O REI VITORIOSO



O REI VITORIOSO

Em Apocalipse 19:11-21, são descritos ainda mais detalhes do Aparecimento de Jesus Cristo:

1.     Virá acompanhado da esposa

Jd. 14 ... Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos.
Apoc. 19 : 14 E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro.

  1. Virá acompanhado pelos anjos

Mat. 25 : 31 E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos santos anjos, com Ele, então, se assentarão no trono da sua glória.

11. E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. 12. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. 13. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. 14. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. 15. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. 16. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. 17. E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus; 18. Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes. 19. E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército. 20. E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. (21) E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes

II. A TERRA É CONVOCADA A CONTEMPLAR A VINDA TRIUNFAL DO CORDEIRO DE DEUS – V. 11-21

1. A Aparição do Rei Celestial – v. 11 - • João vê Jesus vindo vitoriosamente do céu. O céu se abre.

A terra está vivendo tempos de angústias e desespero. É a grande tribulação.
Engano satânico, enfermidade e destruição. O anticristo e o falso profeta estão enganando, oprimindo e perseguindo a igreja de Deus.

Mas Jesus aparece como o conquistador. Ele aparece em glória, em majestade.

2. A descrição do Rei Celestial – v. 11-13, 15-16

2.1. Ele é Fiel e Verdadeiro – v. 11 – Em contraste com o anticristo que é falso e enganador.

2.2. Ele é aquele que a tudo vê – v. 12 – Seus olhos são como chama de fogo. Nada ficará oculto do seu profundo julgamento. Ele vai julgar as suas palavras, as suas obras e os segredos do seu coração. Aqueles que escaparam do juízo dos homens não escaparão do juízo de Cristo.

2.3. Ele é o vencedor supremo – v. 12 – “Na sua cabeça há muitos diademas” – Ele tem na sua cabeça a coroa do vencedor e do conquistador. Quando ele entrou em Jerusalém, ele cavalgou um jumentinho. Ele entrou como servo. Mas agora ele cavalga um cavalo branco. Ele tem na sua cabeça muitas coroas, símbolo da sua vitória suprema sobre todos os reis.
2.4. Ele é o Deus de mistério– v. 12 – “Ele tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo” – Isso revela que Jesus é insondável, inescrutável. (Ap 2.17; Ap 3. 11,12,13)

2.5. Ele é o Verbo de Deus  – v. 13 – “o seu nome se chama o Verbo de Deus”. Deus criou o universo através da sua Palavra. Agora Deus vai julgar o mundo através da sua Palavra. Jesus é o grande juiz de toda a terra.

2.6. Ele é o conquistador de vitórias – v. 13,15 – Seu manto está manchado de sangue, (sacrifício pelo pecado; vitória sobre a morte ). Agora ...Ele vem para o julgamento. Ele vem para colocar os seus inimigos debaixo dos seus pés. Filp 2. 9-11 -  Ele vem para estabelecer o seu Reino. Ele vem para derrotar o diabo e as suas hostes. Ele vai destruir o anticristo com o sopro da sua boca. Esta espada não é o evangelho, mas a sua glória e aparição que destruirá o inimigo (2 Ts 2:8).

2.7. Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores – v. 16 – Deus o exaltou sobremaneira. Deus lhe deu um nome que está acima de todo nome. Diante dele todo joelho vai se dobrar. Todos os reis da terra se prostarão. Ele vai assentar-se no trono da sua glória. Ele vai julgar as nações. Ele vai julgar os reis da terra. Ele vai julgar grandes e pequenos, ricos e pobres, religiosos e ateus. Todo joelho vai ter que se dobrar. Os déspotas, os tiranos, os imperadores, os feiticeiros, os papas, os pecadores.

Nas batalhas da antiguidade, o rei que perdia a guerra, ao se render, prostrava-se diante do rei vencedor, mostrando naquele ato que, a partir daquele momento, era seu escravo.
Todos os nomes acima nos céus, na terra e abaixo da terra se dobrarão diante do nome de Jesus, prostrando-se ante a sua majestosa presença.

Pessoas que se destacaram de tal forma, nas mais diversas áreas da vida, ao ponto de influenciar gerações subseqüentes. Nomes como: Platão, Aristóteles, Sócrates (Filosofia); Sidharta Gautama, Mãomé, Mahattma Gandhi, Confúcio (religião); Alexandre o Grande, Atila, Gengis Kan, Napoleão ,Adolf Hitler, Mussolini, Fidel Castro, Mao Tsetung, Che Guevara, Getúlio Vargas , Tancredo Neves (política).

4. A ira do Rei Celestial – v. 15-21

4.1. Ele repreenderá e julgará as nações com a Sua Palavra – v. 15 – Quando Jesus vier na sua majestade e glória, ele se assentará no seu trono e julgará as nações. Ele separará uns dos outros como o pastor separa o cabrito das suas ovelhas. Ele chamar os seus escolhidos e vai dizer: “Vinde benditos de meu Pai...”. Mas ele vai sentenciar os ímpios: “Apartai-vos de mim malditos para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”.

4.2. Ele vai desbaratar os exércitos do anticristo e lançá-lo no lago de fogo – v. 17-21 – Jesus Cristo destruirá o anticristo com a manifestação da sua vinda e com o sopro da sua boca. Todos os olhos da terra o verão e se lamentarão sobre ele. Aquele será o grande dia da ira de Deus. O grande dia do juízo. Haverá grande angústia e perplexidade entre as nações. Aquele será dia de trevas e não de luz para os poderosos deste mundo. Ninguém poderá escapar. Ninguém poderá fugir.

O anticristo, o falso profeta, o diabo, a grande Babilônia, os ímpios e a própria morte serão lançados no lago de fogo. Cristo estabelecerá o seu Reino de forma final e completa. Os céus, então, se desfarão abrasados. Haverá novos céus e nova terra. A eternidade vastíssima e insondável será estabelecida. Todos aqueles cujos nomes não forem encontrados no livro da vida do Cordeiro serão lançados no lago do fogo. Enquanto os inimigos de Deus serão atormentados por toda a eternidade, a igreja desfrutará da intimidade de Cristo nas bodas do Cordeiro para todo o sempre.

 A igreja reinará com Cristo para sempre.


Pr. Ezequiel Barbosa

ww.ezequielbarbosa.com

Comentários

Postagens mais visitadas