A cura de um leproso - Parte 2



Milagre : A Purificação do leproso -  Cafarnaum 

Tema : Atitudes que geram mudanças

Suas atitudes definem as mudanças da sua vida

Textos ; Mateus 8.2-4; Marcos 1.40-45; Lucas 5.12-16

Parte 2

Por que o leproso deveria viver afastado, longe do convívio da sociedade?

       Segundo a Lei : O primeiro passo para cura desta "doença" era afastá-lo da sociedade.
       Fora do convívio, isolado de tudo e longe de todos, ele deveria refletir sobre seus atos.
       A solidão deveria levá-lo a dar mais valor a Deus, a família, aos amigos e à sua sociedade.
       A falta das companhias o levaria a dar valor àqueles que outrora desprezou e, assim, chegaria ao arrependimento.

Irmãos imaginem comigo se fossemos afastar os crentes leprosos (fofoqueiros, contendeiros, e murmuradores) das igrejas. Teriam que sair alguns caminhões lotados.

A fofoca é um mau que tem assolado e destruído várias igrejas trazendo divisão e contendas no povo de Deus.

“Todo fofoqueiro é culpado pelos resultados do atraso do povo de Deus”.

Fofocar é ser MALDIZENTE aquele que fala mal dos outros;
MEXERIQUEIRO; é o difamador, é aquele que conta histórias em segredo, para trazer intrigas, bisbilhotar intrometer-se na vida alheia para contar para outras pessoas e trazer contendas.

O que nos podemos observar claramente nesta passagem bíblica é que Miriam e Arão sendo envolvidos com um sentimento de fofoca trariam sobre a sua própria vida consequências sérias, como a lepra, tomando conta do corpo inteiro de Miriam por ela ter falado contra Moisés.

Satanás trabalha com veemência e sem clemência no meio do corpo de Cristo (a igreja) para trazer sempre uma ponta de fofoca. Levantando adeptos a ele para fofocar e murmurar contra aquilo que é de Deus.

Implantar a lepra retrata a natureza do diabo: João 10:10

O inimigo tem como missão primordial gerar na igreja que é santa : Divisão; / Separação / Morte; / Destruição / Amargura;

Levítico 19: 16 - Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o SENHOR.

Salmos 101: 5 - Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei.

Provérbios 6: 16 - Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: 17 - Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 18 - O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 - A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

I Corintios 5: 11 - Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.

Você conhece aquela história só para quebrar um poço o gelo

Certo dia três amigos crentes se juntaram e estavam reunidos lembrando dos velhos tempos. Um deles teve uma idéia:

-"Puxa! Já que somos amigos de infância, nos conhecemos há muito tempo, vamos
brincar de contar nossos segredos ou pecados mais escondidos?"

Houve certa resistência no início, porém os outros dois acabaram cedendo á idéia do
amigo.

-"Então começa você que deu a idéia"!

Um retrucou e o outro respondeu:

-"O meu é o pior de todos, contando ele agora fio com muita vergonha"

Então o outro amigo começou a falar de si próprio:

-"Meu pecado é terrível... meu fraco é mulher eu não consigo tirar os olhos das mulheres fico arrepiado, soando frio!!!

-Exclamaram os outros dois. "Agora é sua vez amigo”,diz:

- “Bom, o meu pecado escondido é o dinheiro, eu não posso ver dinheiro sobrando que eu pego mesmo”!

- "Que é isso?"  Os amigos falaram assustados e ficaram desesperados e atônitos com a declaração do amigo.

E os amigos perguntaram para o outro :

- E o seu conte-nos agora qual é o seu pecado?
 
-"Bem meus queridos, vou lhes contar um terrível e maldito pecado que perdura a minha alma desde que me entendo como ser humano, e o pior é que não consigo me livrar dele! Já fiz de tudo para ficar sem ele mas não consigo.

Os amigos apavorados, e com dó do companheiro disseram:

-Conte-nos de repente podemos te ajudar.

Ele respirou fundo e disse:

“-Lá vai então... É que tudo que é tipo de segredo que eu ouço não consigo guardar comigo mesmo...O meu pecado é ter a língua grande e estas novidades aqui contadas em primeira mão estão coçando na minha língua para contar para todo mundo ouvir”.

Deus quer trazer o homem de volta para o arraial. Deus não se alegra ao ver o homem fora do arraial

1.     Em Gênesis vemos o homem perdido, ou seja, contaminado, sujo com o pecado.( GN 3)
2.     Em Exôdo vemos o homem remido, livre do Egisto (EX 12:21 o sangue)
3.     Em Levítico vemos o homem prestando culto -> aprendendo a se manter puro para adoração dentro do arraial

Deus não aceita falsidade no arraial – No arraial só permanece os santos. Leprosos são colocados isolados fora do arraial.

Deus precisa detectar se você é santo ou leproso.

Como era o processo para detectar a lepra : A inspeção

1º - A lepra consumia o corpo

Declaração feita por Arão - a carne é “metade consumida”. — Núm 12:12.

Números 12: 12 - Ora, não seja ela como um morto, que saindo do ventre de sua mãe, a metade da sua carne já esteja consumida.

2º - O leproso era considerado um monstro, uma anomalia, uma maldição, um imundo, um pecador

Números 5: 1 - E FALOU o SENHOR a Moisés, dizendo: 2 - Ordena aos filhos de Israel que lancem fora do arraial a todo o leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todos os imundos por causa de contato com algum morto. 3 - Desde o homem até a mulher os lançareis; fora do arraial os lançareis; para que não contaminem os seus arraiais, no meio dos quais eu habito. 4 - E os filhos de Israel fizeram assim, e os lançaram fora do arraial; como o SENHOR falara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel.

3º- O Leproso sendo identificado era levado para ser diagnosticado

Lev 13 

1      .    São as instruções bíblicas sobre como os israelitas deviam tratar-se (se cuidar)
2    .    Como deviam tratar alguém quando tivesse lepra.

O acusado de lepra era levado ao sacerdote pra ser examinado – Lev 13.9

Levítico 13: 9 - Quando no homem houver praga de lepra, será levado ao sacerdote,

Poderia ser uma erupção, uma ferida,um machucado, uma mancha, micose, um furúnculo, ou uma cicatriz na carne, resultante duma queimadura.

Lev 13 apresenta 21 aflições, situações de ocasiões da pele, incluindo a lepra

Levítico 13: 1-9

Levítico 13:1- FALOU mais o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo: 2 - Quando um homem tiver na pele da sua carne, inchação, ou pústula, ou mancha lustrosa, na pele de sua carne como praga da lepra, então será levado a Arão, o sacerdote, ou a um de seus filhos, os sacerdotes. 3 - E o sacerdote examinará a praga na pele da carne; se o pêlo na praga se tornou branco, e a praga parecer mais profunda do que a pele da sua carne, é praga de lepra; o sacerdote o examinará, e o declarará por imundo. 4 - Mas, se a mancha na pele de sua carne for branca, e não parecer mais profunda do que a pele, e o pêlo não se tornou branco, então o sacerdote encerrará o que tem a praga por sete dias; 5 - E ao sétimo dia o sacerdote o examinará; e eis que, se a praga, ao seu parecer parou, e na pele não se estendeu, então o sacerdote o encerrará por outros sete dias; 6 - E o sacerdote ao sétimo dia o examinará outra vez; e eis que, se a praga se recolheu, e na pele não se estendeu, então o sacerdote o declarará por limpo; é uma pústula; e lavará as suas vestes, e será limpo. 7 - Mas, se a pústula na pele se estende grandemente, depois que foi mostrado ao sacerdote para a sua purificação, outra vez será mostrado ao sacerdote, 8 - E o sacerdote o examinará, e eis que, se a pústula na pele se tem estendido, o sacerdote o declarará por imundo; é lepra. 9 - Quando no homem houver praga de lepra, será levado ao sacerdote,

1) O Deus Eterno deu a Moisés e a Arão as seguintes leis

2) Se uma pessoa tiver na pele uma inchação, tumor ou mancha que vai virando uma doença contagiosa, essa pessoa será levada a Arão, o sacerdote, ou a um dos sacerdotes, que são filhos de Arão

3) O sacerdote examinará a pele, e, se os pêlos da mancha se tornaram brancos, e se parecer que a ferida ficou mais funda do que a pele, então é uma doença contagiosa; o sacerdote declarará que a pessoa é impura

4) Mas, se a mancha for branca, e se não parecer que ficou mais funda do que a pele, e se os pêlos do lugar não se tornaram brancos, então o sacerdote fará com que a pessoa fique no isolamento sete dias ( v. 4 )

5) No sétimo dia o sacerdote a examinará de novo e, se na sua opinião a mancha não se espalhou, mas continua como estava, então ele mandará que a pessoa fique no isolamento mais sete dias (v.5)

14 dias após – Depois de 2 inspeções, era feita a 3ª inspeção

6) No sétimo dia ele examinará a pessoa outra vez; se a mancha estiver desaparecendo e se não tiver se espalhado na pele, então é só um tumor sem importância. A pessoa lavará a roupa que estiver vestindo, e o sacerdote declarará que está pura

Estas 3 inspeções falam a respeito das 3 pombas que Noé soltou, das 3 oportunidades que foram nos dada:

Da dispensação do Pai, do Filho e agora estamos vivendo a da Graça Divina a do Espírito Santo nos dada através do sangue de Jesus nosso Sumo Sacerdote
A porta da oportunidade esta passando o Sumo Sacerdote por excelência esta conosco ainda, aproveite a oportunidade de Deus para a sua vida.

Jesus é o nosso Sumo Sacerdote, detectou é lepra? Pecado tem que ser levado para ele.

(Hebreus 2:17) - Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. (Hebreus 2:18) - Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.

7) Mas, se depois disso a mancha se espalhar na pele, então a pessoa irá outra vez falar com o sacerdote

8) Ele a examinará e, se a mancha tiver se espalhado, declarará que a pessoa está impura; é um caso de doença contagiosa

9) Quando alguém tiver uma doença contagiosa da pele, deve ser levado ao sacerdote

(Levítico 13:22) - Se ela grandemente se estender na pele, o sacerdote o declarará por imundo; praga é.

E se fosse diagnosticado a lepra?

O QUE SE FAZIA COM UM LEPROSO ?

Em Cristo

Pr. Ezequiel Barbosa

http://www.ezequielbarbosa.com/

Comentários

Postagens mais visitadas