A CURA DO PARALÍTICO DE BETESDA - 5ª PARTE




3º - Ele creu nas palavras daquele homem – Ele creu no profeta que falava com ele

(João 5:8) - Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. (João 5:9) – Logo (Imediatamente,  no mesmo instante) aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.

O que chama a minha atenção é que aquele homem não conhecia, e não sabia quem era Jesus. Jesus não se identificou para ele, ele creu na palavra do homem que lhe falara.

Aquele homem não sabia quem era Jesus

(João 5:11) - Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda.

(João 5:12) - Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda? (João 5:13) - E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.

Ele creu na palavra profética daquele homem – Levanta-te ... e imediatamente 3 coisas acontecem

v. 8 - aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava

1.     O homem ficou são
2.     O homem tomou o seu leito
3.     O homem andava


(II Crônicas 20:20) -  E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;

Aquele homem acreditava no poder do seu Deus, ele cria nos profetas que Deus havia levantado. Eu quero que você entenda que com certeza ele descobriu e entendeu que foi Jesus quem operou aquele milagre extraordinário, porém naquele momento ele creu em um homem de Deus, que tinha poder de Deus e autoridade de Deus para conceder o milagre que há 38 anos ele esperava.

A unção não está somente na vida do pastor, dos presbíteros, dos líderes, esta no homem e na mulher de Deus que tem uma palavra profética para entregar ao povo e as pessoas necessitadas. Esta palavra profética não é somente ministrada dos púlpitos mas em qualquer lugar que você estiver , alguém esta deitado em um leito de dor e de angústias precisando ouvir uma palavra de ânimo e de esperança, quantas e quantas pessoas que precisam ouvir : Levanta-te e anda.


Você é profeta, não porque “profetiza”, mas porque tem uma palavra de Deus para as pessoas...


4º - Esteja sempre disposto e pronto para as críticas, para as pedradas

(João 5:9) - Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.

(João 5:10) - Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito.

Sábado, era o dia sagrado dos judeus,

Você consegue imaginar as pessoas começam a criticá-lo: Por que você está carregando seu leito?

Foi exatamente isso o que aconteceu àquele homem no tanque.

Quando presenciaram aquele homem, indo pra casa , com sua cama, nas costas, não fixaram os olhos no milagre, de ver um homem que há 38 anos , jazia no leito de enfermidade, fixaram os olhos na tradição, que estava sendo quebrada.

(João 5:10) - Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito.

1.     Os líderes judeus ficaram profundamente ofendidos, porque achavam que o sábado havia sido violado em dois atos. Primeiro, eles ficaram ofendidos por ver o homem carregando sua maca no sábado e depois ficaram ofendidos por saber que Jesus havia curado aquele homem no sábado.

2.     Eles deveriam vibrar com o fato do homem ser curado após trinta e oito anos de sofrimento! Mas estavam tão presos à tradição que só pensavam nas possíveis violações do sábado cometidas pelo homem e por quem o havia curado.

A lei do sábado no Antigo Testamento era direta e simples; no sétimo dia nenhum trabalho devia ser executado

Nos dias de Jesus, os rabinos haviam criado um enorme conjunto de regras sobre o que era e o que não era permitido se fazer no sábado. O Mishnah, que registrava muitos dos ensinos correntes no primeiro século, dedica uma seção inteira ao sábado.

Ao todo, trinta e nove categorias de trabalho eram proibidas no sábado: tarefas como semear, carregar alguma coisa, moer, peneirar, cozer, tecer, caçar, escrever cartas, acender o fogo e martelar.

Penso eu que o sábado era o dia favorito de Jesus para testar as tradições dos rabinos.

(Marcos 2:27) - E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.

(Marcos 2:28) - Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.

1.     Muitos outros milagres poderiam Ter sido relatados naquele momento, se não fosse à tradição, que roubou a visão daqueles homens.
2.     Muitos hoje estão assim com a vida e o  ministério paralisado, atrofiado, porque se mantêm presos às tradições, aos costumes, e não conseguem ver os milagres, que o Senhor, tem realizado, no meio do seu povo.
3.     Vivemos como verdadeiros e meros religiosos, sem desfrutarmos das grandezas de Deus para nossas vidas.
4.     Para os líderes judeus era uma violação do Sábado, para Jesus era o dia da liberdade daquele homem

(João 5:16) - E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.

Se Jesus fosse se preocupar com os críticos ele não faria nada, seu ministério seria uma inércia, e seu projeto de salvação não seria concluído.

(João 5:17) - E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. (João 5:18) - Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. (João 5:19) - Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. (João 5:20) - Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis. (João 5:21) - Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer. (João 5:22) - E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; (João 5:23) - Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.

Deus quer abençoar a sua vida, prosperar o seu caminho, te dar a visão do extraordinário, mas aprenda uma coisa deixe os críticos pra lá , não ligue para os críticos, não se esmoreça por causa de críticos e de críticas.
“Para evitar críticas, não faça nada, não diga nada, não seja nada.”  Elbert Hubbard
Se você não quiser ser criticado então simplesmente não queira nada do que Deus tem para você.

1.     Sempre aparece gente que quer colocar você pra trás , ou para baixo de novo.
2.     Tem sempre gente insatisfeita com o que Deus está fazendo com você

Mas se você quer o que Deus tem para sua vida...

Não se prostre, não desista, levanta-te, e honre a Jesus adore a Jesus e ele honrará você.


Em Cristo

Seu amigo Pr. Ezequiel Barbosa




Comentários

Postagens mais visitadas