraço: quem está emocionalmente abalado tende a comer mais.

4.Um abraço todos os dias na família reforça os relacionamentos e reduzirá significativamente os atritos.

5.Por que aumenta nossa capacidade imunológica. Helen Colton reforça esse pensamento "quando a pessoa é tocada a quantidade de hemoglobina no sangue aumenta significativamente. Hemoglobina é a parte do sangue que leva o suprimento vital de oxigênio para todos os órgãos do corpo, incluindo coração e cérebro.O aumento da hemoglobina ativa todo o corpo, auxilia a prevenir doenças e acelera a recuperação do organismo, no caso de alguma enfermidade.

Agora vamos voltar para a nossa história, pela lei a pessoa que tocasse um leproso - um "imundo" - se tornaria imundo também.

(Levítico 5:3) - Ou, quando tocar a imundícia de um homem, seja qualquer que for a sua imundícia, com que se faça imundo, e lhe for oculto, e o souber depois, será culpado.

É agora que nós vamos nos deparar com a beleza deste milagre. 

Como Jesus que era Santo vai tocar em um homem que era impuro?

Em Cristo

Pr. Ezequiel Barbosa 

Comentários

Postagens mais visitadas