AS 7 TAÇAS DO APOCALIPSE - DA 1ª À 4ª






O Calice da ira de Deus - O derramamento das 7 taças

(João 3:19) - E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.

(II Tessalonicenses 1:9) - Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder,

Corintios 3:17) - Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.

(Hebreus 10:31) - Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

Mas para os adoradores do Cântico de Moisés, do Cântico do Cordeiro, do Cântico da Vitória

É só glória ......

(Apocalipse 15:8) - E o templo encheu-se com a fumaça da glória de Deus e do seu poder; e ninguém podia entrar no templo, até que se consumassem as sete pragas dos sete anjos. 

  1. Deus deve ser adorado
  2. Quando adoramos a glória de Deus invade o templo

(Apocalipse 21:3) - E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. (Apocalipse 21:4) - E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. (Apocalipse 21:5) - E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. (Apocalipse 21:6) - E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. (Apocalipse 21:7) - Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

A 7ª trombeta tem no seu conteúdo as setes taças

Já estudamos aqui Os 7 Selos, As 7 Trombetas e Hoje estudaremos As 7 Taças:

Este julgamento é o último dos três julgamentos que o Senhor enviará à terra durante o período de Tribulação. Será uma punição especialmente focada no anticristo e a todos aqueles que aceitaram sua marca.

O julgamento das taças ocorrerá durante a segunda metade dos sete anos de Tribulação (42 meses finais), período este chamado de "A Grande Tribulação".

Sete Anjos saem do santuário são aplicadores do juízo das SETE taças .

“E ouvi, vinda do templo, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide e derramai sobre a  terra as sete taças da ira de Deus.” Apocalipse 16.1.

Temos aqui a consumação do juízo de Deus sobre os adoradores da Besta e da sua imagem, as pragas são semelhantes as do capítulo 8, porém aqui elas têm um caráter destruidor, mortal;

1ª Taça: (Apocalipse 16:2) - E foi o primeiro, e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem.

1.     Este primeiro julgamento atinge somente aos que optaram e receberam a marca da besta.
2.     É importante lembrar que a marca da besta é uma escolha consciente, ou seja, a pessoa tem a escolha de recebê-la ou não.
3.     Após escolher a marca, a pessoa perderá, de uma vez por todas, a sua chance de salvação.
4.     Nestes últimos 42 meses (3 anos e ½ , quem optou por Jesus e não recebeu a marca, e ainda não foi morto (guilhotinado) pelo anticristo, não será afetado por estas feridas).
5.     A Taça É derramada sobre a terra

Feridas, ÚLCERAS nos adoradores da besta - doenças incuráveis, de enfermidades mortais

Enquanto eles recebem o nome e  o nº da Besta , lá no céu :

(Apocalipse 3:11) - Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. (Apocalipse 3:12) - A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. (Apocalipse 3:13) - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

2ª Taça: (Apocalipse 16:3) - E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente.

1.     Taça derramado sobre o mar
2.     O mar será um instrumento do juízo de Deus contra todos os adoradores da besta;
3.     Apoc 8 : 8-11 – já tinha morrido (um terço)
4.     Todo o mar se transformará em sangue em estado de putrefação (como de morto).
5.     Como conseqüência, toda vida marinha morrerá.
6.     O odor que se espalhará pelos mares será insuportável.

Enquanto aqui o mar está poluído, sujo , ...lá no céu

(Apocalipse 22:1) - E MOSTROU-ME o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.

Há um rio: cujas correntes alegram a cidade de Deus - Sl. 46:4

Esse rio é o fluxo contínuo: da graça - glória - poder de Deus no meio do povo salvo

3ª Taça: (Apocalipse 16:4) - E o terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue. (Apocalipse 16:5) - E ouvi o anjo das águas, que dizia: Justo és tu, ó Senhor, que és, e que eras, e santo és, porque julgaste estas coisas. (Apocalipse 16:6) - Visto como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, também tu lhes deste o sangue a beber; porque disto são merecedores. (Apocalipse 16:7) - E ouvi outro do altar, que dizia: Na verdade, ó SENHOR Deus Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos. (sentenças, decisões)

1.     Taça derramado sobre o rios e fontes de águas
2.     Imediatamente após a terceira taça, o mundo inteiro fica sem água para beber.
3.     Os rios são amaldiçoados e se transformam em sangue para aplicar a ira de Deus
4.     O alvo deste julgamento é o anticristo.
5.     Como ele derramou o sangue de muitos crentes matando-os, agora Deus dá a ele o que ele quer: sangue, e sangue de morto.

Este julgamento cumpre a súplica dos crentes em Apocalipse 6:10:

 "E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador [Deus Soberano], não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?"

Enquanto tem sede aqui , falta de água... lá no céu

(Apocalipse 21:5) - E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. (Apocalipse 21:6) - E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. (Apocalipse 21:7) - Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

4ª Taça:  (Apocalipse 16:8) - E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse (queimasse) os homens com fogo [feroz e incandescente]. (Apocalipse 16:9) - E os homens foram abrasados com grandes calores (fogo), e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram [não sentiram qualquer tipo de lamentação, contrição e arrependimento por sua rebeldia, recusando-se a deixarem seus caminhos] para lhe darem glória.

1.     Taça derramado sobre o sol
2.     O sol abrasou os homens com fogo. O sol passa a queimar os seres humanos
3.     O sol servirá aos propósitos de Deus e queimará os homens da terra
4.     Deus aumenta a temperatura do sol, de modo que todos os homens passam a ser queimados quando expostos aos raios solares.
5.     Mesmo assim, muitos ainda blasfemarão contra Deus e não se arrependerão

Aqui é um ponto interessante: A Palavra diz que toda língua confessará que o Senhor é Deus

(Romanos 14:11) - Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.

(Filipenses 2:10) - Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, (Filipenses 2:11) - E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.

Querendo ou não querendo todos vão ter que confessar que Jesus Cristo é o Senhor: Ateu, comunista, nazista, feiticeiro, filósofo, cientistas, antropólogos, professores, demônios, satanás ... Todos

As primeiras 4 taças atacaram a natureza, as próximas são confrontos diretos com o Reino do Anticristo.

Continua depois...

Pr. Ezequiel Barbosa


Comentários

  1. Graça e paz!
    Esta imagem acima é sua? Gostaria de pedir autorização para usar e não sei quem é o autor. Se souber me avise por favor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas