A cura do paralítico de Cafarnaum - Parte 3



Jesus era o Ungido de Deus

TU ÉS O CRISTO O UNGIDO DE DEUS - Mt 16.13-19

Mateus 16: 13 - E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? 14 - E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. 15 - Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? 16 - E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17 - E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. 18 - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; 19 - E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

4º - DESACREDITADO EM SUA PRÓPRIA PÁTRIA

Jesus era o Messias tão esperado, porém a sua cidade onde ele cresceu - Nazaré -  não o quis, expulsaram ele da cidade e queriam matá-lo, queriam matá-lo pelas suas palavras messiânicas  (Luc 4.17-30).

Lucas 4: 17 - E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: 18 - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, 19 - A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR. 20 - E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. 21 - Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos. 22 - E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Não é este o filho de José? 23 - E ele lhes disse: Sem dúvida me direis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; faze também aqui na tua pátria tudo que ouvimos ter sido feito em Cafarnaum.

5º - O SINAL DA CHEGADA DO MESSIAS

Luc 4: 24 - E disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. 25 - Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; 26 - E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva. 27 - E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o sírio. 28 - E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira. 29 - E, levantando-se, o expulsaram da cidade, e o levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali o precipitarem. 30 - Ele, porém, passando pelo meio deles, retirou-se.

Jesus vai citar os dois profetas Elias e Eliseu, e apontar que Deus operou o milagre da multiplicação e o da purificação em gentios, porque Deus não encontrou uma viúva ou um leproso que acreditasse no profeta da casa. O profeta não tem honra em sua própria casa.

Luc 4:27 - E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o sírio.

Agora preste atenção no que Jesus disse para aqueles homens, que nenhum leproso judeu ainda fora curado. Mas que ele Jesus havia chegado para mostrar aos judeus quem ele realmente era.

Luc 4:18 - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, 19 - A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR

Por que Jesus diz que nenhum leproso judeu ainda havia sido curado?

Porque era um dos sinais da chegada do Messias.

Segundo Arnold Fruchtenbaum o primeiro milagre messiânico foi a cura de um leproso. Sob a Lei Mosaica, uma pessoa só podia ser contaminada por um corpo humano vivo ao tocar um leproso. Geralmente, sob a Lei Mosaica, uma pessoa podia tornar-se cerimonialmente imunda ou contaminada, ao tocar um cadáver (corpo morto) humano, um cadáver (corpo morto) animal, ou um corpo de animal imundo vivo, como o porco. Porém o único tipo de humano vivo capaz de causar contaminação era o leproso.

Desde o tempo intermédio entre a completação da lei Mosaica e a Primeira Vinda de Yeshua, não houve qualquer registo de algum Judeu que tivesse sido curado da lepra. A cura da lepra de Miriam ocorreu antes da completação da Lei. Naamã foi curado da lepra, mas era um Gentio Sírio e não Judeu.

A lepra era uma doença que tinha sido deixada fora das curas rabínicas; não havia qualquer cura para a lepra.

Vamos entender o Evangelho de Mateus.

Segundo Scofield o livro de Mateus mostra Cristo como rei. Sua genealogia é traçada desde o Rei Davi; e o lugar do Seu nascimento, Belém, o lar de Davi, é enfatizado. Sete vezes, neste Evangelho, Cristo é chamado de "o filho de Davi" (1.1; 9.27; 12.23; 15.22; 20.30; 21.9; 22.42). Só em Mateus Cristo fala do "trono da sua glória" (19.28; 25.31). Além disto, apenas neste Evangelho Jerusalém é chamada de "cidade santa" (4.5) e de "a cidade do grande Rei" (5.35). Sendo o Evangelho do Rei, Mateus também é o Evangelho do reino; a palavra "reino" aprece mais de cinqüenta vezes e a expressão "o reino dos céus", que não foi usada em nenhum outro lugar no N.T., aparece aqui cerca de trinta vezes.

Mateus, mais do que qualquer dos escritores dos Evangelhos identifica acontecimentos e pronunciamentos na vida do nosso Senhor com predições do V.T., como, por exemplo, 1.22; 2.15, 17, 23; 4.14; 12.17; 13.14; 21.4; 26.54, 56; 27.9, 35. (Scofield)

Conquanto que Mateus mostra Cristo como Rei, Ele é primeiramente o Rei espiritual do Seu povo. O povo Judeu, junto com os discípulos, esperava o Messias que vinha derrubar os reinos em oposição e estabelecer o Seu reino na terra. Como isso não veio a acontecer (Mt 12.18-21), muitos deixaram-nO (Mt 26.56). Antes que alguém possa entrar no Seu reino na terra, Cristo deve reinar no seu coração.

Este evangelho foi escrito com a intenção de trazer para os judeus uma apresentação de Jesus como um homem da realeza judaica, um Rei, ou seja, o único que poderia receber o título como o Messias:

Mateus apresenta alguns pontos de suma importância:

·         A Linhagem do Rei, Mat 1. 1-17
·         O nascimento do Rei, Mat 1. 18- 25
·         Os magos vindo adorar o Rei, Mt 2. 1-23
·         O arauto do Rei João Batista, Mt 3.1-17
·         Os primeiros discípulos do Rei, Mt 4. 18-24
·         As palavras do Rei “o Sermão da Montanha”, Mt 5 ; 6 e 7
·         A autoridade das palavras do Rei, Mt 7. 28,29

Mateus inicia o seu evangelho apresentando Cristo Jesus como o verdadeiro herdeiro real ao trono do Messias. Pós apresentar o Rei com todas as peculiaridades necessárias para a sua coroação e aceitação do título concedido. Ele encerra o capítulo 7 falando da autoridade deste Rei e chama a atenção para a crença mais esperada do povo. Não bastasse que este Messias fosse apenas um rei, ter linhagem real, ele precisaria ser um enviado de Deus para realização de coisas extraordinárias. Então ele revela no capítulo 8 o primeiro milagre deste Messias.

1.   Qual será o primeiro milagre relatado no livro de Mateus, o livro que deve ser a chave de entendimento para os judeus?

2.   Qual o milagre realizado por Jesus que provaria que este Cristo era o Messias das profecias vetero-testamentárias?

 A cura do leproso (Mt 8.1-4).

Mateus 8:1 - E, DESCENDO ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. 2 - E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. 3 - E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra. 4 - Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.

Nas postagens passadas nós já estudamos este milagre agora preste atenção no impacto deste acontecimento épico tão aguardado.

Mateus colocou este relato como o primeiro milagre de Jesus também porque os grandes profetas da história israelita que ser tornaram personagens da tradição judaica possuíram o poder de curar leprosos. Assim, a Bíblia contava que Moisés havia curado a lepra de sua irmã Miriam (Nm 12, 9-16) e que o profeta Eliseu fez o mesmo com o general sírio Naamã (2 Re 5, 1-14).

Portanto, com este milagre Mateus também quer nos ensinar que Jesus estava no mesmo nível profeta de Moisés e do profeta Elíseu, porque este era discípulo de Elias, os dois grandes antepassados do povo de Israel.

Jesus era o Messias, O Ungido e o Profeta esperado

1º - Jesus curou o leproso, e a repercussão do milagre correu por todo Israel.

2º - Jesus agora volta para a sua base operacional, para o seu Quartel General, para a sua cidade

Vamos recordar: Mateus 4.13 ; 9.1 ; Marcos 2.1

Mateus 4:13 - E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali;

Marcos 2: 1 - E ALGUNS dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa.




  1. Qual era a cidade de Jesus? Cafarnaum
  2. Que cidade Jesus estava ? Cafarnaum
  3. Onde Jesus estava ? Na casa que lhe haviam oferecido para ser sua base estratégicas
  4. De quem era a casa? De Pedro, ou para muitos estudiosos a casa pertencia a sogra de Pedro
3º - Jesus mudou a rotina da cidade de Cafarnaum (Mc 2.1)

Marcos 2: 1 - E ALGUNS dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa.

1.   Pelos seus ensinos – Mc 1.21,22

Marcos 1:21 - Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava. 22 - E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas.

2.   Jesus expulsou o demônio na sinagoga , coisa inédita naquela época – Mc 1.30,31

Marcos 1: 27 - E todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem! 28 - E logo correu a sua fama por toda a província da Galiléia.

3.   Após ele ter curado a sogra de Pedro no sábado, a casa de Pedro ficou apinhada de gente

Marcos 1: 30 - E a sogra de Simão estava deitada com febre; e logo lhe falaram dela. 31 - Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão, e levantou-a; e imediatamente a febre a deixou, e servia-os. 32 - E, tendo chegado a tarde, quando já se estava pondo o sol, trouxeram-lhe todos os que se achavam enfermos, e os endemoninhados. 33 - E toda a cidade se ajuntou à porta. 34 - E curou muitos que se achavam enfermos de diversas enfermidades, e expulsou muitos demônios, porém não deixava falar os demônios, porque o conheciam.

·         Dessa vez as pessoas não foram para encomendar peixe, não foram para comprar peixe , porque  isso era comum naquela casa.

·         Jesus mudou a rotina daquela casa e da cidade de Cafarnaum, as pessoas iam até aquela casa era para serem curados e libertos por Jesus.

Imagine o alvoroço que acontecia na cidade de Cafarnaum quando Jesus estava voltando de uma de suas viagens. “Jesus está chegando”. As notícias corriam como mensageiros apressados por toda cidade de Cafarnaum e região.

Se fosse hoje imagina o celular na mão, rede social ativa, em toda a região, imagine nos facebooks, nos twitter, nos orkuts da vida. Jesus chegou, Jesus voltou, Jesus esta na área novamente.

1.     Crianças, brincando na rua, de pega a pega - “Papai, mamãe Jesus esta chegando”
2.     Adolescentes  - Cara meu é ele mesmo, ele voltou e sai correndo de casa em casa para dar a notícia
3.     No Comércio – Jesus passando, o padeiro, carpinteiro, oleiro, pedreiro, ferreiro, todos olhando a sua chegada, a conversa era única. Jesus esta em Cafarnaum.
4.     Os que receberam milagres dele, os que Jesus expulsou os demônios e os que ele ajudou.
5.     Era Sábado, e neste dia tinha culto na sinagoga como de costume, porém o povo inclusive os chefe de sinagoga, rabinos e doutores da lei não foram nem para o culto na sinagoga. Por que? Jesus agora esta em casa e as pessoas deixam a Sinagoga para ir até Jesus

Escatologicamente um dia isso vai acontecer

1.     Ele mudará completamente a nossa rotina
2.     Jesus não estará mais na igreja
3.     Jesus estará em sua Casa no céu e a igreja com ele.

João 14: 1 - NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 - Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. 3 - E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

Fique firme com Cristo um dia ele vai mudar a sua rotina

Em Cristo

Pr. Ezequiel Barbosa

www.ezequielbarbosa.com

Comentários

Postagens mais visitadas