A Cura do homem da mão mirrada - Parte 4

3º - Imagine as dificuldades deste homem
Imagine as dificuldades deste homem. A falta de ter a mão direita dificultaria a execução de suas tarefas e principalmente de sua profissão. A vida daquele homem não era fácil.
Segundo o evangelho aos Hebreus apresenta este homem diz que ele era um pedreiro, e isto é confirmado por Jerônimo. Edgar Hennecke em seu comentário sobre o Novo Testamento diz que Jerónimo, no seu comentário ao evangelho de Mateus, diz que o evangelho que os nazarenos e os ebionitas usavam descreve o homem como um pedreiro e que pediu ajuda nos termos seguintes: “Eu sou pedreiro e ganho a vida com as mãos; Eu peço-te, Jesus, restaura-me a saúde, para que não tenha, com ignomínia, pedir o meu pão”. Então segundo Jerônimo ele ficou com a mão mirrada por causa de um acidente de trabalho, e isto lhe atingiu todas as áreas de sua  vida e agora estava condenado a estar amaldiçoado o resto da vida.. Alguns historiadores dizem que ele ficou com a mão direita atrofiada devido uma enfermidade, e não um defeito de nascimento.
Devido o atrofiamento da mão direita

Naquela época em que os enfermos eram tratados como amaldiçoados e excluídos do rol de Deus, era muito difícil para qualquer pessoa que fosse portador de algum tipo de enfermidade principalmente algumas específicas que envolviam questões espirituais.

1.     Era um homem infeliz, e magoado com a vida devido o acontecimento.
2.     Era um atrofiado, cuja mão direita pendia inútil, inerte e morta, sem qualquer serventia.
3.     Era triste socialmente, pois era vergonhoso para a família.
4.     Era triste profissionalmente pois já não desempenhava a sua profissão com tanta habilidade.
5.     Era triste e decepcionante espiritualmente, pois a mão direita significava muito para ele no mundo espiritual.

O que significava a mão direita segundo a tradição judaica?

1.     Era a mão pura (Sl 16.8 ; Sl 73.23 )
Salmos 16:8 - Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei.
Salmos 73: 23 - Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita.
2.     Era a mão da promessa divina (Is 41. 13)
Isaías 41:13 - Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.
3.     Era a mão da bênção familiar , (Jacó e os filhos de José, Efraim e Manassés) -  Gn 48.11-20);
Gênesis 48: 11 - E Israel disse a José: Eu não cuidara ver o teu rosto; e eis que Deus me fez ver também a tua descendência. 12 - Então José os tirou dos joelhos de seu pai, e inclinou-se à terra diante da sua face. 13 - E tomou José a ambos, a Efraim na sua mão direita, à esquerda de Israel, e Manassés na sua mão esquerda, à direita de Israel, e fê-los chegar a ele. 14 - Mas Israel estendeu a sua mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, que era o menor, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as suas mãos propositadamente, não bstante Manassés ser o primogênito. 15 - E abençoou a José, e disse: O Deus, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia; 16 - O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra. 17 - Vendo, pois, José que seu pai punha a sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi mau aos seus olhos; e tomou a mão de seu pai, para a transpor de sobre a cabeça de Efraim à cabeça de Manassés. 18 - E José disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a tua mão direita sobre a sua cabeça. 19 - Mas seu pai recusou, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele, e a sua descendência será uma multidão de nações. 20 - Assim os abençoou naquele dia, dizendo: Em ti abençoará Israel, dizendo: Deus te faça como a Efraim e como a Manassés. E pôs a Efraim diante de Manassés.
4.     Era a mão da liberalidade da longevidade  (Prov 3.16)
Provérbios 3:16 - Vida longa de dias está na sua mão direita; e na esquerda, riquezas e honra.
5.     Era a mão de ofertar e oferecer sacrifício (Mt 6.3)
Mateus 6:3 - Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;
6.     Era a mão de abraçar (Ct 2.6)
Cânticos 2:6 - A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua mão direita me abrace.
7.     Era a mão da benção da multiplicação (Dt 28:8)
Deuteronômio 28: 8 - O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR teu Deus.
O que significava ter a mão direita atrofiada segundo a tradição judaica?

Salmos 137: 5 - Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha direita da sua destreza. 6 - Se me não lembrar de ti, apegue-se-me a língua ao meu paladar; se não preferir Jerusalém à minha maior alegria.

Salmo 137.5-6 - "Se eu de ti me esquecer, ó Jerusalém, que se resseque a minha mão direita. Apegue-se-me a língua ao paladar, se me não lembrar de ti, se não preferir eu Jerusalém à minha maior alegria"
1.     Quem tinha a mão esquerda ressequida era tratado como maldito, pois havia se esquecido de Jerusalém.
2.     A mão esquerda era imunda, por isso ninguém comia, nem liberava a bênção principal com a mão esquerda.
3.     Era sinal de vergonha (frustração, limitação, insegurança, amargura, ressentimentos).
4.     Segundo a tradição rabínica ele não podia abençoar seus filhos, nem sua esposa era um impedimento para ele abençoar o que era seu.
5.     Ele não podia orar porque Deus não responderia, eles levantavam a mão direita ao céu porque Deus toma a mão direita ligando o céu e a terra em uma conectividade no mundo espiritual.
6.     O texto de Isaias diz: Eu te tomo pela palma da tua mão direita. Então aquele homem não teria a benção divina estava debaixo de maldição e do juízo divino.
7.     Ele não poderia mais ofertar, dizimar e nem levar o cordeiro para o sacrifício
8.     Denotava ausência de conquista, de vitórias e de avanço.
9.     Para o judeu a mão direita era o ponto do início e a mão esquerda é o ponto do fim. Como eu posso ter um fim de bênçãos se eu ainda nem consegui ter um começo?
10.  A mão direita significava que todo começo tem o seu início no relacionamento com Deus. Ele toma o homem pela palma da mão direita e tudo começa. Por isso Jesus veio ao mundo para reconectar a mão direita do homem com a de Deus. Porque as coisas velhas se passam e tudo tem um novo começo.
No dia a dia o que significava
Era a mão do apoio, a mão da realização, a mão da atitude
·         Na Vida espiritual : Não podia levar o  sacrifício; dar o dízimo, ofertar, entrar na sinagoga e nem adorar. Não podia expressar a sua adoração em publico por causa da sua mão mirrada, ele escondia a mão e até fingia que era normal.
·         Na Vida familiar : não podia abençoar, dar as mãos, abraçar.
·        Na Vida financeira – Ele não podia trabalhar, estaria sem sustento. E se trabalhasse seu empenho, sua habilidade estaria prejudicada.
“Mas, ele ainda tem esperança de que vai chegar o fim daquela luta e o começo de um novo tempo na sua vida, a virada da página. (Is 59.1).”
Isaías 59: 1 - EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
1.     “Deus não nos chamou para estarmos paralisados na nossa produção por causa de um defeito, ou uma atrofia interior em nossa mão direita espiritual”.

2.     Deus nos chamou para produzirmos para o seu Reino (Jo 15.16)
João 15: 16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
Estamos vivendo uma época de Ministérios atrofiados, lideres e pastores que não podem mais estender a mão direita, pois perdeu a benção divina. O nosso lado mirrado nos torna em falsos adoradores, começamos a ter uma oração mirrada, conhecimento de Deus mirrado, leitura da palavra mirrada, vidas mirradas, linguagem mirrada, atitudes mirradas.
“Mão mirrada causa atrofiamento na sua vida em todos os aspectos”.
Quer pegar, tomar posse, produzir, ofertar, dizimar, contribuir, mas não podem, a mão esta mirrada, atrofiada. Não consegue abrir a mão para abençoar a obra de Deus e nem para abençoar a outros por isso deixa de ser abençoado.
Quando temos alguma área da nossa vida mirrada nos tornamos limitados, improdutivos, e infrutíferos. O nosso lado mirrado atrapalha a nossa liberalidade e consequentemente as nossas conquistas, os nossos sonhos e o nosso crescimento. Tem pessoas que perdem as maiores preciosidade da vida que são os amigos, parentes, o casamento e os filhos  e todo tipo de relacionamento por causa da sua mão mirrada, se tornam pessoas amargas, feridas, mal-humoradas, grossas que precisam da cura de Deus.
Deus deseja curar o seu lado mirrado para que você avance, em todas as áreas da sua vida. Na a sua vida espiritual, ministerial, familiar, financeira, em seus estudos, em sua profissão em seus negócios.
Pr. Ezequiel Barbosa
@ezequielbarbosa.com

Comentários

  1. Assim como esse homem citado em Marcos 3:1,6 fez, se expôs perante Jesus, assim temos que fazer também. Se expor nao é fácil, porém é preciso para que haja milagres do Senhor em nossas vidas.
    Palavra abençoada do Pr. Ezequiel.

    ResponderExcluir
  2. amem....verdade...para se expor eh preciso coragem e acreditar no milagre!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Glória a Deus que palavra maravilhosa !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas