A cura do paralítico de Cafarnaum - Parte 5

8º - Quem eram os líderes do Sinédrio na época de Jesus? 

Anás e Caifás

Vamos falar primeiro de Caifás

  1. Genro de Anás (Jo 18.12,13)
  2. Sumo Sacerdote da época (v.13)
  3. (2º Líder do Sinédrio)
  4. Foi o Sacerdote que celebrou o ritual de purificação do leproso (Mc 1.44) 
  5. Era sócio com o sogro nas vendas do templo (Jo 2.13-23)
Vamos entender quem era Anás

  1. Sogro de Caifás (Jo 18.12,13)
  2. Príncipe do Sinédrio (v.13)
  3. Líder Sacerdotal da época
  4. Segundo alguns estudiosos Anás já queria matar a Jesus , porque ele Comandava as vendas no Templo (João 2.13-23), e Jesus já havia estragado os seus negócios de especulação para com o povo.
 Jesus já estava sendo observado pelo Sinédrio


9º - Jesus agora passaria pelo Período ou Fase da Observação

  1. Não lhes era permitido colocar qualquer questão ou levantar qualquer objeção. Estavam apenas o conhecendo. (Mt 9.3; Mc 2.6; Lc 5.21)

Mateus 9: 3 - E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema.

Marcos 2: 6 - E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo:

Lucas 5: 21 - E os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus?

  1. Após um período de observação, deviam voltar então para Jerusalém, reportar ao Sinédrio e dar um veredito: se o movimento messiânico era significativo ou não? Ele é ou não o Messias?

  1. Se fosse decretado que o movimento era insignificante, a questão terminaria ali. Mas se o movimento fosse determinado significativo, então haveria uma Segunda fase de investigação chamada a “fase da inquirição”. (Investigação)

Porque um milagre messiânico tinha sido realizado, todos os fariseus  do país inteiro tinham vindo a Cafarnaum para participarem na fase da observação .

Observarem o que Jesus dizia, fazia e ensinava.

Os adversários são professores da lei :

De acordo com Marcos 2:6 - E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo:

Lucas 5: 17 - E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava com ele para curar.

As questões da discórdia destes homens com Jesus se baseiam em quatro palavras-chave:

1.     Pecado (2.1-12),

Marcos 2: 1 - E ALGUNS dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa. 2 - E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra. 3 - E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro. 4 - E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. 5 - E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. 6 - E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: 7 - Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? 8 - E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações? 9 - Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? 10 - Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), 11 - A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. 12 - E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos.

2.     Pecador (2.13-17),

Marcos 2: 13 - E tornou a sair para o mar, e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava. 14 - E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu. 15 - E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque eram muitos, e o tinham seguido. 16 - E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores? 17 - E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.

3.     Jejum (2.18-22)

Marcos 2: 18 - Ora, os discípulos de João e os fariseus jejuavam; e foram e disseram-lhe: Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, e não jejuam os teus discípulos? 19 - E Jesus disse-lhes: Podem porventura os filhos das bodas jejuar enquanto está com eles o esposo? Enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar; 20 - Mas dias virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão naqueles dias. 21 - Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha; doutra sorte o mesmo remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior. 22 - E ninguém deita vinho novo em odres velhos; doutra sorte, o vinho novo rompe os odres e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser deitado em odres novos.

4.     Sábado (2.23-28; 3.1-6).

Marcos 2: 23 - E aconteceu que, passando ele num sábado pelas searas, os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas. 24 - E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito? 25 - Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam? 26 - Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam? 27 - E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. 28 - Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.

Marcos 3: 1 - E OUTRA vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada. 2 - E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem. 3 - E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio. 4 - E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se.5 - E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra.6 - E, tendo saído os fariseus, tomaram logo conselho com os herodianos contra ele, procurando ver como o matariam.

Só observar Jesus não mudará a sua vida, você precisa crer nele. 

Hebreus 11: 6 - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

10º - Jesus esta sendo observado

Lc 5.17 - E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali (assentados) fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém.

Marcos 2: 6 - E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo:
7 - Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?

Todos aqueles doutores da lei vieram para observar Jesus, e para analisar Jesus.

