sexta-feira, 20 de abril de 2012

A cura da sogra de Pedro - Parte 2



4º - Ela abriu a sua casa para Jesus morar, e dar início ao seu ministério.

Dela não se sabe o nome. Algumas características apenas o Evangelho guardou desta mulher:

1.     Que ela habitava em Cafarnaum
2.     Tinha uma filha casada com Simão Pedro.
3.     Que ela servia Jesus

Ela propiciou para Jesus um lugar todo especial, a sua casa.

·         A sua casa se tornou um lugar para Jesus habitar

·         A sua casa se tornou um lugar para Jesus se alimentar

·         A sua casa se tornou um lugar para Jesus descansar

·         A sua casa se tornou um lugar que ela ofereceu como oferta para Jesus

·         A sua casa se tornou um lugar para servir a Jesus com alegria

·         A sua casa se tornou um lugar para abençoar o povo.


Imagina comigo o dia inteiro gente em casa: cego, surdo, mudo, paralítico, endemoninhado, etc...

Fora os amigos, e os discípulos de Jesus, agora era gente a toda hora dentro de casa. Nunca teve essa quantidade de gente aqui antes, mas o povo vem não por causa dos antigos moradores da casa, mas por causa do atual, Jesus.

Ter alguém morando dentro de casa é mais um prato sujo, mais roupa para lavar, mais um quarto para arrumar, imaginem comigo a cena.

Talvez ela pensasse, assim... Permita-me fazer esta analise entrando no pensamento desta mulher:

“Não o importa  com o que eu estou passando -  Eu pago o preço mas eu quero Jesus na minha casa”.

Eu paro pra pensar e fico imaginando:

1.     Neste tempo, ela não conhecia a Jesus como nós conhecemos.
2.     Ela ouvia seu genro falar, mas não sabia de fato o que acontecia, ou o que se passava, ela conhecia o que todo bom judeu sabia as especulações sobre a chegada do Messias.
3.     No entanto, ela abriu sua casa, sua vida para receber um novo tempo da parte de Deus , uma nova história do Senhor ela quis nascer de novo para viver o milagre.
4.     Ela queria agora Jesus dentro de casa
5.     Ela só tinha notícias externas sobre aquele homem que revolucionou sua vida interna

Ela transformou a sua casa em uma agencia de milagres. Todos os que ali passavam eram abençoados.

A sogra de Pedro foi uma supridora do ministério de Jesus e permitiu que Jesus fizesse em sua casa uma base operacional do seu ministério aonde as pessoas iam para ouvir a palavra e serem curadas e salvas.
Eu extraio algumas lições extraordinárias para nossas vidas cristãs diárias:

1º - Problemas acontecem na casa dos amigos de Jesus, a lógica seria qualquer casa poderia ter doente menos na casa onde Jesus estava.

Mc 1.29 – estava saindo da Sinagoga, foram à casa de Simão e André , com Tiago e João

A narrativa do texto vai dizer que eles estão saindo da sinagoga e indo em direção à casa de Pedro, quando de repente são assolapados por uma notícia aterrorizadora, a sogra de Pedro estava enferma e com febre.

Quem esta doente é a mulher que hospeda ele, é a mulher que prepara suas refeições, é a sogra de seu amigo Pedro.

Mt 8. 14. E Jesus, entrando na casa de Pedro, viu a sogra deste jazendo com febre.

Mc 1.  29. E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André, com Tiago e João. 30. E a sogra de Simão estava deitada, com febre; e logo lhe falaram dela.

Luc 4. 38. Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita febre; e rogaram-lhe por ela.

Ela estava enferma, com febre

·         Mateus e Marcos vão dizer que ela estava com febre.
·         No entanto, apenas Lucas, que era médico, acrescenta o fato fundamental que ela teve uma febre alta. Não era uma febre comum seria uma febre mais elevada, mais propensa a morte.

Somente um médico depois de receber as informações minuciosas poderia detectar este detalhe tão singular, ela estava com febre, mas não era uma simples febre era uma febre alta. Ao ser constatado o grau de febre é possível avaliar a gravidade da doença do paciente. Lucas teria feito um inquérito cuidadoso sobre os detalhes da situação antes de escrever o texto. Assim, o seu testemunho do poder milagroso de Cristo é mais confiável e, portanto, de grande importância, especialmente para os novos convertidos e os céticos que duvidam do poder de Jesus.

2º - Problemas também ocorrem com aqueles que servem a Jesus na mesa, que trabalham para a obra.

É a pessoa que mais Jesus precisa que esteja em plena saúde, justamente ela esta na casa, mas não esta boa é ela quem esta enferma, e com febre alta. A sogra de Pedro. A mulher que cuidava de Jesus. Ela já era de idade, estava debilitada, cansada pelos labores da vida, mas mesmo assim ela sempre estava cuidando de Jesus em tudo e agora ela estava enferma. Inerte em uma cama sem poder fazer nada para Jesus.

