Cura de um endemoninhado cego e mudo - Parte 3



 
Texto: Mat 12.22-32 / Mc 3. 20-29 / Lc 11.14-28 
Tema : Cura de um endemoninhado cego e mudo
 
Jesus vai falar sobre o reino de Deus. Nós não vamos entrar em detalhes sobre o reino, pois esta não é a nossa proposta aqui, mas João Batista anunciou a chegada deste reino e eles sabiam bem sobre o que Jesus estava falando. Jesus vem anunciando a chegada deste reino predito, falado e anunciado várias vezes por João Batista.

Mensagem de João Batista: "Arrependei-vos, porque o reino dos céus está próximo".

João foi o precursor do Messias e sua missão era "preparar o caminho do Senhor e para endireitar as suas veredas" (Mateus 3:3).

A chegada do Messias apontava para a chegada do reino e a mensagem de Jesus era

Mensagem de Jesus: Arrependei-vos, pois já é chegado o reino de Deus.

Alguns autores dos sinóticos vão falar reino dos céus, outro reino de Deus. O reino de Deus ou o reino dos céus são expressões que significam a mesma coisa e apontam para uma mesma realidade. Mateus fala do reino dos céus para não usar o nome de Deus, pois era ofensivo para os judeus a utilização do nome de Deus em diversas ocasiões. Como Mateus escreve o seu evangelho diretamente aos judeus ele eleva a messianidade de Cristo. Por outro lado, Marcos e Lucas falam do reino de Deus. Mas não há diferença entre ambas as expressões

O que é o reino?

Em alguns textos vamos explicar a realidade do reino na terra
  
Porta estreita

(Mateus 7:13) - Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; (Mateus 7:14) - E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Cruz para carregar

(Lucas 9:23) - E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.

(Mateus 10:38) - E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.

Jugo (fardo, carga, peso) suave e leve

(Mateus 11:28) - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. (Mateus 11:29) - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. (Mateus 11:30) - Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Rios de água viva correndo dentro de você

(João 7:38) - Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.

É a presença do Espírito Santo em nossas vidas

(Romanos 14:17) - Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

3º - Jesus vai ensinar sobre a guerra contra o inimigo

(Lucas 11:21) - Quando o valente guarda, (armado), a sua casa, (em segurança) está tudo quanto tem; 

(Lucas 11:22) - Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. (Lucas 11:23) - Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.(Lucas 11:24) - Quando o (espírito imundo) tem saído do homem, anda por (lugares secos), (buscando repouso); e, não o achando, diz: (Tornarei para minha casa), de onde saí. (Lucas 11:25) – (E, chegando, acha-a varrida e adornada). (Lucas 11:26) - Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro.

(Marcos 3:27) - Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não maniatar o valente; e então roubará a sua casa.

(Mateus 12:29) - Ou, como pode alguém entrar em casa do homem valente, e furtar os seus bens, (se primeiro não maniatar o valente), saqueando então a sua casa? Jesus está amarrando, neutralizando, anulando as forças do diabo e libertando seus súditos, seus escravos, seus cavalos. (Mateus 12:30) - Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

1.     Jesus venceu o diabo no deserto, e agora está expulsando os demônios
2.     Jesus começou a amarrar, destronar, o trono de Belzebu.
3.     Porque o Reino de Deus chegou

(Romanos 14:17) - Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

Ele está fazendo isto não pelo poder de Belzebu, mas pelo poder do Espírito Santo. 

  1. Batismo
  2. Na tentação 
  3. No deserto

(Marcos 1:9) - E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão. (Marcos 1:10) - E, logo que saiu da água, viu os céus abertos, e o Espírito, que como pomba descia sobre ele. (Marcos 1:11) - E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo. (Marcos 1:12) – (E logo o Espírito o impeliu para o deserto).(Marcos 1:13) - E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam. (Marcos 1:14) - E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus,
 
Pregando e ensinando

(Lucas 4:16) - E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.(Lucas 4:17) - E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: (Lucas 4:18) – (O Espírito do Senhor é sobre mim), Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, (Lucas 4:19) - A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR. (Lucas 4:20) - E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. (Lucas 4:21) - Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.

Fazendo a obra de Deus

(Atos 10:38) - Como (Deus) ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.

Nesta luta entre Cristo e Satanás é impossível a neutralidade (ou é treva ou é luz)

Isto porque só há dois impérios. O DE DEUS E O DE SATANÁS. Uma pessoa pertence a um ou a outro.

A VITÓRIA JÁ ESTA GARANTIDA (O CAMPEÃO JÁ ESTA DECRETADO)

(Romanos 16:20) - E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.

4º - A blasfêmia contra o Espírito Santo é imperdoável 

(Lucas 12:10) - E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoada, mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado.

(Mateus 12:31) - Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. (Mateus 12:32) - E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.

(Marcos 3:28) - Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem; (Marcos 3:29) - Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo

1.     Todo pecado é perdoado 

(Mateus 12:31) - Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens;

(Marcos 3:28) - Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem;

 “Não existe pecado que o sangue de Jesus não possa perdoar”

(Isaías 1:18) -  Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.

 (I João 1:7) - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

(I João 1:9) - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

2.     Porém a blasfêmia contra o Espírito Santo não tem perdão

“As conseqüências dessa blasfêmia são trágicas. Não haverá perdão.”

@ezequielbarbosa

Comentários

Postagens mais visitadas