A cura do servo do centurião - Parte 1

Milagre : 10º - A cura do servo do centurião
Tema : Uma fé que impressiona
Texto : Lc 7.1-10  / Mt 8. 5-13

A estruturação do Ministério de Jesus

Jesus está começando a estruturação do seu ministério na terra

A partir de agora Jesus já começava a estruturação para a chegada do Reino de seu Pai aqui na terra. Os alicerces e as colunas para implantação deste reino já começavam a ser identificados. Cristo sem dúvida era a pedra de esquina, a pedra principal de todo este complexo estrutural. Mas Jesus precisaria de uma equipe. E ele começa a escolha dos doze companheiros, discípulos que estariam com ele para aprender e continuar a fazer o que ele Jesus veio fazer, anunciar a chegada e a implantação do reino de Deus na terra.

A partir daqui Jesus começa a caminhar lado a lado com os seus discípulos, sua equipe de trabalho. Os doze foram escolhidos para aprenderem mais de perto de Jesus. Os doze foram escolhidos para serem as colunas de fundação da chegada do reino de Deus na terra.

Lucas 6: 12 - E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. 13 - E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos: 14 - Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15 - Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; 16 - E Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.

Jesus estava se preparando para a ampliação do seu ministério terreno, e as multidões o seguiam, sua fama se espalhava por todos os lugares.

Lucas 6: 17 - E, descendo com eles, parou num lugar plano, e também um grande número de seus discípulos, e grande multidão de povo de toda a Judéia, e de Jerusalém, e da costa marítima de Tiro e de Sidom; os quais tinham vindo para o ouvir, e serem curados das suas enfermidades, 18 - Como também os atormentados dos espíritos imundos; e eram curados. 19 - E toda a multidão procurava tocar-lhe, porque saía dele virtude, e curava a todos.

Marcos 3: 7 - E retirou-se Jesus com os seus discípulos para o mar, e seguia-o uma grande multidão da Galiléia e da Judéia, 8 - E de Jerusalém, e da Iduméia, e de além do Jordão, e de perto de Tiro e de Sidom; uma grande multidão que, ouvindo quão grandes coisas fazia, vinha ter com ele. 9 - E ele disse aos seus discípulos que lhe tivessem sempre pronto um barquinho junto dele, por causa da multidão, para que o não oprimisse, 10 - Porque tinha curado a muitos, de tal maneira que todos quantos tinham algum mal se arrojavam sobre ele, para lhe tocarem. 11 - E os espíritos imundos vendo-o, prostravam-se diante dele, e clamavam, dizendo: Tu és o Filho de Deus. 12 - E ele os ameaçava muito, para que não o manifestassem. 13 - E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. 14 - E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar, 15 - E para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios: 16 - A Simão, a quem pôs o nome de Pedro, 17 - E a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão; 18 - E a André, e a Filipe, e a Bartolomeu, e a Mateus, e a Tomé, e a Tiago, filho de Alfeu, e a Tadeu, e a Simão o Zelote, 19 - E a Judas Iscariotes, o que o entregou. 20 - E foram para uma casa. E afluiu outra vez a multidão, de tal maneira que nem sequer podiam comer pão.

Jesus estava aplicando a triplicidade de seu ministério (pregar , ensinar e curar)

Jesus Cristo volta para sua base e esta se preparando para a sua segunda viagem de milagres.

1.     Agora ele tem uma base operacional (Cafarnaum)
2.     Uma equipe de doze homens
3.     Uma multidão de seguidores
4.     E uma multidão de inimigos declarados os fariseus e doutores da Lei que estão procurando como matá-lo.

É de suma importância que você entenda esta abrangência do ministério de Jesus, para poder compreender o texto que vamos estudar.

Somente dois dos biógrafos de Jesus vão falar sobre este milagre da cura do servo do centurião, Mateus e Lucas. Porém Lucas apresenta o texto com mais detalhes e com mais profundidade que Mateus, apesar de que cada um deles tem as suas peculiaridades, sua importância e motivos de escrita. Mas sem um eu não interpreto corretamente o outro, eu preciso de um texto para entender o outro.

1º - Jesus está em sua base operacional, lembra-se dela? Cafarnaum.

Lucas 7: 1 - E, DEPOIS de concluir todos estes discursos perante o povo, entrou em Cafarnaum. 2 - E o servo de um certo centurião, a quem muito estimava, estava doente, e moribundo. 3 - E, quando ouviu falar de Jesus, enviou-lhe uns anciãos dos judeus, rogando-lhe que viesse curar o seu servo.
Este texto é muito interessante pela forma como Lucas escreve, hilário pela situação constrangedora que os fariseus vão ter que passar, e profundo pela atitude de fé de um gentio que acreditou na palavra de Jesus.

Em Cafarnaum Jesus pregava na sinagoga, e havia feito muitos milagres extraordinários que marcaram muitas vidas naquela cidade. Jesus esta voltando para Cafarnaum e neste texto nós vamos encontrar a história de um centurião romano, cujo seu servo a quem ele estimava muito estava muito enfermo. Cafarnaum não era uma cidade de muita importância, mas era um posto comercial muito importante, era uma cidade estratégica, pois quando Cezar e o Império Romano dominaram a Palestina foi colocado em Cafarnaum um posto de guarda especial para que Cezar tivesse o domínio daquela região e de toda parte marítimo. Naquele lugar ele colocou sua guarda especial à centúria

O que era um ser um centurião?

1.     Quem liderava a centúria era chamado de centurião.
2.     A centúria era formada por soldados especiais, servindo ao Império Romano com toda a fidelidade.
3.     Para se chegar a ser um comandante de uma centúria e receber o nobre título de centurião era necessário uma média de uns quinze anos de serviço prestado a Roma, alguns demoravam mais de vinte anos.
4.     A centúria era uma guarda especial que Julio Cezar havia organizado, uma das mais violentas guardas do império romano devido o seu treinamento intenso. Homens de guerra, que haviam passado por grandes experiências militares e de combates.

Vejamos alguns detalhes:

1.     Centurião vem da palavra “centúria” que era a designação para todos os oficiais militares romanos que tinham sob seu comando cem soldados.
2.     A Centúria era formada por um quadrado de 10 fileiras de 10 homens cada, dando o total de 100 soldados.
3.     O centurião era o comandante responsável por comandar a centúria. Líder de soldados altamente treinados para obedecer a qualquer ordem dada pelo seu Comandante.
4.     Homens que sabiam o que era obedecer, liderança, hierarquia, autoridade e palavra.


2º - O servo do centurião estava enfermo -  Luc 7.1,2

Lucas 7: 1 - E, DEPOIS de concluir todos estes discursos perante o povo, entrou em Cafarnaum. 2 - E o servo de um certo centurião, a quem muito estimava, estava doente, e moribundo.

Este texto mostra um homem que amava e estimava muito como um filho o seu servo que estava muito doente. A história nos diz que este centurião romano era Marcus Lucius. Este era filho de um oleiro e muito conhecido em Roma. Esse centurião chefe de Cafarnaum era enérgico, digno e muito justo no que fazia. Marcus Lucius deixara a vida civil e se alistara nas poderosas legiões romanas.
Correto, disciplinado e valente como todo soldado. Fez carreira alcançando o posto de Centurião.
Nessa condição, fora mandado servir na Judéia e se encontrava em Cafarnaum como chefe das tropas. Marcus Lucius, representava o poder de Roma, o poder de Tiberius, Claudius, Nero e César.

Porque estava sozinho, distante de casa, da esposa e dos filhos que haviam ficado em Roma, tinha em seu poder um servo, era um mendigo que encontrara na estrada e levou como seu servo.Entre os romanos, valor nenhum tinha um servo. Se morresse, era logo substituído por outro. Afinal, entre os romanos, era direito tomar outro homem a seu serviço. No entanto, o centurião era um homem diferente, e quando adoeceu seu servo, tornou-e de compaixão a ele. Levantava-se pela madrugada e o ia ver. Ao perceber que a febre alta o devorava, uma noite, percebendo o servo a delirar, parecendo viver ultimas derradeiras horas de vida, o bom centurião, ouviu a falar de Rabi, Jesus que andava pela Judéia. Procurar Jesus era contradizer toda a sua lógica de entendimento, seus ensinos sobre os deuses romanos. Na sua concepção romana de crença e fé o
s deuses são seres relativamente superiores aos homens.
1.     Nesse ponto, muitos dos deuses até foram humanos e que posteriormente se tornaram deuses. Como Hércules um homem com poderes sobrenaturais.
2.     Essa limitação aos deuses fornece às pessoas um piedoso sentimento de imitar e até competir com esses mesmos deuses.
3.     Essa capacidade de tentar imitar, ou aspirar competição, origina-se certas virtudes, tais como a vitalidade, a coragem, a magnanimidade, o amor à liberdade e todas as virtudes que faz do homem um ser nobre e grande.
4.     Eles possuíam seus heróis pagãos como Hércules, Teseu, Heitor e Rômulo. Esses heróis, que eram constituídos com superpoderes e se destacavam por suas bravuras, coragem, força e incorruptibilidade, travavam guerras sangrentas contra monstros e tiranos com o intuito de defender de suas pátrias e povos, e, as histórias dos seus atos heroicos eram motivos de orgulho e espelhamento.
5.     Um exemplo de como essas virtudes atinge o homem, foi o caso de Alexandre "O grande", pois, as expedições militares feita por ele, foram motivadas pelas histórias de força e bravura dos heróis e Hércules e Baco.
Na concepção judaica havia o monoteísmo
Esta visão monoteísta de um único Deus é inaceitável para um romano, mas este centurião depois de tantas experiências contrárias em sua vida, agora vivenciava momentos extraordinários em sua vida, pois eles até estava participando de cultos na sinagoga, dar ofertas na sinagoga, ajudar a construir a sinagoga. Ele passa a ouvir sobre este único Deus único e verdadeiro, que esta acima de todos os outros deuses que ele já havia conhecido ou ouvido falar. E agora ele não só ouve deste Deus mas começa a ouvir sobre o Messias , que viria para libertar os oprimidos e os cativos. E que este Messias era Jesus que estava morando em Cafarnaum e que era um homem, mas ao mesmo tempo era Deus.
Neste momento o centurião vivia um momento avassalador em sua vida. De dor, de crise, de angústias pois estava sendo atormentado pela dor da enfermidade do seu servo tão amado. Fez o que podia e o que não podia para ver a melhora de seu servo, segundo a história levantava-se pela madrugada e ver como estava a febre. Esta era cada vez mais alta e não passava, em uma noite sombria o servo começou a delirar, parecendo viver as ultimas derradeiras horas de sua vida. Atormentado pela febre alta ele já não sentia mais as pernas e veio a ficar sem poder andar.
Pr. Ezequiel Barbosa
@ezequielbarbosa.com

Comentários

Postagens mais visitadas