11º- A casa estava lotada

(Marcos 2:2) - E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam

1.     Pessoas que vieram para conhecer Jesus
2.     Pessoas que foram curados por Jesus
3.     Pessoas que vieram para ser curado por Jesus
4.     Pessoas que vieram para observar Jesus

“Os santos “da nação, os mais religiosos da época estavam presentes. Imagine o alvoroço: Jesus, os fariseus, os escribas e a multidão. Jesus inverte os valores (Lucas 16:15).

Queriam ser estrelas  - Queriam ser respeitados, notados e admirados por todos .
Lucas 16:15 - E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.

Eles tinham aperfeiçoado diversas técnicas de chamar atenção, como usar roupas especiais para fazê-los parecer mais religiosos, orar e jejuar de modos muito visíveis. (Eram os mais santos, os espirituais)

Os fariseus seguiam não somente a lei escrita de Deus, mas também as tradições orais que lhes tinham sido passadas. Eles acreditavam que ambas eram a vontade de Deus.

Mateus 15: 1 - ENTÃO chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo: 2 - Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão. 3 - Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa  tradição? 4 - Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. 5 - Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe, 6 - E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. 7 - Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: 8 - Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9 - Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. 10 - E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei: 11 - O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. 12 - Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram? 13 - Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada. 14 - Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. 15 - E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola. 16 - Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender?

12º - Examinar a Bíblia sem viver o que esta escrito nela não há transformação de vida  – Eram como viviam os fariseus da época, meros religiosos.

Apesar de examinarem as Escrituras diligentemente, os fariseus deixavam de ver o que elas estavam indicando.

“A Santidade começa dentro de mim e se exterioriza para fora de mim”

Deus está cansado do irmão :  “Lobo Fariseu Religioso”  com pele de Ovelha

13º - Você é Lobo ou é Ovelha? Os fariseus eram verdadeiros lobos
Mateus 7. 15 - Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. 16 - Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? 17 - Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. 18 - Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. 19 - Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. 20 - Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
É fácil identificar quem é Lobo e quem é Ovelha

1.     Ovelha é obediente – Lobo é desobediente
2.     Ovelha é submissa – Lobo é insubmisso
3.     Ovelha é verdadeira – Lobo é falso e perigoso
4.     Ovelha é mansa (não da marrada, não briga, não murmura) 
5.     Lobo é bravo , é briguento, reclamão, murmurador
6.     Ovelha vive em rebanho – Lobo vive sozinho (isolado)
7.     Ovelha tem aprisco (igreja) – Lobo tem caverna
8.     Ovelha é dependente – Lobo é independente
9.     Ovelha tem pastor – Lobo não tem pastor 
10.  Ovelha gosta de água (oração) e pasto verdejante (Palavra)
              Lobo é carnal (gosta de carne, não ora, não lê Bíblia)

O que Jesus quer dizer aqui? 

Mat 5.20 -Porque Eu vos digo: Se a vossa justiça não (exceder,superar , ser superior) a dos doutores da Lei e dos fariseus, não entrareis no Reino do Céu.

  1. Não basta observar a Palavra e seguir alguns costumes como fariseu.
  2. Precisa ter intimidade e compromisso com Deus.

14º - Diferenças do fariseu e do adorador

1.     O Fariseu é amargo, o adorador é doce
2.     O Fariseu empurra e mata, o adorador levanta e da vida
3.     Para o Fariseu todo mundo tem defeito, o adorador reconhece que ele esta cheio de defeitos.
4.     O Fariseu vem para o culto só para observar e criticar, o adorador vem para adorar.
5.     O Fariseu só vê o céu por fora, o adorador vê o céu por dentro.
6.     O Fariseu canta com os lábios, o adorador canta com a alma.
7.     O Fariseu é calado só observa, o adorador faz barulho espiritual.
8.     O fariseu só tem pedras na mão, o adorador tem incenso.

O que você é fariseu ou adorador?

Em Cristo

Pr. Ezequiel Barbosa
@ezequielbarbosa.com

Comentários

  1. Pastor Ezequiel
    A Paz do Senhor
    Fiz uma visita no blog do senhor e achei interessante. Estou me tornando seguidor de seu blog e gostaria que o irmão visitasse o meu blog também e torna-se seguidor dele. O meu blog possui estudos bíblicos e notícias religiosas que saem na imprensa. O irmão vai gostar. Deus abençoe.
    Rafael Carlos
    fidelidadeajesus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bençaõ !!!!
    Parabéns pastor Ezequiel .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas