A cura de um leproso - Parte 9



Este ritual dividia-se em duas partes : 

(primeiro ritual de 1 à 7)  -  Cerimônia das duas aves (Restauração Social)

( segundo de 8 à 19 ) – Cerimônia da purificação/ santificação (sangue e azeite) (Restauração Espiritual)

O sacerdote começou o ritual de purificação (Acompanhe este processo)

(Levítico 14:4) - Então o sacerdote ordenará que por aquele que se houver de purificar se tomem duas aves vivas e limpas, e pau de cedro, e carmesim, e hissopo.

1.     Duas aves vivas e limpas
2.     Pau de cedro
3.     Carmesim
4.     Hissopo

 (Levítico 14:5) - Mandará também o sacerdote que se degole uma ave num vaso de barro sobre águas vivas, (misturava-se a água corrente com o sangue da ave) (Levítico 14:6) - E tomará a ave viva, e o pau de cedro, e o carmesim, e o hissopo, e os molhará, com a ave viva, no sangue da ave que foi degolada sobre as águas correntes.  (Levítico 14:7) - E sobre aquele que há de purificar-se da lepra espargirá sete vezes; então o declarará por limpo, e soltará a ave viva sobre a face do campo.

Nessa purificação Cristo é bastante revelado, porque cada elemento indica um aspecto de Cristo e da sua obra para conosco.

1.     Duas aves vivas e limpas (O velho homem e o novo homem) – morte na cruz - ressureição
2.     Pau de cedro (Cruz do Calvário)
3.     Lã tingida de vermelho - Carmesim (Laços do Calvário - sangue derramado)
4.      Hissopo( Sl 51.7) - Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.

Segundo a Bióloga Kátia Schmidt Rodrigues o nome científico do hissopo, a planta medicinal que vamos tratar hoje, deriva do hebreu esob ou esov, citado pela Bíblia. No livro do Êxodo, é citado como planta purificadora, usada nos rituais da Páscoa por Moisés e pelos anciãos de Israel. Nesta época, fazia-se bastante uso do hissopo como um tempero popular que acompanhava pães e azeite de oliva. Crescia ao longo dos muros de Jerusalém e era usado para lavar as feridas dos leprosos. Ainda hoje cresce abundantemente em Israel e no deserto de Sinai, em solos pedregosos, e é vendido como suvenir para os turistas que visitam a Terra Santa. Na Idade Média, o hissopo passou a ser utilizado na arte culinária para elaboração de tortas, vinagrete e na conservação da carne. É uma planta que tem seu grande valor tanto em culinária como quanto remédio. O hissopo recebe outro nome popular que é erva-sagrada. Sua origem é da Europa (região Sul) e Ásia (região Oeste). O hissopo, da família das Labiadas, é uma planta vivaz que cresce em terrenos secos e pedregosos. Mede entre 20 e 60 cm de altura e é uma planta compacta. Os seus caules são quadrados e ramosos. As folhas persistentes são estreitas, verde-escuras ou esbranquiçadas e basta tocar-lhes para que liberem um aroma agradável. As flores têm várias colorações: podem ser de um tom azul-violáceo, rosa ou branco e encontram-se agrupadas em espigas unilaterais. Possuem um cheiro muito aromático e um sabor um pouco acre.

O hissopo era usado para lavar as feridas dos leprosos

“A iniqüidade do salmista Davi era como roupas imundas que precisavam ser lavadas". 
O irmão sabe como se "lava roupas"? É mergulhando na água, imergindo

O homem aprisionado fora a presença de Deus agora retorna a sua presença

Imagine o leproso , que visão, a ave voando livre

A ave é a alma, este quadro representa a libertação da alma.

Alma você agora esta livre ( Col 3.1,2)

1ª - Como salvo sou limpo, sou livre mas para continuar minha vida espiritual preciso me santificar, me separar, aproximar mais de Deus

 (Levítico 14:8) - E aquele que tem de purificar-se lavará as suas vestes, e rapará todo o seu pêlo, e se lavará com água; assim será limpo; e depois entrará no arraial, porém, ficará fora da sua tenda por sete dias;

2º - Para entrar no arraial (igreja) precisa se disvincular completamente da imundície.

1.     Rapar todos os pelos – tirar os embaraços da vida
2.     Se lavar completamente
3.     Um simples pelo, embaraço impede você entrar na presença de Deus em toda sua glória

Ele podia ser abraçado, beijado, mas não podia entrar em casa. Por que ?

Original diz : E não se achegará a sua esposa por sete dias

Aceito Jesus ; venho para a igreja (o arraial) ; devo ser bem recebido ; mas ainda não tenho intimidade

Ele vai conquistando o espaço:

1.     com Deus,
2.     na obra,
3.     com as pessoas.

3º - É preciso manter um processo contínuo de santificação para permanecer no arraial

(Levítico 14:9) - E será que ao sétimo dia (uma semana passou, continuo a me santificar o processo da limpeza não para) tem que orar, ler bíblia , consagrar , jejuar, vir para o culto - rapará todo o seu pêlo, a sua cabeça, e a sua barba, e as sobrancelhas; sim, rapará todo o pêlo, e lavará as suas vestes, e lavará a sua carne com água, e será limpo,

Santificação  -  (I Cor 6.10-11; Tito 3.3-7; II Cor 5.17)

Agora estou restaurado socialmente (estou na igreja)

1.     Estou dentro do arraial
2.     Já faço parte da família
3.     A MAIORIA DAS PESSOAS PARAM AQUI

Esta foi a Restauração Social, AGORA, eu preciso da Restauração Espiritual no meu homem interior

Preste atenção que isto é muito importante

4º - AGORA você faz parte do arraial (da igreja). Fazer parte do arraial não é ter a presença de Deus

O QUE EU FAÇO -  Para ter a  presença de Deus?

Tem que trazer sacrifício.

Pela primeira vez agora o leproso estava trazendo o seu cordeiro para oferecer em sacrifício

(Levítico 14:10) - E ao oitavo dia tomará dois cordeiros sem defeito, e uma cordeira sem defeito, de um ano, e três dízimas de flor de farinha para oferta de alimentos, amassada com azeite, e um logue de azeite;

O versículo 10 apresenta os Elementos para o sacrifício

1.     3  cordeiros sem defeito
2.     6 Kilos Farinha
3.     ½  litro de Azeite

O que você trouxe para Deus ? Elementos do sacrifício

O sacrifício tem que ser oferecido no altar, eu não estou falando de dinheiro como estas igrejas atuais estão pregando, eu estou falando de vida plena, novidade de vida , transformação de vida. As pessoas vão à igreja não para oferecerem sacrifícios, mas para receberem recompensas. Um efeito da mentalidade consumista das igrejas é o que tem sido chamado de "a síndrome da porta de vai-e-vem". As pessoas não têm mais compromisso, fidelidade, ou assiduidade. Não existe mais o sacrifício devocional. As igrejas estão repletas de pessoas buscando sentido para a vida, alívio para suas ansiedades e preocupações. O problema é que a mídia televisiva esta aniquilando a beleza do evangelho, a simplicidade e a realidade do evangelho. As pessoas estão sendo ensinadas a vir ao templo para fazer barganha com Deus. Troca de favores espirituais. Esta mistura de crenças neopentecostais esta desqualificando a pureza do evangelho de Jesus.

Assim, elas escolhem igrejas como escolhem refrigerantes. Tão logo a igreja que freqüentam deixa de satisfazer as suas necessidades, elas saem pela porta tão facilmente quanto entraram. As pessoas buscam igrejas onde se sintam confortáveis, e se esquecem de que precisam na verdade de uma igreja que as faça crescer em Cristo e no amor para com os outros. As pessoas esquecem que precisam de uma igreja que os oriente o verdadeiro caminho para ir para o céu e não o caminho para ficar rico. 

“O sucesso numérico das denominações que são legítimas e fiéis representantes da Teologia da Prosperidade  no Brasil se dá exatamente por causa das promessas de saúde e prosperidade que são oferecidas e dadas como certas. Apelos desta natureza só podem redundar em uma aglomeração numerosa de fiéis, pois eles cativam facilmente aqueles que pensam ser o sucesso financeiro e a saúde o summum bonum (o bem maior) da vida”, diz Zwnglio Rodrigues.

Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus. Salmos 51:17.

Corpo, alma e espírito

1.     O MEU CORPO (arcabouço ; invólucro ; carcaça)

(Romanos 12:1) - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

(Tiago 3:3) -  Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.

(Hebreus 10:22) -  Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,

2.     A minha alma ( vontade; desejo ; o que eu quero)

(Salmos 25:1) -  A TI, SENHOR, levanto (apresento, entrego) a minha alma.

(Salmos 23:3) -  Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

(Salmos 25:20) -  Guarda a minha alma, e livra-me; não me deixes confundido, porquanto confio em ti.

Salmo 42 – O Salmo da alma

3.     Espírito – Lugar de preenchimento (ele é preenchido por Espírito Santo ou pelas hostes da maldade)

(Salmos 51:12) -  Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.

(Salmos 78:8) -  E não fossem como seus pais, geração contumaz e rebelde, geração que não regeu o seu coração, e cujo espírito não foi fiel a Deus.

(Provérbios 11:13) -  O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto.

(Provérbios 16:2) -  Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito.

(Romanos 12:11) -  Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;

(I Corintios 6:19) -  Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (I Corintios 6:20) -  Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

(I Tessalonicenses 5:23) -  E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.

5º - Quando eu trago sacrifício eu fico na porta do templo de Deus

(Levítico 14:11) - E o sacerdote que faz a purificação apresentará o homem que houver de purificar-se, com aquelas coisas,(cordeiro, farinha, azeite) perante o SENHOR, à porta da tenda da congregação.
Agora quem é o nosso sumo sacerdote ? Jesus, ele vai te levar na sala do trono do Pai

O sacerdote apresentará :

1.     O homem ( leproso)
2.     Os elementos para o sacrifício

(Levítico 14:12) - E o sacerdote tomará um dos cordeiros, e o oferecerá por expiação da culpa, e o logue de azeite; e os oferecerá por oferta movida perante o SENHOR.

1.     Tomará um dos cordeiros - v. 10
2.     Derramará o azeite sobre o cordeiro
3.     Apresentará como oferta pela culpa

(Levítico 14:13) - Então degolará o cordeiro no lugar em que se degola a oferta da expiação do pecado e o holocausto, no lugar santo; porque quer a oferta da expiação da culpa como a da expiação do pecado é para o sacerdote; coisa santíssima é.

O cordeiro é imolado no altar de holocausto

(Levítico 14:14) - E o sacerdote tomará do sangue da expiação da culpa, e o porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e no dedo polegar do seu pé direito.

1.     Tomará do sangue da oferta
2.     Colocará na ponta da orelha direita
3.     Colocará no polegar direito da mão
4.     Colocará no dedo polegar (dedão) do pé

(Levítico 14:15) - Também o sacerdote tomará do logue de azeite, e o derramará na palma da sua própria mão esquerda.

(Levítico 14:16) - Então o sacerdote molhará o seu dedo direito no azeite que está na sua mão esquerda, e daquele azeite com o seu dedo espargirá sete vezes perante o SENHOR;

(Levítico 14:17) - E o restante do azeite, que está na sua mão, o sacerdote porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e sobre o dedo polegar do seu pé direito, em cima do sangue da expiação da culpa;

1.     o sacerdote porá sobre a ponta da orelha direita
2.     sobre o dedo polegar da sua mão direita
3.     sobre o dedo polegar do seu pé direito
4.     em cima do sangue da expiação da culpa

“Só pode ter azeite se tiver sangue” – Primeiro vem a santificação depois a unção

(Levítico 14:18) - E o restante do azeite que está na mão do sacerdote, o porá sobre a cabeça daquele que tem de purificar-se; assim o sacerdote fará expiação por ele perante o SENHOR.

Porá O AZEITE sobre a cabeça daquele que tem de purificar-se

(Levítico 14:19) - Também o sacerdote fará a expiação do pecado, e fará expiação por aquele que tem de purificar-se da sua imundícia; e depois degolará o holocausto;

(Levítico 14:20) - E o sacerdote oferecerá o holocausto e a oferta de alimentos sobre o altar; assim o sacerdote fará expiação por ele, e será limpo.

1.     oferecerá o holocausto
2.     oferta de alimentos
3.     Onde ? sobre o altar
4.     Será limpo

Oferta pela transgressão, pelo pecado – Lev 11-17; 6.8-13

1.     O leproso ficava fora do acampamento
2.     O sacerdote devia ir até onde ele estava e aplicar-lhe o sangue do sacrifício,
3.     Fazia-o entrar no acampamento, aplicar-lhe novamente o sangue
4.     Depois  ungia o ex- leproso  com azeite


APÓS ESTE PROCESSO DE SANTIFICAÇÃO ELE ESTAVA PRONTO PARA SUA NOVA VIDA

Acredite Deus tem uma nova história para você...

 

EM CRISTO

 

Pr. Ezequiel Barbosa

 

http://www.ezequielbarbosa.com/


Comentários

Postagens mais visitadas