Não é porque estamos fazendo, realizando ou exercendo algo para Cristo que estamos imunes ou blindados das enfermidades, dos problemas, das lutas, das dificuldades da vida, todos nós podemos passar por adversidades, ventos contrários, tempestades que vão querer nos fazer parar. Mas mesmo com todos os ataques ou investidas de satanás ou da vida contra nossas vidas não podem nos fazer parar. Olhe para o tamanho do seu Deus, veja a grandeza dele, e creia que Jesus esta chegando para te consolar, confortar e te dar vitória.

3º - Não importa a gravidade do seu problema o que importa é a presença de Jesus na minha casa.

Luc 4. 38. Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita febre; e rogaram-lhe por ela.

Segundo o ABC da saúde: Febre é a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitas como indicadores de febre as temperaturas: retal acima de 38º C e Axilar ou oral acima de 37,5º C. Segundo o momento do dia, a temperatura pode variar sendo mais baixa na madrugada (3 horas) e no início da manhã. Pode ser máxima no final da tarde (17 horas) e no início da noite. No sexo feminino a temperatura é mais elevada do que no masculino, e apresenta variações segundo a fase do ciclo menstrual. A temperatura ambiental elevada e o ambiente pouco arejado, além de atividade física intensa, podem determinar elevação da temperatura corporal.

A febre não é uma enfermidade, mas um sintoma de uma enfermidade. Ela tira o brilho dos olhos, causa na pessoa um grande mal estar, deixa o corpo quebrado, as pessoas ficam amuadas, sem ânimo algum, e geralmente ficam de cama.

4º - Mesmo que tudo seja contrário na minha vida o que importa é ter Jesus a meu lado

Luc 4. 38. Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita febre; e (rogaram-lhe por ela).

Porém segundo o conceito da Torá a febre alta fazia parte de uma lista de enfermidades outorgadas pelo próprio Deus para aqueles que fossem desobedientes à voz da sua palavra.

Para o israelita, para o Judeu a febre era sinal de desobediência.

(Levítico 26:14) - Mas, se não me ouvirdes, e não cumprirdes todos estes mandamentos, (Levítico 26:15) - E se rejeitardes os meus estatutos, e a vossa alma se enfadar dos meus juízos, não cumprindo todos os meus mandamentos, para invalidar a minha aliança, (Levítico 26:16) - Então eu também vos farei isto: porei sobre vós terror, a tísica e a febre ardente, que consumam os olhos e atormentem a alma; e semeareis em vão a vossa semente, pois os vossos inimigos a comerão. (Levítico 26:17) - E porei a minha face contra vós, e sereis feridos diante de vossos inimigos; e os que vos odeiam, de vós se assenhorearão, e fugireis, sem ninguém vos perseguir. (Levítico 26:18) - E, se ainda com estas coisas não me ouvirdes, então eu prosseguirei a castigar-vos sete vezes mais, por causa dos vossos pecados.

Algumas características da febre alta segundo a Torá:

Lev 26.16 - ...e a febre ardente,

1.     Consumir os olhos
2.     Atormentar a alma

O v.17 vai nos informar que a face de Deus seria contra esta pessoa , e o v.18  afirma que Deus prosseguiria o castigo sete vezes mais.

Em 2009 a editora Springer editou em inglês o Manual Clínico de Febre em Crianças, um compêndio fascinante tratando minuciosamente sobre a febre. Eles dizem no livro que: “As civilizações mais antigas (egípcia, mesopotâmica, chinesa, grega-romana) tinham um conhecimento extenso de anatomia e fisiologia, mas eles sempre viam febre como induzidas por espíritos malignos.”

O livro também vai dizer que para os judeus a febre era um sinal de maldição de Deus (veja Levítico 26:16; Deut. 28:22).


Por que rogaram a Jesus por ela? Suplicaram por ela, e intercederam por ela.

Luc 4. 38. Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita febre; e (rogaram-lhe por ela).

Segundo o conceito judaico era Sábado e ela não podia servir, preparar ou fazer nada. Com certeza ela estaria se preparando para servir uma refeição para Jesus sabendo que ele estava chegando do culto na sinagoga. Com isso no conceito judaico ela desobedeceu à lei divina e ficou com febre.

Começam os porquês, o que será que ela fez? ; Os fofoqueiros de plantão como sempre começam a cochichar.

As palavras do povo pelas ruas: “Coitada dela, tão boazinha, tão prestativa, sempre serviçal. Uma cozinheira de mão cheia olha o que deu ficar servindo este tal de Jesus”.

Mesmo que tudo seja contrário na minha vida o que importa é ter Jesus a meu lado

1.     Para lutar em favor da minha causa.
2.     Para me ajudar
3.     Para me consolar
4.     Para me sarar
5.     Para me fortalecer

Jesus esta conosco sempre para nos ajudar e nos dar vitória.

Em Cristo

Seu amigo

Pr. Ezequiel Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário