Cura de um endemoninhado cego e mudo - Parte 2

Texto: Mat 12.22-32 / Mc 3. 20-29 / Lc 11.14-28 
Tema : Cura de um endemoninhado cego e mudo

1º - Os fariseus fazem uma declaração absurda e insana

A declaração feita por aqueles homens é chocante e inescrupulosa, eles vão afirmar que Jesus esta trabalhando para o reino das trevas.  Que as realizações de Jesus acontecem por causa de Belzebu, o príncipe dos demônios.

Veja os textos:

(Lucas 11:15) - Mas alguns deles diziam: Ele expulsa os demônios por Belzebu, príncipe dos demônios.

(Mateus 12:24) - Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios.
Quem é Belzebu ou Baal’Zevel?
1.     Era um deus filisteu
2.     É a contração de dois nomes: Baal e zebu
3.     Belzebu é o senhor das moscas.
4.     É o príncipe dos espíritos malignos, o próprio satã.
Baal - significa senhor
Zebu - significa mosca
Deus das Moscas
       Zevel – em heb: Lixo, excremento, podridão, sujeira, etc
       Deus da imundícia
       Deus da sujeira
A mosca
A mosca é um inseto nojento e transmissor de doenças, pois transportam nas patas peludas os germes colhidos nos depósitos de lixo onde se cria. A febre tifoide e a tuberculose encontram nesse inseto repugnante o maior meio de propagação. O lugar de procriação das moscas são as substâncias decompostas e podres, preferindo o esterco de bois e cavalos.
1.     Belzebu era um deus filisteu que se manifestava na cidade de Ecrom, uma das cinco cidades do território dos filisteus.

2.     Baal era o supremo deus dos cananeus, correspondendo a Bel, deus dos babilônicos.

  1. Cada lugar tinha seu próprio Baal,o senhor divino.
Ex:  Baal -Hazor, Baal-Hermom, Baal-Peor, Baal-Zebu, (deus de Ecrom).
Acompanhe comigo estes textos sobre a cidade de Ecrom e seu deus pagão – Baal –Zebube, Baal’Zevel , Belzebu
Josué 13: Desde Sior, que está em frente ao Egito, até ao termo de Ecrom para o norte, que se diz ser dos cananeus; cinco príncipes dos filisteus; o gazeu, e o asdodeu, o asqueloneu, o giteu, e o ecroneu, e os aveus;
Josué 15: 45 - Ecrom, com suas vilas, e as suas aldeias.
I Samuel 5:10 - Então enviaram a arca de Deus a Ecrom. Sucedeu, porém, que, vindo a arca de Deus a Ecrom, os de Ecrom exclamaram, dizendo: Transportaram para nós a arca do Deus de Israel, para nos matarem, a nós e ao nosso povo.
I Samuel 6: 17 - Estas, pois, são as hemorróidas de ouro que enviaram os filisteus ao SENHOR em expiação da culpa: Por Asdode uma, por Gaza outra, por Ascalom outra, por Gate outra, por Ecrom outra.
I Samuel 17: 52 - Então os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e seguiram os filisteus, até chegar ao vale, e até às portas de Ecrom; e caíram os feridos dos filisteus pelo caminho de Saaraim até Gate e até Ecrom.
II Reis 1: E DEPOIS da morte de Acabe, Moabe se rebelou contra Israel. 2 - E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, que tinha em Samaria, e adoeceu; e enviou mensageiros, e disse-lhes: Ide, e perguntai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença. 3 - Mas o anjo do SENHOR disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria, e dize-lhes: Porventura não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom?
II Reis 1: 16 - E disse-lhe: Assim diz o SENHOR: Por que enviaste mensageiros a consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Porventura é porque não há Deus em Israel, para consultar a sua palavra? Portanto desta cama, a que subiste, não descerás, mas certamente morrerás.
Sofonias 2: 4 - Porque Gaza será desamparada, e Ascalom assolada; Asdode ao meio dia será expelida, e Ecrom será desarraigada.
2º - Os fariseus se precipitam em suas conclusões
Ao chegarem à conclusão que Jesus expulsa demônios por Belzebu, eles se precipitam e estão insinuando que Jesus não é santo ele é um imundo. Eles estão afirmando diante do povo uma declaração maligna que é uma inverdade e um absurdo.
Eles estão dizendo assim: Este homem é imundo, sujo, ele quebra as leis, toca em defunto, tem pacto com as trevas, ele faz tudo por Belzebu.
Isto é muito sério, vamos reflexionar isso, Hernandes Dias Lopes diz:
1.     Dizer que Jesus expulsava demônios em nome desse monstro horrível era de fato um pecado imperdoável contra o Espírito Santo.
2.     A encarnação do Deus  ( o verbo divino) que visa redimir seu povo, tornou-se a encarnação do maligno? (Então Jesus não seria o Cristo mas o Anticristo)
3.     Transformam Jesus num diabo que faz o bem, num diabo ainda mais ardiloso, e perigoso, porque este diabo traz benefícios para o povo.
1º - A luta de Jesus não era fácil, mas ele nunca desistiu
Já não bastava a luta contra os demônios
1.     Seus familiares eram contra ele
2.     Os escribas eram contra ele porque a luz de Jesus começou a brilhar mais que a deles
3.     A cobra e o vaga-lume : Faço parte da sua cadeia alimentar ; te fiz algum mal ; porque você quer me comer ? Por que não suporto ver você brilhar
“Os seus piores inimigos estavam na sua casa e na sua nação” (Muitas vezes estão ao nosso lado)
2º - Jesus sempre tem a resposta para todas as coisas
Jesus responde a acusação dos fariseus, usando alguns argumentos:
1.     A acusação é absurda, sem lógica, sem base e sem fundamento.

(Mateus 12:25) - Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. (Mateus 12:26) - E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino?

(Marcos 3:23) - E, chamando-os a si, disse-lhes por parábolas: Como pode Satanás expulsar Satanás?
(Marcos 3:24) - E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; (Marcos 3:25) - E, se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir. (Marcos 3:26) - E, se Satanás se levantar contra si mesmo, e for dividido, não pode subsistir; antes tem fim.

(Lucas 11:17) - Mas, conhecendo ele os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá. (Lucas 11:18) - E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu.

Satanás estaria se opondo a Satanás? Satanás estaria destruindo a sua própria obra? Estaria ele sendo suicida? Estaria derrubando o seu próprio império?

John Charles Ryle diz que não há poder onde há divisão.

William Hendriksen argumenta: Se o que os escribas diziam era verdade, o dominador estaria destruindo o seu próprio domínio; o príncipe, o seu próprio principado.

Nenhum reino, cidade ou família dividida se mantém. “Nosso sucesso esta na unidade mesmo em meio a toda a diversidade.”

2.     A acusação é contraditória

Mateus 12:27) - E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam então vossos filhos? Portanto, eles mesmos serão os vossos juízes.

(Lucas 11:19) - E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Eles, pois, serão os vossos juízes.

Os filhos dos fariseus, seus descendentes também exorcizavam , EXPULSAVAM DEMÔNIOS

(Mateus 7:22) - Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

Então, se Satanás impulsiona Jesus para fazer a mesma obra, quem impulsiona seus filhos? Então seus filhos seriam seus juízes.

3.     A acusação obscurece a verdadeira autoridade real

(Lucas 11:20) - Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente (a vós é chegado o reino de Deus.)

(Mateus 12:28) - Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, (logo é chegado a vós o reino de Deus.)

1.     O reino de satanás agora se fragmentou porque o reino de Deus chegou
2.     As forças dos demônios vão começar a parar, e diminuir. Por que ? o reino de Deus chegou
3.     A salvação agora é para todos . Por que ? o reino de Deus chegou

(Mateus 6:9) - Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
(Mateus 6:10) – ( Venha o teu reino ), seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

O Reino de Deus já chegou. Vai alargar suas fronteiras, ele vai crescer . Os cegos, os doentes, os possessos são libertos, a verdade é pregada, vidas são transformadas e libertas.

Em vez de opor-se ou combater o Reino os homens tem que fazer parte dele. Você já faz parte deste reino?

O reino de Deus já esta entre nós por intermédio de Jesus Cristo nosso Senhor.

O reino de Deus esta na sua casa, na sua vida e dentro de você.

Aleluia! Jesus veio para desfazer as obras do diabo e trazer paz aos homens através da manifestação viva do reino de Deus na terra.

@ezequielbarbosa


Comentários

Postagens mais visitadas