A cura do paralítico de Cafarnaum - Parte 6

15º - JESUS COMEÇOU A ENSINAR EM CASA

(Marcos 2:2) - E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e
anunciava-lhes a palavra.

Porque Jesus não esta nas ruas ensinando?

  1. Nas ruas o povo só queria milagres, curas, e o que gera compromisso é a Palavra.
  2. Todo lugar aonde Jesus ia, pessoas Lhe suplicavam curas e expulsões de demônios.
3.     Jesus não estava conseguindo fazer a coisa mais importante que Ele veio fazer:
4.     Qual era o maior objetivo? ensinar  a  Palavra. Falar a respeito do Reino de Deus

A palavra de Deus é insubstituível, o texto diz que Jesus estava anunciando a palavra. Estamos vivenciando uma época em que as pessoas não valorizam mais a palavra de Deus. Igrejas que dizem que primam pela palavra, porém no culto inteiro você não acha a palavra e quando ela é exposta são alguns minutos apenas. O que muda a vida das pessoas é o poder da palavra. Consequentemente Jesus estava ministrando a palavra para que pudesse haver mudanças internas e externas no meio do povo.

16º - A sala desta casa estava apinhada, lotada de pessoas

(Marcos 2:2) - E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e
anunciava-lhes a palavra.

Não havia nenhum espaço sobrando junto à porta de entrada. Tinha pessoas de todos os tipos que estavam ali uns para ver, outros para ouvir e alguns exclusivamente para observar Jesus.

Imagine o alvoroço, as pessoas tentando passar, outros procurando um lugar para ficar, o local já estava cheio e ainda tinha gente chegando.

17º - Depois de todo este pano de fundo é aqui que começa a história do paralítico

1.     A notícia que Jesus está em casa começa se espalhar na cidade
2.     Rapidamente,  4 amigos se juntaram. ( Mc 2.3)  Por que?
3.     Eles tinham um amigo paralitico

(Marcos 2:3) - E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro.

  • A vida é uma batalha constante desde o nosso nascimento até o nosso último suspiro
  • Quantas situações difíceis nós enfrentamos no nosso dia a dia
  • Enfrentamos crises : emocionais, financeiras, ideológicas, existenciais, profissionais e espirituais
  • São dificuldades no casamento,na empresa, no ministério,  na escola , faculdade, relacionamentos, na saúde , na minha vida espiritual
  • E quando estamos no limite somos espancados pelo: desespero, tristeza, angústia, ansiedade, medo, desejo de desistir, de parar
18º - As impossibilidades sempre surgem, mas eu preciso superar os meus limites
  • Ninguém consegue triunfar sozinho você precisa de amigos
  • Amigos que não te abandonem 
Preste atenção nesta história

Na guerra do Vietnã, durante uma emboscada, vários homens morreram em combate. Um dos soldados pede ao capitão para voltar ao local da emboscada pois o seu melhor amigo estava lá. O capitão lhe respondeu que não, pois já deveria estar morto, e ele não queria perder mais soldados.

O soldado pensou muito e tomou uma decisão de ir sozinho resgatar o amigo. Ao executar o resgate o soldado foi ferido, mas carregando seu amigo morto, ambos chegam ao acampamento. Quando o capitão vê o soldado com o cadáver, ele fica furioso: “Eu não falei para você não ir, agora não apenas perdi um soldado, mas dois... Valeu a pena me desobedecer e trazer um cadáver?”

Porém, o soldado já falecendo, disse suas últimas palavras: “Eu faria novamente, pois quando eu cheguei lá, ele estava ainda vivo e me disse: “Eu sabia que você não me abandonaria”.

O verdadeiro amigo é aquele que está presente quando, nas tribulações todos vão embora!!!

Eu aprendo algo com estes 4 homens:
1º - Eu preciso ver além das crises
2º - Eu preciso romper e transpor as barreiras
3º - Eu preciso superar os meus limites
Transforme as dificuldades em oportunidades de vitória para sua vida

19º - Como seria a história se aquele paralítico não tivesse amigos?

1.     Qual  seria a situação dele no futuro se ele não tivesse amigos?
2.     Havia um paralítico dentro de casa, Jesus passou e ele não foi ATÉ JESUS

Como ele alcançaria um milagre se não tem quem o ajude? Mas ele tinha amigos...

“Amigos são como árvores frondosas que nos oferecem sombra em tempos difíceis. Porém só os tem quem planta.” Charles Swindoll 

 Isaías 41: 6 - Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te.

20º - O que a Bíblia diz sobre amigos

1.     Um amigo bom leva você para o caminho certo

(Provérbios 12:26) - O justo (serve de guia para o seu próximo) é mais excelente do que o seu próximo, mas o caminho dos ímpios faz errar. (se perdem pelo caminho)

2.     Diga-me com quem tu andas e eu digo quem você é, e o seu final.

(Provérbios 13:20) - O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.

Quem anda com sábios só cresce, quem anda com tolo terá um futuro desastroso 

3.     Se você tem um amigo você tem mais que um irmão

 (Provérbios 17:17) - Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.

O amigo ama sempre e na angústia ele se torna um irmão


 “OS MEUS AMIGOS EU ESCOLHO / A DECISÃO É MINHA”

DEUS NÃO SE INTERFERE -
"Só que toda ação tem uma reação."

As suas escolhas são as marcas do que acontece hoje com você

21º - Quem são os seus amigos?

  1. De conversa (Vizinho, na rua, na internet, msn, orkut, facebook, de telefone)
  2. De passeio (quem anda com você)
  3. De escola
  4. De trabalho
  5. De igreja (quem senta do seu lado) – Não sente do lado de fofoqueiro, murmurador, linguarudo
  6. De oração (quem ora com você)
  7. De leitura de Bíblia (quem lê Bíblia com você)

II Timóteo 2: 22 - Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.

“A escolha dos meus amigos determinará o meu crescimento."  

22º - Que tipo de amigo você tem? 

Tipos de amigos, a internet da uma lista

Amigo Nescau. Energia que dá gosto
Amigo BomBril. Mil e uma utilidades
Amigo Ponto Frio. O bonzão
Amigo Casas Bahia. Dedicação total a você
Amigo Toddinho. Companheiro de Aventuras
Amigo Tenaz. Só descole se for capaz!
Amigo Redbull. Te dá asas
Amigo Havaianas. Todo mundo usa
Amigo Telefônica Celular. A sua melhor companhia
Amigo C&A. Abuse e use!
Amigo Close-up. Fale de perto
Amigo Volkswagen. Você conhece, você confia
Amigo Maisena. Você mexe e ele engrossa
Amigo Pilha. Te deixa ligadão

No reino espiritual os valores mudam

1.     Amigos coveiros: que enterram seus sonhos.
2.     Amigos parteiros: que ajudam a nascer os seus sonhos, que oram por você
3.     Amigos falsos: Que querem ver você paralítico. Sem andar, parado e estagnado.
4.     Amigos verdadeiros: Que querem ver você andar ir pra frente, e progredir.
5.     Amigos cristãos : Que querem levar você até Jesus

Não seja coveiro espiritual, seja parteiro.

  • Ninguém consegue triunfar sozinho você precisa de amigos
  • Amigos que não te abandonem -  Amigo, Soldado e o Capitão – “ Eu sabia que você viria”

23º - Os amigos decidem levar o amigo paralítico até Jesus

Vamos levá-lo a Jesus? Vamos.  (Somos transportadores de esperança)

1.     Existem alguns desafios, e sempre existirão.
2.     Vamos encarar os desafios de frente
3.     Precisamos superar os desafio

Nesta última hora Deus conta com você para levar pessoas até Jesus

Em Cristo

Pr. Ezequiel Barbosa

@ezequielbarbosa

Comentários

Postagens mais visitadas